Destaques

Análise: Dome coloca “elefante no quarto”, e Flamengo se perde diante do Atlético-GO

“Vamos respeitar muito o trabalho feito pelos jogadores e mudar pouco a pouco. Não vamos ser como um elefante entrando em um quarto pequeno”. O discurso da primeira entrevista coletiva não foi colocado em prática, e Domènec Torrent viu o elefante implodir na derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO o futebol que o torcedor se acostumou a ver no Flamengo.

A vitória do time recém-promovido à Série A sobre o melhor campeão da história dos pontos corridos não foi obra do acaso. O Atlético-GO atropelou o Flamengo desde o primeiro minuto e não é exagero dizer que o placar ficou barato. Para justificar a escolha por Gustavo Henrique e Vitinho nos lugares de Rafinha e Arrascaeta, Dome disse que não mudou tanto no esquema tático de Jorge Jesus. Falou em 4-3-3, 4-2-3-1 e outros números, mas esqueceu de contar a quantidade de jogadores que mudou de posição.

Rodrigo Caio na lateral direita, Vitinho e Bruno Henrique abertos nas pontas com um Gabigol isolado no meio, Everton Ribeiro centralizado e a dupla Arão e Gerson sem a sincronia habitual. Os primeiros 45 minutos da noite de quarta-feira no estádio Olímpico de Goiânia foram um desastre total. O Atlético-GO sequer fez muita força para finalizar oito vezes, marcar três gols (um anulado pelo VAR) e praticamente sequer sofrer sustos contra um Flamengo que corria e marcava errado.

Não demorou muito para Vagner Mancini perceber o latifúndio no lado direito da defesa carioca e forçar o jogo por ali. Aos 30 minutos, o 2 a 0 no placar representavam menos de 50% de eficiência nas oportunidades criadas pelo Dragão diante de um Rodrigo Caio exposto e extenuado na tentativa de resolver os problemas defensivos. Por mais que seja quem mais apareça nos lance mais perigosos, ele esteve longe de ser o zagueiro a ter a pior atuação.

Fora de posição, Rodrigo corria de um lado para o outro não somente para defender como lateral, mas também para fechar buracos de Gustavo Henrique e Léo Pereira, que se aproximam de setembro longe de curar a saudade do torcedor por Pablo Marí.

Ofensivamente, o Flamengo envolvente e móvel não existiu. Ribeiro, Vitinho, Bruno Henrique e Gabriel lotearam pedaços de campo e pareciam precisar de um telefone celular para se comunicar tamanho distanciamento. Enfim, 45 minutos desastrosos do Flamengo.

A troca de posicionamento da reta final do primeiro tempo surtiu efeito com a mudança de peças na volta do intervalo. Rafinha e Pedro substituíram Gustavo Henrique e Vitinho, e o Flamengo se aproximou de sua “realidade” recente. Com posse de bola e presença no campo ofensivo, criou oportunidades, mas Gabigol não vivia boa noite e acumulou pela primeira vez no clube o sexto jogo sem ir às redes.

A melhora significava também uma maior exposição defensiva (se é que era possível após o péssimo primeiro tempo). E o Atlético-GO passou a jogar com inteligência. Até que Gustavo Ferrareis gingou na frente de Rodrigo Caio e acertou o ângulo de Diego Alves para sepultar qualquer chance de reação.

Do “pouco a pouco” até as muitas mudanças de peças e, principalmente, de posicionamento, o Flamengo precisou de apenas duas partidas para viver com Domènec uma realidade que não estava acostumado. A última vez que o time perdeu duas partidas consecutivas foi em setembro de 2018, para Ceará, no Maracanã, e Inter, no Beira-Rio.

Retirado de: Globo Esporte

Equipe Gávea News

View Comments

  • Bruno Henrique não é jogador para ficar grudado na linha lateral! Nem Gabigol enfiado dentro da área! Quer todo mundo estático, vai jogar Totó, Dome! Tava na cara. Essa zaga é uma piada! Rodrigo Caio não é lateral. Tá tudo arreganhado! Esse catalão é um brincalhão! – disparou.

    PUBLICIDADE
    👆 Tá rolando e é pura verdade.
    Pareceu o Abel Braga colocando o Arrascaeta no banco.
    E outra coisa , acho que mesmo assim o Abel faria melhor.

    São Luís-MA

  • Se liga dominec sua batata da saindo se perder mais uma vc tá mais aumenos enrolado abra seus olhos nunca vir o flamengo jogar mau e os jogadores tds nervosos e sem sintonia aí dome vc quer que a torcida e jornalistas aceite isso se vc ver que não da conta do recado rasga seu contrato e vai enbora esse time e vencedor vc entendeu o recado vc encheu td errado.

  • A diretoria precisa cobrar do treinador aquilo que ele se comprometeu a fazer que era mudar aos poucos. O cara com 2 jogos mudou tanta coisa que nem sei como isso influenciará os jogadores e diretoria no restante da temporada. Acho que ele entende sim de futebol, mas veio cheio de arrogância e prepotência sendo colocado em um pedestal somente por ter sido auxiliar do Guardiola. Ele tem que ser humilde e voltar a jogar da forma que o Mister montou a equipe, pois estava sendo campeão de tudo. Se ele não tiver humildade e reconhecer que errou, o final será trágico. O que era pra ser somente uma manutenção está uma destruição.

  • O q o Flamengo precisa é de Sampaoli ,olha o q o cara tá fazendo no Atlético time morto daqueles, nao precisavam ter ido na Europa buscar técnico, sendo q p estilo de jogo q o mengo precisava estava ao lado, agora vamos ver o Atlético fazendo o que o Flamengo fazia com os time q pegava.

    • O cara quer reinventar a roda. Aí fica difícil. É muita prepotência querer implantar um novo estilo de jogo a um time que já era acostumado a jogar de determinada maneira e que ganhou quase tudo que disputou em 1 ano de trabalho. Não é assim. Mudanças tem que acontecer no que se precisa. No que está dando certo não se mexe. O que eu vi ontem foi o inverso do Flamengo que estávamos acostumados a ver. Um time apático, não marcava sobre pressão, o time totalmente desordenado e os jogadores isolados em cada posição. A defesa totalmente desnorteada. Ele ainda me inventa de colocar Rodrigo Caio na lateral e não consertou seu erro. Tirou o cérebro do time e botou no banco. Depois colocou o Arrascaeta mas tirou Everton Ribeiro. Um verdadeiro show de horrores.

  • Na boa, o que acabou com o Flamengo foi a Pandemia! Afetou o time que estava ganhando tudo. Não venham dizer que afeta todos os times porque isso não é verdade. Times que não ganhavam nada e não estavam abalados, continuam do mesmo jeito. O prejudicado no Brasil foi o Flamengo. Com essa bosta de Pandemia, tirou até o nosso técnico JJ.
    Agora com esse novo técnico... Eu não concordo em um time como o Flamengo contratar técnico desempregado e sem currículo. Só porque ficava perto de Guardiola? Tem que tirar o melhor que ta dando certo. Como o Benfica fez.

    Mas a verdade é que essa Pandemia travou nosso time. Ainda com JJ o time quase perdia o carioca pro Fluminense.

    É isso.

  • Compararam o Dome ao Abel. Sei não. Tirar o Arrasca e colocar o Vitinho, sacar o Rafinha pra deslocar o Rodrigo Caio pra lateral...
    ...Acho que o Abel é melhor que esse cara.

  • 1 semana de treino, 2 jogos. Já querem tirar o técnico. Vixe! Ficaram mal acostumados com o JJ e com as vitórias constantes. Ano Novo, Comissão Técnica Nova, torcida antiga! A culpa de tudo isso é do JJ. De mais ninguém. Lembra? "Você é responsável pelo que cativa".

  • Gostaria de fazer um apelo as líderes de torcida do Rio que peçam uma reunião com os dirigentes e a comissão técnica e façam uma cobrança. Essa é a forma correta. Pra mostrar que o maior patrimônio do flamengo não é a Diretoria. Não são os jogadores. E nem o técnico. O maior patrimônio é a torcida. O jeito do flamengo jogar já foi definido e o técnico que vier tem que respeitar isso. O Barcelona tem o seu jeito de jogar e a própria diretoria não negocia isso. Vamos fazer os caras entenderem isso.

Recent Posts

A declaração de Savarino após o jogo contra o São Paulo

O Botafogo foi completamente dominante contra o São Paulo na partida de ontem (18) no…

9 minutos ago

Ex-técnico do Flamengo manda recado para Tite sobre Gabigol

Ex-técnico do Flamengo manda recado para Tite sobre Gabigol

24 minutos ago

A declaração de Bellingham direcionada a Rodrygo

Um elenco recheado de grandes craques e difícil realmente montar um titular e reserva e…

24 minutos ago

Ele deixou o Corinthians agora está brilhando no exterior

Um ex-jogador do Corinthians, bastante contestado por suas atuações enquanto vestia as cores da equipe…

39 minutos ago

Léo Duarte manda recado para a torcida do Flamengo sobre Gabigol

Léo Duarte manda recado para a torcida do Flamengo sobre Gabigol

54 minutos ago

Árbitro revela que não expulsou Messi para receber presente do atacante

Já no fim de sua carreira, atuando pela equipe do Inter Miami dos Estados Unidos,…

54 minutos ago