Flamengo

Após ganhar liminar, Rede Globo emite nota oficial sobre a transmissão do Brasileirão

A Rede Globo ganhou na segunda instância da Justiça do Rio de Janeiro a liminar que impede a Turner de transmitir jogos do Brasileiro de seus times. Na primeira instância, a decisão tinha sido favorável à empresa norte-americana que usava a MP do Mandante para transmitir jogos em casa dos times com os quais tem contrato. A decisão judicial é direcionada ao jogo entre Coritiba x Flamengo, no sábado, embora valha para todas as partidas.

A liminar foi dada pelo desembargador Maldonado de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Sua decisão afirma que concede a liminar para “impedir que as agravadas promovam ou autorizem a transmissão de TV Fechada” dos clubes que tenham contrato com a Globo. Segundo o texto, a decisão vale especialmente para a partida entre Flamengo x Coritiba, marcada para sábado, que seria a primeira transmitida pela Turner com a Lei do Mandante.

Na última segunda-feira a Justiça do Rio tinha negado a liminar à Globo e mantinha a permissão da Turner de passar jogos dos times com contrato com a Globo. A emissora carioca recorreu e conseguiu uma decisão favorável na segunda instância. Está prevista na decisão uma multa de R$ 1,5 milhão em caso de descumprimento. A Turner agora poderá tentar novo recurso na Justiça do Rio ou levar o caso para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Em sua decisão, o desembargador Maldonado de Carvalho referendou a tese da Globo de que a MP do Mandante não valeria para contratos já firmados: “Todavia, a matéria que desafia o exame específico do pedido de tutela recursal está diretamente relacionada com a vigência, ou não, dos contratos firmados antes do advento da MP 984/2020, salientando-se, por oportuno, que a mesma não positivou quaisquer regras de transição.

Ora, levando-se em consideração, o fato de que, no caso em exame, anteriormente à vigência da MP 984/2020 a Lei 9.615/98 garantia o direito transmissão exclusiva ao agravante, pacto que, como por ele próprio indicado, ainda se encontra em vigor, somente os contratos que foram firmados a partir de 18 de junho de 2020 – data em que entrou em vigor a MP 984/2020 – é que se encontram submetidos as novas regras.” E por isso, deu a liminar.

As disputas judiciais relacionadas às transmissões de televisão começaram quando o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou uma Medida Provisória dando só aos times mandantes o direito de revender direitos de transmissão. Com isso, houve uma disputa judicial entre Flamengo e Globo no caso do Carioca.

No Brasileiro, a Turner usou a MP do Mandante para escolher 13 jogos com times da Globo, número que foi reduzido para 11 posteriormente. Com isso, a Globo foi à Justiça para impedir as transmissões.

Logo depois, a Globo anunciou em nota a decisão da Justiça:

“O Tribunal de Justiça determinou que a Turner está impedida de exibir partidas de clubes da Série A do Brasileirão cujos direitos exclusivos pertencem à Globo. A decisão referendou o entendimento de que a Medida Provisória 984 não pode alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição. A posição da Globo já havia recebido declarações de apoio de clubes como Corinthians, Vasco, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Atlético- GO, Fluminense, Goiás, Sport e Botafogo. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

Equipe Gávea News

View Comments

  • Essa Justiça do rio é comprada a anos por essa emissora, isso ainda não mudou, pouca importância esse poder público judiciário dar ao povo, em nada eles dão voz para o povo que quer sair das amarras desse monopólio, poder se beneficiar com alguma coisa que é de direito dele... Mas esse capítulo só mostra que o nosso judiciário está preso ao poder econômico dessa emissora lixo, só quando a grande maioria da população e principalmente os torcedores acordarem e eliminar essa emissora de seus lares, e não aceitar comprar num lugar onde este lixo está ligado derrubaremos essa merda de tv lixo

  • O que ainda mantem essa globolixo no ar, são os comerciantes, recepções, lojas de departamentos, todas as salas de espera vc encontra a tv ligada nesse lixo. O dia que eles se conscientizarem ou o cliente começar a reclamar, ai a audiência vai à falência!

  • Essa Globo é um lixo, fica querendo monopolizar tudo e ganhar dinheiro do Governo que na verdade é o nosso dinheiro... O que esse lixo de emissora saber fazer, é colocar no ar as novelas ensinando como se faz maldade, como se mata, como de rouba, estimulando os jovens de hoje a irem para o caminho errado... Isso sim é preocupante!!!

  • "Dois pesos e duas medidas" ora se não vale para contratos firmados anteriores à MP, os da Turner me parecem também anteriores. Outra se a Turner não pode transmitir times que têm contrato com a Globo, o oposto deveria valer também, ou seja a globo não poderia transmitir a os da Turnês também..
    O que a globo quer me parece é institucionalizar o famigerado monopólio que já detém há décadas com o silêncio do poder público. E o torcedor tendo que se submeter a pagar $150 por mês pra assistir poucos jogos do campeonato. Nossa justiça é uma vergonha sempre contrário ao bem estar do povo!

  • Globolixo é uma bosta, só serve pra criar contendas com os outros essa porcaria. Seus dias estão contados, Deus é o senhor da justiça.

  • Primeiro, a Globo comprou briga com o PT (30%) do eleitorado. Depois, comprou briga com os bolsominions (mais 30% do eleitorado). Num terceiro momento, comprou outra briga, dessa vez com o Flamengo (40 milhões de torcedores). Na segunda-feira, começou mais uma briga, agora perseguindo os servidores públicos dos estados, municípios e União (10,2 milhões de brasileiros, sem contar seus dependentes diretos, tipo familiares, e indiretos, como empregados domésticos, bancos, financeiras, planos de saúde, comerciantes). É, Globo, tá podendo, heim?

Recent Posts

Lateral do Flamengo vai jogar em nova posição em 2025

O Flamengo corre o risco de ficar sem dois defensores ao fim do ano. Fabrício…

25 segundos ago

A declaração de Lucas Sasha após Fluminense x Fortaleza

Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o volante Lucas Sasha, do Fortaleza, lamentou o…

56 minutos ago

A declaração de Diego Alves sobre a provocação feita por Renato Gaúcho

Capitão da conquista da Libertadores de 2019, Diego Alves relembrou uma provocação que o treinador…

1 hora ago

Ex-goleiro do Flamengo, Diego Alves abre o coração em carta para a torcida

Capitão dos principais títulos recentes do Flamengo nos últimos anos, o ex-goleiro Diego Alves abriu…

1 hora ago

Ele foi recém-contratado por 168 milhões, e o clube já deseja negociá-lo

Douglas Luiz chegou à Juventus como uma grande aposta técnica, mas não conseguiu se firmar…

1 hora ago

TRE faz publicação direcionada ao Flamengo

TRT faz publicação sobre eleições do clube carioca Após seis anos à frente do Flamengo,…

1 hora ago