Os técnicos estrangeiros lideraram o campeonato brasileiro em 31 das 45 rodadas disputadas até agora entre 2019 e 2020. Seus times estiveram na primeira colocação em todas as últimas 24 no ano passado e das sete realizadas nesta temporada até aqui, ocuparam a primeira posição em quatro, sendo que nas outras três ficaram atrás de equipes comandadas por treinadores brasileiros apenas nos critérios de desempate.
O domínio dos profissionais nascidos em outros países começou quando o Santos de Jorge Sampaoli tirou a liderança do Palmeiras de Luiz Felipe Scolari na 12ª rodada do Brasileirão 2019. Ele manteve a ponta até a 15ª, já na 16ª o Flamengo de Jorge Jesus assumiu o posto mais alto da classificação e não o largou mais até a rodada derradeira, a 38ª, ficando com o título nacional. Os santistas, comandados pelo argentino, foram vice-campeões.
Neste ano, o Internacional de Eduardo Coudet está na primeira colocação há três rodadas e o Atlético Mineiro, para onde Sampaoli se transferiu neste ano, liderou por uma. Em duas o Athletico era o ponteiro e em uma o Vasco, mas colorados e Galo chegaram a apresentar a mesma pontuação, ficando atrás pelo saldo de gols ou número de tentos marcados. Hoje o par de times dirigidos por argentinos detêm as duas primeiras posições.
Quem liderou nas últimas 45 rodadas:
- Jorge Jesus (Flamengo) 23
- Luiz Felipe Scolari (Palmeiras) 8
- Jorge Sampaoli (Santos e Atlético-MG) 5
- Eduardo Coudet (Internacional) 3
- Dorival Júnior (Athletico) 2
- Rodrigo Santana (Atlético-MG) 1
- Enderson Moreira (Ceará) 1
- Cuca (São Paulo) 1
- Ramon Menezes (Vasco) 1
Retirado de: Blog do Mauro Cezar Pereira