Atacante do Flamengo é liberado e viaja para Portugal

Lucas Silva em ação pelo Flamengo, no estádio do Maracanã (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo liberou o atacante Lucas Silva, fora dos planos da comissão técnica, para acertar transferência para o Paços de Ferreira. O clube, inclusive, disputa a primeira divisão em Portugal. De acordo com o jornal ‘O Dia’, ele viajou nesta quinta-feira.

Lucas Silva tinha contrato com o Flamengo até dezembro. Como não teria o vínculo renovado, a diretoria rubro-negra o liberou sem receber uma compensação financeira. Por outro lado, o clube conseguiu manter 30% dos direitos econômicos visando uma negociação no futuro.

À primeira vista, a saída já era esperada pelos representantes do atleta. Antes de liberar o atacante, o Flamengo negociou com o Gil Vicente, de Portugal. Além disso, foi sondado pelo Málaga, da Espanha, no começo da temporada. Ambas as tratativas, porém, não tiveram um desfecho positivo.

A Ponte Preta também mostrou grande interesse em ter Lucas Silva por empréstimo na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a proposta do clube paulista previa que o Flamengo arcasse com a metade dos salários do jogador. Por isso, a negociação não avançou.

Na atual temporada, a revelação rubro-negra disputou apenas quatro partidas pelo Flamengo. No ano passado, Lucas Silva foi promovido ao profissional por Abel Braga. O treinador incorporou o atleta ao elenco na disputa da Flórida Cup.

Ao todo, o atacante, de 22 anos, disputou 22 partidas e marcou dois gols pelo Flamengo. Além disso, ele integrou o elenco na conquista da Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca.

O técnico Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, o Pepa, foi mantido pelo presidente Paulo Meneses no comando do Paços de Ferreira na temporada 2020/2021. O treinador, inclusive, é fã declarado do futebol brasileiro.

À primeira vista, Lucas Silva será o 12º jogador brasileiro dos Castores na próxima época. Simão Bertelli, Bruno Telles, Bruno Santos, Marcelo, Jobson Maracás, Luiz Carlos, Denílson Júnior, Welithon e Uilton Silva são os outros jogadores brasileiros do elenco.

Vale lembrar que o Paços de Ferreira fez uma temporada modesta e esteve bem longe de obter classificação para uma competição europeia. O clube terminou na 13ª colocação da Liga NOS. O time terminou a competição 43 pontos atrás do Porto, que é o atual campeão português.

Retirado de: Torcedores