O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) decidiu investigar a parceria máster entre Flamengo e Banco de Brasília – BRB, anunciada em 19 de junho com valor mínimo de R$ 32 milhões por ano. A Corte apura suspeita de violação dos princípios constitucionais da administração pública, já que o banco tem como principal acionista o Governo do Distrito Federal.
Nesta segunda, o BRB informou ao ‘Globo Esporte’ que recebeu o primeiro pedido de prestação de esclarecimentos quanto à parceria. No início de julho, o Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) pediu que a parceria fosse investigada. O MPC afirma ter recebido denúncias anônimas de possível “violação ao princípio da impessoalidade, da isonomia e, também, do interesse público” no acordo entre o banco e o clube carioca.
Entre os argumentos do documento encaminhado ao TCDF, está a relação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com o Flamengo. Assumidamente rubro-negro, Ibaneis já foi, inclusive, chefe de delegação do clube durante uma das partidas fora de casa na campanha do título da Libertadores do ano passado.
Como partiu de denúncia anônima, o regimento interno do Tribunal de Contas determina que o processo corra em sigilo. Por isso, não é possível saber o conteúdo da investigação ou se a Corte acatou por completo ou apenas em parte a denúncia do MPC.
O BRB tem 15 dias para entregar toda a documentação solicitada. Em nota, o banco disse que “considera importante prestar os esclarecimentos, que possibilitarão ao órgão ter a compreensão do escopo da parceria negocial e os benefícios gerados ao BRB a partir da criação de um banco digital”.
Em contato com a reportagem do ‘Globo Esporte’, o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, disse acreditar que o contrato respeita todos os princípios da administração pública e da privada. O dirigente ressaltou o caráter de parceria do acerto.
— Em princípio, vale dizer que é um contrato diferente de um simples patrocínio porque é uma parceria de negócio com otimização de ambas as marcas e repartição dos resultados. Em segundo lugar, o Flamengo é um clube único, o maior do país e atualmente o mais vitorioso. Não há como fazer uma licitação num caso desses. Pela especialização e dimensão do clube é impossível equiparar a outro clube. Do ponto de vista privado (e do público também), a parceria já nasceu sendo um sucesso, como pode ser visto pela valorização das ações no mercado de capitais. Acho que essa investigação será arquivada de plano – disse Dunshee.
Flamengo e BRB fecharam no meio de junho uma parceria de três anos. O contrato estabelece um valor mínimo garantido por ano de RS 32 milhões ao Flamengo pelo direito de exclusividade de exploração dos negócios previstos no acordo envolvendo torcedores, imagem e negócios corporativos com o clube.
Na coletiva de apresentação do novo parceiro, no entanto, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse que espera lucrar pelo menos R$ 50 milhões por ano com o negócio.
O banco estampa a posição de patrocinador máster na camisa rubro-negra e tem direito exclusivo de pagamento da folha salarial do clube. Em contrapartida, o Flamengo possui participação nos resultados alcançados com a comercialização de produtos e serviços.
— A parceria com o Flamengo, time com marca de força global, vai permitir ao BRB diversificar seus negócios, expandir sua base de clientes e ampliar a atuação nacional tanto na forma de presença física quanto digital – disse em junho o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Retirado de: Globo Esporte
Lucas Moura destaca superação após eliminação na Libertadores e busca por mais títulos no São…
O Corinthians vai fazer uma proposta para adquirir os direitos econômicos do goleiro Hugo Souza…
Santos terá 11 Meninos da Vila no elenco para o último jogo da temporada contra…
Gaviões da Fiel critica processo de impeachment no Corinthians e convoca torcedores para mobilização O…
A equipe da Portuguesa terá o seu calendário cheio no ano de 2025. Isso porque…
A tensão antes de uma final de Libertadores não é novidade, mas a confusão entre…
View Comments
Enquanto isso aquele juiz recebeu uma bolada pra barrar o impeachment do governador Wilson Witzel na Alerj e ninguém investiga nada
Os caras não deixam o Flamengo em paz.
A Globo está falando e não se entrega.
É mais que evidente que a globo está por trás disso é o nome disso é: RETALIAÇÃO.
Não vão achar Nada o Flamengo é um clube transparente e com suas contas abertas , Nada a esconder , O que mais me deixa feliz é saber que em 2024 a maldita globo terá que sentar pra negociar o Brasileirão desse ano pois o contrato do mengão com a emissora do mal vai acabar kkkkk. A globo num futuro bem próximo estará falida . Existe um Deus e ele é Rubro Negro ..
Também acho que é esse lixo, a hora deles vai chegar
#globolixo estar por de trás disso. Aceita que dói menos #globolixo
So tinha de ser essa globo lixo msm
A investigação também tem que levar em conta o quanto o BRB já se valorizou após essa parceria. Isso consequentemente gerou dividendos aos sócios entre ele o estado que eacionista
Deixei no globo.com,
Flamengo com sua plataforma digital, vai arrecadar em 4 jogos mais que o patrocínio anual, isso é pq o governador não é unanimidade em Brasília e querem colocar em xeque o patrocínio. Tinha americanas e Amazon querendo, manda esse tcdf investigar as contas dos outros ex governadores, vão achar muita coisa, inclusive funcionários do tc envolvidos.
Uma caixa de diálogo mostrando um link permanente para o comentário
A GLOBO e a invejosa imprensa paulista estão fazendo de tudo pra frear o crescimento do Mengão!!
Cara essa diretoria deveria ficar esperta com tudo que vem acontecendo pois pode ser muito prejudicial para o clube vamos esperar cenas dos próximos capítulos
Os caras parecem que lêem o título esquece de ler a matéria, não tem nada falando do Fla e sim relacionado ao banco e seu acionista majoritário
QUEREM DESESTRUTURAR O MENGÃO, MAIS NÃO VÃO CONSEGUIR. PÔS UM CLUBE NA DIMENSÃO DO FLAMENGO E HOJE COM TODA ESTRUTURA QUE O CLUBE TEM INCOMODA MUITA GENTE.
Inveja, insatisfação, rancor, ira, são os motivos que norteiam a denuncia anônima, ( apócrifa ) contra uma parceria entre o maior clube de futebol das Américas, e um banco, cujo interesse maior é a associação de imagens para a geracao de lucros futuros.
Verdade
Só que tem política envolvida pois é nada mais que o governador do estado isso se ele for envolvido desvios de rendas pode respingar no clube