Flamengo é o clube com menos alterações no Campeonato Brasileiro

Jogadores do Flamengo comemorando gol em partida contra o Internacional (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A possibilidade de realizar cinco alterações foi uma das novidades do futebol após o retorno em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Mesmo com elencos mais recheados, em 20 rodadas do Campeonato Brasileiro, alguns dos times que disputam o título da competição são os que menos se utilizam deste recurso.

O portal ‘Lance’ realizou um levantamento e constatou que o Flamengo é a equipe que menos mudou jogadores ao longo das partidas. Acima dele estão o Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Botafogo.

Quem mais faz mudanças é o Athletico-PR, com média de 4,89. O Palmeiras vem logo depois, seguido por Corinthians, Coritiba, Sport, Ceará e Fortaleza. Em termos de colocação, a parte de cima deste ranking diz pouco, já que duas destas equipes lutam contra o rebaixamento, outras duas estão entre a briga do Z4 e o meio da tabela, duas estão na parte intermediária e uma no G6. O que mostra mais impacto são os times que menos alteram a formação inicial, já que quatro dos cinco disputam título.

As cinco alterações permitidas foram utilizadas 229 vezes nas 20 rodadas do Brasileirão até o momento. O Flamengo foi o único a mudar apenas uma vez em uma partida, na 11ª rodada. O Rubro-Negro também chegou a fazer só duas mexidas, assim como Atlético-MG, São Paulo, Internacional, Botafogo, Santos e Red Bull Bragantino.

Vale lembrar que algumas equipes não chegaram a completar os 20 jogos disputados até o momento. São os casos de Athletico-PR, Palmeiras, Ceará, Fortaleza, Grêmio, Botafogo e Atlético-MG todos com um jogo a menos. Vasco e Goiás não fizeram duas partidas. Enquanto o São Paulo ainda deve três duelos.

  1. Athletico-PR: 4,89 (um jogo a menos)
  2. Palmeiras: 4,78 (um jogo a menos)
  3. Corinthians: 4,75
  4. Coritiba e Sport: 4,65
  5. Ceará e Fortaleza: 4,63 (um jogo a menos)
  6. Red Bull Bragantino e Bahia: 4,60
  7. Atlético-GO: 4,55
  8. Vasco: 4,44 (dois jogos a menos)
  9. Santos: 4,35
  10. Goiás: 4,27 (dois jogos a menos)
  11. Fluminense: 4,25
  12. Grêmio: 4,21 (um jogo a menos)
  13. Botafogo e Internacional: 4,15 (um jogo a menos)
  14. São Paulo: 4,05 (três jogos a menos)
  15. Atlético-MG: 3,89 (um jogo a menos)
  16. Flamengo: 3,75

Retirado de: Lance