Os times brasileiros terão uma “enorme vantagem física” em relação principalmente aos argentinos no retorno da Libertadores, que ocorre nesta semana, com transmissão da FOX Sports.
É o que aponta Rodrigo Aquino, professor do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e coordenador do Gecif (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência no Futebol).
Em entrevista à ESPN, o pesquisador em ciência do esporte salientou que os jogadores brasileiros terão “melhores índices de força, velocidade e resistência” do que os argentinos nos jogos desta semana, já que estão treinando desde junho/julho e atuando com frequência, enquanto os hermanos voltaram aos trabalhos há poucas semanas.
Para ilustrar a diferença, veja quantos jogos cada time do Brasil já fez desde a retomada do futebol no país:
- Athletico-PR:16
- Flamengo: 16
- Grêmio: 16
- Palmeiras: 15
- Internacional: 15
- Santos: 13
- São Paulo: 13
Por outro lado, os argentinos ainda não jogaram partidas oficiais, o que pode ter um alto custo nesta retomada da Libertadores, com muitas lesões musculares.
“Como os argentinos tiveram menor tempo de treinamentos presenciais e número de jogos, impactando em menor aptidão física dos jogadores, o principal efeito disso é o maior risco de lesões causadas pelo desgaste físico e fadiga acumulada durante os jogos”, explicou.
Vale lembrar que a Argentina foi o último país a autorizar a volta dos treinamentos. E, quando regressaram aos trabalhos, clubes como Boca Juniors e River Plate tiveram vários casos de COVID-19 no elenco, o que atrapalhou a programação original e os trabalhos das equipes.
O River, no caso, fará sua 1ª partida da temporada 2020/21 justamente contra o São Paulo, nesta quinta-feira, no Morumbi.
Mss não serão apenas os argentinos que sentirão bastante fadiga na volta da Libertadores. Clubes como os bolivianos Bolívar (que enfrenta o Palmeiras) e Jorge Wilstermann (que pega o Athletico-PR) também jogarão pela 1ª vez desde março nesta semana, pela competição da Conmebol.
Outros clubes, como Olimpia (rival do Santos), Independiente Del Valle (pega o Flamengo), Universidad Católica (adversária do Grêmio) e América de Cáli (que enfrenta o Inter) já estão jogando oficialmente há algumas semanas, e, portanto, já terão ritmo de competição mais alto.
Retirado de: ESPN