O que será do Flamengo sem o técnico Jorge Jesus? A cúpula rubro-negra está contatos constantes para definir qual será o novo treinador para dar a sequência ao trabalho do Mister e manter o clube em ‘outro patamar’ em relação aos concorrentes do futebol sul-americano. Agora, a pergunta que fica é: ‘quem são as opções livres no mercado?’.
É quase certo apontar que o novo comandante do Mengão não será um brasileiro. Há o entendimento de que os nomes estrangeiros, como Jesus, estão mais ‘atualizados’ e podem manter o Flamengo como uma referência dentro e fora de campo.
Pensando em ajudar o Mengão, o portal ‘#Rubro-Negro’ levantou os nomes de treinadores do primeiro escalação que estão disponíveis para negociar de imediato sem a necessidade de pagamento de multa para liberá-los de seus clubes.
Leonardo Jardim
Principal nome indicado como favorito a vaga de Jorge Jesus, Jardim está sem clube desde a demissão do Monaco no fim de 2019.
Seu grande feito foi fazer o Monaco derrubar o poderoso PSG na briga pelo título francês da temporada de 2016/2017 e chegar às semifinais da Liga dos Campeões deixando para trás o Manchester City de Pep Guardiola.
Marco Silva
Sem clube desde a saída do Everton, em dezembro do ano passado, Marco Silva tem tido o nome apontado como alvo do Flamengo desde quando surgiram boatos de que Jesus poderia retornar ao Benfica.
O treinador português é visto no mercado como técnico bom de grupo e estilo de jogo agressivo. Ele possui os títulos de campeão da Taça de Portugal pelo Sporting, em 2014/2015 e campeão grego pelo Olympiacos, em 2015/2016, como seus maiores feitos.
Mauricio Pochettino
Demitido do Tottenham após cinco temporadas intensas de crescimento com os Spurs, Pochettino é apontado como nome ideal até para a seleção da Argentina, mas se mantém na Inglaterra com a meta a fisgar um espaço em algum gigante para seguir na Premier League.
Além de ajudar o clube de Londres a entrar na elite do futebol inglês, o técnico argentino levou os Spurs ao vice-campeonato da Liga dos Campeões 2018/2019.
Massimiliano Allegri
Campeão de seis das últimas 10 edições do Campeonato Italiano, o treinador deixou a Juventus em 2019 por não conseguir fazer o clube chegar ao título da Liga dos Campeões – bateu na trave em 2014/2015 e 2016/2017.
Seu nome tem sido especulado em clubes de Espanha, Inglaterra e Itália para a temporada de 2020/2021 e não deve permanecer por mais tempo desempregado.
Unai Emery
Conhecido por ser especialista em títulos da Liga Europa, o comandante espanhol não viveu uma boa temporada 2019/2020 pelo Arsenal, da Inglaterra, e foi demitido.
Seu nome, inclusive, era cogitado no Benfica, de Portugal, caso Jorge Jesus não deixasse o Flamengo.
Arsène Wenger
O técnico francês fez história ao comandante o Arsenal por 22 temporadas ininterruptas e havia decidiu se aposentar dos gramados em abril de 2018.
Entretanto, um ano e meio após o sumiço do futebol, Wenger anunciou estar aberto a novas propostas para voltar a trabalhar e aguarda ofertas para analisar se voltará ao posto de treinador ou diretor de futebol.
Luciano Spaletti
O italiano está sem clube após ter passagem apagada pela Inter de Milão – levou o clube a modesta quarto lugar no Campeonato Italiano dos anos de 2017/2018 e 2018/2019.
O comandante coleciona passagens marcantes e com títulos por Roma, da Itália, e Zenit, da Rússia.
Alejandro Sabella
Responsável por levar a Argentina ao vice-campeonato mundial de 2014, Sabella ficou sumido do cenário da bola nos últimos anos devido a batalha contra problemas de saúde (cardíacos e câncer na laringe).
Ele, atualmente, espera nova chance para voltar à beira dos gramados.
Ernesto Valverde
Demitido do Barcelona em janeiro passado, Valverde precisou passar por uma mudança de filosofia de futebol ao ter de se enquadrar ao padrão “Messi e Suárez”.
O treinador levou o clube catalão as conquistas de duas edições do Campeonato Espanhol (2017/2018) e (2018/2019), Copa do Rei (2017/2018) e Supercopa da Espanha (2018).
Retirado de: Hashtag Rubro-Negro