Destaques

Da união dos clubes a Bolsonaro: entenda por que a Globo perdeu poder no futebol

O ano de 2020 tem provocado inúmeras mudanças nos contratos e na distribuição dos direitos de televisão dos torneios de futebol. Depois de anos de domínio no mercado, a Rede Globo perdeu os direitos da Copa Libertadores, enquanto tem visto uma entrada no mercado pela entrada de outras mídias. Além disso, alguns clubes têm se mobilizado para conseguir mudar a atual lei brasileira e permitir que os direitos de exibição pertençam exclusivamente ao time mandante. Nos últimos anos e especialmente em 2020, a Rede Globo deixou de ter os direitos de transmissão para o Brasil de torneios como a Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana, fora a Libertadores, mais recente aquisição do SBT. A emissora carioca também deixou de ter os direitos da Liga dos Campeões da Europa e iniciou renegociação com a Fifa sobre a exibição da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Sobre o Campeonato Brasileiro, a Globo viu no ano passado a entrada do Esporte Interativo e não tem contrato para a exibição do Athletico-PR na plataforma pay-per-view.

Diante de todo esse contexto, a MP 984 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em junho foi um novo fato para fazer o ano de 2020 ganhar um outro componente nos direitos de transmissão. O texto modificou o que era regulado pela Lei Pelé ao determinar que o direito da exibição da partida pertence ao mandante em vez de obrigar que os dois clubes envolvidos tenham contrato com uma mesma emissora para ser garantida a transmissão. Um movimento chamado “Futebol Mais Livre”, com a adesão de 12 times da Série A, quer que a MP seja transformada em lei. Até o momento fazem parte da mobilização: Athletico-PR, Atlético Goianiense, Bahia, Ceará, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e Vasco. Outras equipes que até então avaliavam a causa deixaram o movimento para se reaproximar da Globo, que é contra a chamada MP do Mandante. Corinthians e Atlético-MG, por exemplo, voltaram a ter uma relação mais amigável com a emissora justamente para terem o “naming rights” dos respectivos estádios citados. O Internacional tem negociado para renovar contrato com a Globo e foi outro a ter retomado conversas.

Na avaliação de especialistas, três fatores têm causado essa grande comoção nos bastidores entre clubes e Globo. Fora a própria MP assinada por Bolsonaro, o impacto do novo coronavírus nas finanças da emissora carioca e o surgimento de plataformas de streaming, como o DAZN, propiciaram essa grande revolução. “O que estamos vendo é uma redistribuição de forças, com a chegada de novos players”, avaliou o especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte, Bruno Maia, autor do livro Inovação é o Novo Marketing. Para Maia, a intensa movimentação não significa que todos os impactos serão positivos. “Nenhum dos contratos que a Globo perdeu até agora conseguiu atingir valores maiores em outras emissoras, pode-se dizer que o futebol brasileiro ‘matou’ a única receita fixa que ele tinha, optando por uma venda variável e realizando a transação em um momento conturbado economicamente”, explicou.

Segundo o advogado especialista em direito desportivo Eduardo Carlezzo, o fortalecimento do streaming teve um grande peso no contexto, além da própria situação econômica. “O impacto da pandemia nas finanças da Globo acelerou um processo de reestruturação de vários negócios. No futebol, a incerteza e insegurança que trouxeram a MP 984 aos contratos vigentes, precipitou uma forte reação de empresa para rediscutir ou encerrar prematuramente alguns contratos de transmissão”, disse. O fundador e diretor de criação da LMID e especialista em marketing esportivo Gustavo Herbetta também aposta que tais mudanças podem trazer prejuízo. “Não acho que a Globo esteja perdendo, quem está perdendo é o segmento futebol. A Globo está se readequando a ele, reagindo a um movimento com viés político sem nenhum planejamento, feito de maneira errada”, comentou.

Retirado de: Jovem Pan

Equipe Gávea News

View Comments

  • #PELAMPDOFUTEBOL. A ex : poderosa , ainda tentando ser (ATRAVESADOR ) . Triste ver alguns clubes "administrado "por BANDIDOS , irem contra à liberdade do FUTEBOL . Incrível SÓ NO BANANAL MESMO . Forte abraço .S.R.N.

  • Não apoio esse movimento que alguns clubes, dentre eles o Flamengo, estão fazendo para ter seus direitos desvinculados às "TVs". Esse ideal que os clubes estão buscando é muito embrionário, e já se provou dar prejuízos. Vide as exibições pelo Youtube, não é a mesma coisa que a TV. Internet no Brasil ainda é instável, cara e os serviços são péssimos. Não é todo torcedor que tem acesso à internet, só olhar para nossa realidade.
    O que tornou oque o Flamengo é hoje foi a TV analógica, este que é único acesso para milhões de torcedores, e essa medida afastam muitos deles dos clubes. Um exemplo é da minha própria cidade que durante anos e anos somente o sinal da Globo funcionava na TV com extrema nitidez.
    Esses clubes estão tomando partido de algo que não deviam, uma briga política. E concordo com o especialista, quem perde é o futebol e com ele os clubes.

  • O grande problema é essa MP ser votada. Sem essa votação, os clubes voltam a ficar com pires na mão, a não ser os que ainda estão do lado dessa funesta emissora.

  • Vocês ficam tentando justificar o fracasso da Globo sem olhar que durante mais de 30 anos ela se beneficiou as custas dos times, e hoje temos algo que pode beneficiar os times e ela não quer pois ela perde monopólio. E outra a Globo REINCINDIU CONTRATO COM A CONMEBOL DA LIBERTADORES, ninguém tem culpa das condições financeiras da emissora, ninguém tem culpa se a Globo está falida e não pode negociar manter o contrato.

  • Essa é a grande chance que os clubes precisam para sanear suas dívidas, oportunidade ímpar, o monopólio precisa ser quebrado para garantir equilíbrio financeiro e de espaço para todos os clubes.
    A coragem que o Presidente da República teve poucos teriam, começou uma nova era do livre mercado e do reconhecimento aqueles que bravamente lutam por dignidade respeito e compensação financeira justa!

    Saudações Rubro Negras! 🔰🖤❤️🖤❤️🖤❤️🔰

  • Quero que a Globolixo vá tomar no centro do caneco da família Marinho, conglomerado de bandido!

Recent Posts

Reencontro com Savarino, publicação de rival e detalhes da final: as últimas notícias do Atlético-MG

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…

1 minuto ago

Investida por Hugo Souza, impeachment de Augusto Melo e fim de debate sobre queda: as últimas notícias do Corinthians

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…

6 minutos ago

Pedrinho BH manda recado para a torcida do Cruzeiro

O clima de emoção tomou conta do Estádio La Nueva Olla neste sábado (23), quando…

8 minutos ago

Decisão do STF, novo técnico e novidades do estádio: as últimas notícias do Santos

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Santos se concentram nos bastidores do…

11 minutos ago

Reclamação de CEO, previsão de Sormani e transmissão do Carioca 2025: as últimas notícias do Botafogo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do…

16 minutos ago

Atacante criticado, nota oficial de Paiva e declaração de Vegetti: as últimas notícias do Vasco

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Vasco se concentram nos bastidores do…

21 minutos ago