Destaques

Análise: Dome coloca “elefante no quarto”, e Flamengo se perde diante do Atlético-GO

“Vamos respeitar muito o trabalho feito pelos jogadores e mudar pouco a pouco. Não vamos ser como um elefante entrando em um quarto pequeno”. O discurso da primeira entrevista coletiva não foi colocado em prática, e Domènec Torrent viu o elefante implodir na derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO o futebol que o torcedor se acostumou a ver no Flamengo.

A vitória do time recém-promovido à Série A sobre o melhor campeão da história dos pontos corridos não foi obra do acaso. O Atlético-GO atropelou o Flamengo desde o primeiro minuto e não é exagero dizer que o placar ficou barato. Para justificar a escolha por Gustavo Henrique e Vitinho nos lugares de Rafinha e Arrascaeta, Dome disse que não mudou tanto no esquema tático de Jorge Jesus. Falou em 4-3-3, 4-2-3-1 e outros números, mas esqueceu de contar a quantidade de jogadores que mudou de posição.

Rodrigo Caio na lateral direita, Vitinho e Bruno Henrique abertos nas pontas com um Gabigol isolado no meio, Everton Ribeiro centralizado e a dupla Arão e Gerson sem a sincronia habitual. Os primeiros 45 minutos da noite de quarta-feira no estádio Olímpico de Goiânia foram um desastre total. O Atlético-GO sequer fez muita força para finalizar oito vezes, marcar três gols (um anulado pelo VAR) e praticamente sequer sofrer sustos contra um Flamengo que corria e marcava errado.

Não demorou muito para Vagner Mancini perceber o latifúndio no lado direito da defesa carioca e forçar o jogo por ali. Aos 30 minutos, o 2 a 0 no placar representavam menos de 50% de eficiência nas oportunidades criadas pelo Dragão diante de um Rodrigo Caio exposto e extenuado na tentativa de resolver os problemas defensivos. Por mais que seja quem mais apareça nos lance mais perigosos, ele esteve longe de ser o zagueiro a ter a pior atuação.

Fora de posição, Rodrigo corria de um lado para o outro não somente para defender como lateral, mas também para fechar buracos de Gustavo Henrique e Léo Pereira, que se aproximam de setembro longe de curar a saudade do torcedor por Pablo Marí.

Ofensivamente, o Flamengo envolvente e móvel não existiu. Ribeiro, Vitinho, Bruno Henrique e Gabriel lotearam pedaços de campo e pareciam precisar de um telefone celular para se comunicar tamanho distanciamento. Enfim, 45 minutos desastrosos do Flamengo.

A troca de posicionamento da reta final do primeiro tempo surtiu efeito com a mudança de peças na volta do intervalo. Rafinha e Pedro substituíram Gustavo Henrique e Vitinho, e o Flamengo se aproximou de sua “realidade” recente. Com posse de bola e presença no campo ofensivo, criou oportunidades, mas Gabigol não vivia boa noite e acumulou pela primeira vez no clube o sexto jogo sem ir às redes.

A melhora significava também uma maior exposição defensiva (se é que era possível após o péssimo primeiro tempo). E o Atlético-GO passou a jogar com inteligência. Até que Gustavo Ferrareis gingou na frente de Rodrigo Caio e acertou o ângulo de Diego Alves para sepultar qualquer chance de reação.

Do “pouco a pouco” até as muitas mudanças de peças e, principalmente, de posicionamento, o Flamengo precisou de apenas duas partidas para viver com Domènec uma realidade que não estava acostumado. A última vez que o time perdeu duas partidas consecutivas foi em setembro de 2018, para Ceará, no Maracanã, e Inter, no Beira-Rio.

Retirado de: Globo Esporte

Equipe Gávea News

View Comments

  • Bruno Henrique não é jogador para ficar grudado na linha lateral! Nem Gabigol enfiado dentro da área! Quer todo mundo estático, vai jogar Totó, Dome! Tava na cara. Essa zaga é uma piada! Rodrigo Caio não é lateral. Tá tudo arreganhado! Esse catalão é um brincalhão! – disparou.

    PUBLICIDADE
    👆 Tá rolando e é pura verdade.
    Pareceu o Abel Braga colocando o Arrascaeta no banco.
    E outra coisa , acho que mesmo assim o Abel faria melhor.

    São Luís-MA

  • Se liga dominec sua batata da saindo se perder mais uma vc tá mais aumenos enrolado abra seus olhos nunca vir o flamengo jogar mau e os jogadores tds nervosos e sem sintonia aí dome vc quer que a torcida e jornalistas aceite isso se vc ver que não da conta do recado rasga seu contrato e vai enbora esse time e vencedor vc entendeu o recado vc encheu td errado.

  • A diretoria precisa cobrar do treinador aquilo que ele se comprometeu a fazer que era mudar aos poucos. O cara com 2 jogos mudou tanta coisa que nem sei como isso influenciará os jogadores e diretoria no restante da temporada. Acho que ele entende sim de futebol, mas veio cheio de arrogância e prepotência sendo colocado em um pedestal somente por ter sido auxiliar do Guardiola. Ele tem que ser humilde e voltar a jogar da forma que o Mister montou a equipe, pois estava sendo campeão de tudo. Se ele não tiver humildade e reconhecer que errou, o final será trágico. O que era pra ser somente uma manutenção está uma destruição.

  • O q o Flamengo precisa é de Sampaoli ,olha o q o cara tá fazendo no Atlético time morto daqueles, nao precisavam ter ido na Europa buscar técnico, sendo q p estilo de jogo q o mengo precisava estava ao lado, agora vamos ver o Atlético fazendo o que o Flamengo fazia com os time q pegava.

    • O cara quer reinventar a roda. Aí fica difícil. É muita prepotência querer implantar um novo estilo de jogo a um time que já era acostumado a jogar de determinada maneira e que ganhou quase tudo que disputou em 1 ano de trabalho. Não é assim. Mudanças tem que acontecer no que se precisa. No que está dando certo não se mexe. O que eu vi ontem foi o inverso do Flamengo que estávamos acostumados a ver. Um time apático, não marcava sobre pressão, o time totalmente desordenado e os jogadores isolados em cada posição. A defesa totalmente desnorteada. Ele ainda me inventa de colocar Rodrigo Caio na lateral e não consertou seu erro. Tirou o cérebro do time e botou no banco. Depois colocou o Arrascaeta mas tirou Everton Ribeiro. Um verdadeiro show de horrores.

  • Na boa, o que acabou com o Flamengo foi a Pandemia! Afetou o time que estava ganhando tudo. Não venham dizer que afeta todos os times porque isso não é verdade. Times que não ganhavam nada e não estavam abalados, continuam do mesmo jeito. O prejudicado no Brasil foi o Flamengo. Com essa bosta de Pandemia, tirou até o nosso técnico JJ.
    Agora com esse novo técnico... Eu não concordo em um time como o Flamengo contratar técnico desempregado e sem currículo. Só porque ficava perto de Guardiola? Tem que tirar o melhor que ta dando certo. Como o Benfica fez.

    Mas a verdade é que essa Pandemia travou nosso time. Ainda com JJ o time quase perdia o carioca pro Fluminense.

    É isso.

  • Compararam o Dome ao Abel. Sei não. Tirar o Arrasca e colocar o Vitinho, sacar o Rafinha pra deslocar o Rodrigo Caio pra lateral...
    ...Acho que o Abel é melhor que esse cara.

  • 1 semana de treino, 2 jogos. Já querem tirar o técnico. Vixe! Ficaram mal acostumados com o JJ e com as vitórias constantes. Ano Novo, Comissão Técnica Nova, torcida antiga! A culpa de tudo isso é do JJ. De mais ninguém. Lembra? "Você é responsável pelo que cativa".

  • Gostaria de fazer um apelo as líderes de torcida do Rio que peçam uma reunião com os dirigentes e a comissão técnica e façam uma cobrança. Essa é a forma correta. Pra mostrar que o maior patrimônio do flamengo não é a Diretoria. Não são os jogadores. E nem o técnico. O maior patrimônio é a torcida. O jeito do flamengo jogar já foi definido e o técnico que vier tem que respeitar isso. O Barcelona tem o seu jeito de jogar e a própria diretoria não negocia isso. Vamos fazer os caras entenderem isso.

Recent Posts

Recado de Arana, publicação de Rodrigo Mattos e desfalques do rival: as últimas notícias do Atlético-MG

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…

3 minutos ago

Desfalques confirmados, lei do ex e previsão de ídolo rival: as últimas notícias do Botafogo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do…

18 minutos ago

Demissão de Paiva, desfalque para o próximo jogo e nova emissora no Carioca: as últimas notícias do Vasco

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Vasco se concentram nos bastidores do…

23 minutos ago

Nota oficial sobre final, esperança em Cássio e problema para torcedores: as últimas notícias do Cruzeiro

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Cruzeiro se concentram nos bastidores do…

28 minutos ago

Declaração de Messi, recado de Rodri e joia do Santos no radar: as últimas notícias do Barcelona

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Barcelona se concentram nos bastidores do…

48 minutos ago

Saída de Galoppo, projeção de Ferreira e Lucas Moura na seleção : as últimas notícias do São Paulo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o São Paulo se concentram nos bastidores…

53 minutos ago