Melhor visitante do Brasileiro, com nove dos 11 pontos conquistados fora de casa, o Flamengo volta a jogar no Maracanã amanhã, contra o Fortaleza. Será o reencontro com um dos seus adversários na tentativa de apresentar um futebol ainda mais bonito do que contra o Bahia: o gramado do seu estádio.
Segundo relatos de jogadores e da comissão técnica apurados pelo ‘O Globo’, o fato de não ter vencido em casa, onde conseguiu apenas dois empates e uma derrota, passa pela má qualidade do piso. Para ser exato, o sentimento no vestiário rubro-negro é de inconformismo pelo palco não proporcionar a velocidade de jogo requerida pela equipe.
“Pior gramado do Brasil, disparado. Jogo fica mais lento, não é desculpa”, contou uma fonte do clube à reportagem.
Não à toa a empresa que gerencia o Maracanã, representando tanto Flamengo como Fluminense, vai colocar em prática um novo cronograma de manutenção ao longo de 11 dias sem jogos no mês de setembro, entre 16 e 27. É a única brecha possível este ano.
— Existe um estudo para mais uma troca. A gente já trocou a área norte, pegando a grande área. E vamos aproveitar a janela de 11 dias para avançar mais um pouco — explicou o CEO do Maracanã, Severiano Braga.
No longo prazo, há estudos para que o gramado do Maracanã seja híbrido, com grama natural e sintética. Mas o processo de troca pode levar até 50 dias, e está descartado neste momento.
— É uma possibilidade para frente — confirma Braga.
No período de duas rodadas em que o Flamengo esteve ausente do Maracanã, desde o clássico com o Botafogo, no último dia 23, o Fluminense atuou no palco. Houve relatos do clube à empresa que gere o estádio de melhorias depois da troca realizada após o Estadual.
O próximo passo será trocar parte do setor sul, que normalmente recebe mais sol. A avaliação na hora da reforma vai definir se haverá reposição até o meio-campo.
A empresa que faz a manutenção é a Greenleaf, que não explicou os motivos para tanta reclamação. Internamente, as justificativas para o Maracanã ter voltado depois de meses sem utilização com o gramado ruim é o clima. Na área norte, de março a setembro não pega sol. Já na parte sul, quase o tempo todo, o que leva a reação mais rápida à manutenção. Os especialistas precisam analisar a raiz da grama, se a folha está abrindo, se o gramado como um todo está acolchoado ou duro. Mesmo que aparentemente esteja regular, o que vale é como a bola rola para os jogadores.
No caso da grama híbrida, primeiro é preciso plantar a natural por placas, sem o rolo maior. Depois que fica maduro e compacto, a máquina costura o gramado sintético todo por cima. Para o CEO Severiano Braga, a qualidade do palco poderia estar melhor, mas a tendência é que a menor diferença de temperatura afete menos a grama daqui em diante.
— A área que fizemos o plantio há um mês está excelente, reagindo muito bem. Quando vamos medir os dois lados, vemos que está dando resultado, e a próxima troca, se repetir o procedimento, vai dar certo — acredita o executivo.
Nos últimos 20 dias, o Maracanã recebeu sete partidas. Menos de três dias de intervalo para o próximo jogo. A data prevista para que a nova troca da grama aconteça está inserida entre a participação do Fluminense pela Copa do Brasil, prevista para dia 16, contra o Atlético-GO, e o próximo jogo do clube pelo Brasileiro, dia 27, contra o Coritiba.
A última partida do Flamengo antes desse período é pela nona rodada do Brasileiro, justamente no clássico contra o Fluminense, dia 9. O Tricolor ainda terá o compromisso diante do Corinthians no estádio, pela mesma competição, na rodada seguinte, dia 13. Além disso, o jogo pela décima primeira rodada, entre Flamengo e Goiás, foi adiado de 20 de setembro para 13 de outubro. No mês de outubro, haverá jogos todas as quartas e domingos.
Retirado de: O Globo
A Conmebol parabenizou o Flamengo pelo título da Copa Libertadores da América neste sábado (23/11),…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Grêmio se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Fortaleza se concentram nos bastidores do…
O Botafogo recebeu uma proposta considerável pelo seu atacante Igor Jesus, e a oferta tem…
O ex-jogador Diego Souza causou alvoroço ao revelar sua torcida na reta final do Brasileirão…
Gabriel Milito rasga elogios ao time carioca Gabriel Milito, treinador do Atlético-MG, teceu elogios ao…
View Comments
A merda é que para o Flamengo comprar o Maracanã, um estádio histórico, que pode apresentar logo logo problemas estruturais, vai criar uma dívida absurda com a compra, é depois com reformas que se farão necessárias. O dinheiro que o clube teria que desembolsar poderia perfeitamente construir uma arena novinha, de nível europeu. Ôto 🐾🌊
SRN
OQ FALTA É ESSE DIRETORIA CRIAR VERGONHA E TIRAR ESSA PARCERIA D MERDA COM AS FLORES E TD SE RESOLVE ATÉ PQ QUEM PAGA TD É O FLA !!
Em Volta Redonda o gramado está melhor. Transfere os jogos pra lá.
Se não me engano é a mesma empresa que gere os gramados da Gávea, Ninho e Maracanã, inclusive usando a mesma grama. Então tá na cara que temos 2 problemas no Maracanã, já citados e verdadeiros. Excesso de jogos, que só vai ser resolvido com o corte de algumas partidas e tanto Fla como Flu podem jogar em outros estádios, pois não tos presença de torcida. Flamengo pode jogar até na Gávea, tem vestiários adequados e o mínimo de conforto para a imprensa. Seleções, inclusive a brasileira já treinaram e treinam na Gávea. Outra coisa é o Sol que não pega em certas partes do gramado, isso pode ser resolvido com aquelas máquinas que emitem luz sobre o gramado, são muito usadas no Engenhão. Eram muito usadas na antiga Arena da baixada. Esse negócio de gramado híbrido tá me cheirando a jogar dinheiro fora!!!
Coloca O Fluminense para fora e vamos assumir o Maracanã sozinho.
Ninguém gosta de fazer filho em mulher dos outros essa que é a grande Verdade.
O Flamengo vai ficar bancando a porra toda sozinho, para o Fluminense querer tira onde de pai da criança caraiii.
Na boa... Já passou da hora do Flamengo colocar uma proposta de compra do Maracanã...Que o Maraca é nosso....Todo o mundo já sabe disso.
Absurdo. Até Engenhão e São Januario estão melhores. Se consegue colocar gramado bom no Ninho e na Gávea pq não consegue no Maraca. Quem sabe não está na hora de trocar a empresa.