O Flamengo homenageou na noite desta quinta-feira, 14 pessoas com títulos e honrarias na estrutura política rubro-negra. Dentre os agraciados, há político investigado por suspeitas de desvio de verba pública e pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro. Os títulos foram concedidos pelo Conselho de Grandes Beneméritos sob a justificativa de os homenageados terem “serviços prestados ao Flamengo ou ao desporto nacional”.
Sete nomes se tornaram “sócios honorários”, entre eles, o deputado André Ceciliano (PT), atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio. Ceciliano é investigado pelo Ministério Público do Rio por movimentação financeira suspeita de funcionários do seu gabinete.
Entre os homenageados nesta categoria, quatro pessoas fazem parte do círculo pessoal de relacionamento de Bolsonaro, como Mauro Cesar Cid, ajudante de ordens do presidente. Recentemente, Cid prestou depoimento no inquérito que investiga o Gabinete do Ódio, por mensagens trocadas com Allan dos Santos em que o blogueiro pedia intervenção militar no país.
Outro agraciado, é o deputado federal (PSL-RJ), Hélio Lopes, o “Hélio Negão”, amigo pessoal do presidente. O terceiro integrante da ala bolsonarista é Célio Faria Junior, chefe do gabinete pessoal do presidente. Jorge Oliveira é o quarto homenageado como sócio honorário com relação presidencial. Ele foi assessor da família Bolsonaro no Congresso, chegou a ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência e atualmente é membro do Tribunal de Contas da União.
Também se tornou sócio honorário o diretor da CBF, Walter Feldman. O dirigente fez parte da delegação rubro-negra na viagem para a final da Libertadores, em Lima, no ano passado.
O blog ainda não conseguiu contato com a presidência do Conselho de Grandes Beneméritos para saber quais serviços foram prestados ao clube pelos demais homenageados.
Uma vez eleitos sócios honorários, os agraciados podem frequentar as estruturas do clube, sem a necessidade de pagar mensalidade. A honraria é vitalícia.
Abaixo, todos os eleitos pelo Conselho de Grande Beneméritos:
- Eméritos: Diogo Lemos, Gil Bernardo Borges Leal, Henrique de Azevedo Avila e Michel Helal.
- Beneméritos: Paulo Cesar Pereira Filho.
- Grandes-Beneméritos: Kleber Leite e Marcos Braz.
- Honorários: André Ceciliano, Célio Faria Júnior, Hélio Fernando Barbosa Lopes, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, José Carlos Nepomuceno Mozer, Mauro Cesar Barbosa Cid e Walter Meyer Feldman.
Texto retirado de: Blog da Gabriela Moreira