Um lema popular no futebol diz que a bola não entra por acaso. No Flamengo não é diferente. Antes de a bola balançar as redes, cada movimentado é observado, calculado, e apresentado em um relatório. Elogiado por Jorge Jesus, o setor de análise de desempenho ganhou investimento e espaço dentro do Rubro-Negro, tanto que foi um dos primeiros a ser acionado por Jordi Gris, um dos membros da comissão técnica de Domènec Torrent.
— O analista de desempenho tem como especialidade analisar e interpretar os comportamentos das equipes em partidas e treinos, apresentando por meio de vídeos e relatórios. A gente visa atender três pilares estabelecidos na metodologia do clube: comissão técnica, diretoria e instituição. As necessidades são revistas e atualizadas, se necessário, a cada início de temporada, buscando oferecer um suporte cada vez mais eficiente para tomadas de decisão — explica Wellington Sales, coordenador da análise de desempenho do Flamengo.
Atualmente, o departamento é constituído por três profissionais. Além de Sales, estão presentes os analistas Carlos Eduardo Furtado e Eduardo Coimbra. Vale destacar que eles são focados apenas em análise de desempenho, já que em alguns outros clubes os colaboradores acumulam a função de analista de mercado.
Por exemplo, o coordenador Sales tem a responsabilidade de criar, desenvolver e controlar a metodologia que será implementada do profissional até as categorias de base. Isso vai das funções de cada profissional do departamento até a confecção de projetos, relatórios qualitativos e apresentações para comissão e jogadores. O sucesso do Flamengo em 2019 e 2020 passa muito por eles.
O Flamengo conta com um dos aparatos tecnológicos mais evoluídos para o setor, no nível dos grandes clubes do futebol mundial. Sales destaca o sistema ‘Hudl Replay’, que apenas o Rubro-Negro e o Corinthians usam no Brasil, que permite a captura e envio de informações em tempo real para o auxiliar no banco de reservas.
Usado para edição de imagens, o software Piero só é usado pelo Flamengo no Brasil. É utilizado por grandes clubes da Premier League, na MLS, NFL, NBA, MLB, e por aí vai. Em quantidade de licenças das ferramentas, o Flamengo também é um dos clubes que mais potencializa a capacidade de produção de conteúdo.
— Isso otimiza o tempo disponível para aproveitarmos as informações geradas e potencializa a qualidade da preparação. Então, quando uma nova comissão chega e percebe que não precisará começar do zero, que temos estrutura e modos operacionais e estratégicos bem definidos, facilita pra todo mundo — explica Sales.
Internamente, a análise de desempenho foi bastante elogiada pelo técnico Jorge Jesus, que deixou o clube para comandar o Benfica, de Portugal. Mas a relação foi uma via de mão dupla. Tanto o português aprendeu com o setor, quanto os profissionais rubro-negros desenvolveram novas habilidades com o Mister.
— A experiência foi muito positiva, com ótima interação técnica e pessoal, o que acelerou o processo de adaptação. Para o clube foi muito bom pelo intercâmbio de ideias e comprovar que as estruturas física e humana oferecidas são capazes de integrar o clube às comissões que chegam. Acaba sendo um grande aprendizado para os profissionais que estão aqui e os que vêm de fora — conta o coordenador.
Para o decorrer da temporada, a comissão técnica será trocada. Saem sete portugueses, chegam quatro espanhóis liderados por Domènec Torrent. Porém, a alteração não trará problemas, já que o setor é um dos responsáveis por facilitar esta nova dinâmica no clube. Tanto que Jordi Gris, o analista de desempenho da comissão catalã, já teve um primeiro contato com os softwares.
— Com certeza a experiência recente com o Jorge Jesus contribuirá, pela vivência de uma dinâmica que trabalha em prol de uma ideia de jogo definida e consolidada, desenvolvendo processos que auxiliem na aplicação e controle do jogar e preparação de adversários. Já tive um primeiro contato com o analista do novo treinador para deixá-lo ciente de alguns softwares que utilizamos e alinhar outros detalhes. Comissão que irá chegar pode esperar um Flamengo preparado para o que vem pela frente — conta Sales.
Retirado de: Extra
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Corinthians se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
View Comments
É por isso que somos um clube vencedor como somos pois estamos em outro Patamar. Essa diretoria está de parabéns pois elevou o nível do clube em estrutura que não perde nada para os grandes europeus.