O Fluminense, em 2013, entrou com ação judicial contra o blogueiro Paulo Cezar de Andrade Prado. Em seu blog, chamado Blog do Paulinho, o também jornalista usou o termo “Tapetense” para se referir ao tricolor. A palavra é a junção de “tapete” com o nome da agremiação.
O termo é usado pelos adversários por conta da subida direta da Série C para a Série A nos anos 90 e pelo “Caso Portuguesa”, de 2013. O clube, além de ter pedido a indenização moral de 50 mil reais, também solicitou a remoção da postagem. Na ocasião, ambos pedidos foram negados pelo juiz Tom Alexandre Brandão, do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).
“Se nos últimos anos suspeitas de ações de bastidores do futebol pairam sobre a equipe (que passou a ser tratada pelos adversários como ‘Tapetense’), desde a vergonhosa ascensão da Série C para a Série A do Brasileiro, decidida numa canetada, até a provável conivência com a parceira, Unimed, no que seria a compra da alma do presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, que culminou no rebaixamento da Lusa e consequente salvação dos cariocas, mais uma vez encontrar-se-a razões para desconfianças. O Flu é enorme, porém, há anos, encontra-se gerido por pigmeus da moralidade, gente que não percebe o desserviço realizado à imagem do clube, ou, em percebendo, pouco da bola às consequências”, disse Paulo.
O magistrado afirmou que o uso da palavra está dentro do limite da liberdade de expressão: “No caso dos autos, considero que não houve qualquer excesso a justificar a retirada da reportagem do ar ou, ainda, a reparação dos danos alegados. A crítica feita pelo réu é absolutamente legítima”.
“Bem faria o clube autor se lutasse por regras mais transparentes e justas no futebol nacional, ao invés de insurgir-se contra quem critica as distorções no cenário esportivo”, encerrou o juiz.
Insatisfeito com a decisão, Mário Bittencourt, advogado do Flu, recorreu à justiça. Entretanto, os desembargadores Theodureto Camargo, Alexandre Coelho e Clara Maria Aráujo Xavier, optaram por manter a decisão de Tom sobre o caso.
“A matéria publicada noticiou, nos limites do direito à crítica, fatos de conhecimento público, sem promover nenhuma mácula ao direito de informar, falsear a verdade e sem qualquer conteúdo sensacionalista. Não evidenciada a conduta ilícita do réu, que agiu dentro do exercício da liberdade de expressão ao expor sua opinião sobre os fatos ocorridos e, portanto, não há o dever de indenizar”, disse Theodureto Camargo.
Com este resultado, o clube, que ainda terá direito a um último recurso, ainda pode ser chamado de “Tapetense”, pois não haverá sansão jurídica a ser aplicada.
A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro trouxe momentos decisivos e definições importantes…
Equipes se enfrentaram e empataram por 1 a 1 no sábado O Botafogo recebeu o…
Equipes se enfrentaram no último sábado (23) e ficaram no empate Botafogo e Vitória ficaram…
Camisa 7 do Galo comenta sobre final da Libertadores Atlético-MG e Botafogo duelam pela final…
Treinador ainda não soma bom desempenho O Cruzeiro foi derrotado pelo Racing por 3 a…
Vinícius Zanocelo vive boa fase no Estoril, mas permanência é incerta O meio-campista Vinícius Zanocelo,…
View Comments
TAPETENSE.
Por causa dessa tapetada tricoleta de 2013, o Mengão foi acusado no caso Portuguesa, principalmente pelo Felipe Andreoli, aquele CUrintianu nojentinho que hoje apresenta programa na #globolixo.
Na época o E. Bandeira meteu um processo nesse nojentinho e ele se calou. Alguém sabe alguma coisa sobre o resultado desse processo?
Isso é falta de notícias ? 🤔
Legal o Gavea News postar mensagens sobre o Flamengo!
Pra alguns que não sabem, o Tapetense, com a investida no caso Portuguesa, quase rebaixou o Flamengo!
Parem com esse mimimi, coisa de infanto juvenil!
Acredito que muitos nem leram a matéria e ficam criticando a pagina!
Sugiro tbm que falem da base!
Concordo plenamente, por causa dessa tapetada tricoleta de 2013, o Mengão foi acusado no caso Portuguesa, principalmente pelo Felipe Andreoli, aquele CUrintianu nojentinho que hoje apresenta programa na #globolixo.
Na época o E. Bandeira meteu um processo meses nojentinho e ele se calou. Alguém sabe alguma coisa sobre o resultado desse processo?
Fala sério que merda é isso que notícia escrota porra aqui é flamengo
Nossa tá cheio de tapetence aqui se não gostam do gaveanews saiam zoar antis rival sendo pequeno ou não é normal adoro todo tipo de notícias se tiver algumas daquela porcarias paulistas pra mim tá de boa
O Gávea news tá virando fofocanews, não me interessa saber de time caloteiro e que ama tapetão. Aff😬
Concordo com vc não tem nada Av com esses tricolores quero saber de notícias do mengão verdadeiras não mentirosas
Eu gostei da reportagem, largam de ser chatos meu. Os Florzinhas são tapetense sim, aceita que dói menos. Kkkkkkkkkkk
É verdade, o caso Portuguesa envolve o Mengão, por causa da tapetada arco íris, o Flamengo perdeu 3 pontos e a Portuguesa foi rebaixada. Teve um advogado do Fla que foi mandado embora, acusado de estar trabalhando contra o clube.
NÃO ACEITO NOTÍCIAS DE TIME PEQUENO!!!!!
Florminense pode ser chamado, tapense não, vai entender.
Tá ficando chato a página, tá parecendo jornal de fofoca da rede tv.