Três dias, duas noites, muitos questionamentos e uma missão: tornar o trabalho no Ninho do Urubu mais funcional até o fim da temporada.
O Flamengo encerra nesta sexta-feira a primeira semana após a auditoria realizada por Rodolfo Landim no centro de treinamento. Integração com a base e melhor distribuição de funções foram as medidas iniciais sugeridas e colocadas em prática para encontrar fora de campo a mesma harmonia que Rogério Ceni busca dentro dele.
Landim chegou ao Ninho na manhã da quarta-feira, dia 10, e só voltou a dormir em casa na sexta-feira. A rotina contou com “folga” nos períodos da tarde, horário marcado para os treinamentos e quando o presidente se ausentava para não interferir nas atividades. De resto, muitas reuniões e conversas com responsáveis pelos mais diversos setores e um longo bate-papo com Rogério Ceni na noite de quinta-feira para entender a metodologia e anseios do novo treinador.
A série de mudanças no departamento de futebol desde a saída de Jorge Jesus, por sinal, foi um dos fatores que motivou o presidente a passar a limpo os processos no CT e entender exatamente qual o papel de cada um, novato ou não, em suas funções. A percepção coletiva é de que há muita gente trabalhando no departamento de futebol, mas o presidente evitou criar um clima de “caça às bruxas”.
Pelo menos até o fim da temporada, demissões não fazem parte dos planos e a expectativa é de que a nova distribuição de tarefas facilite o diálogo entre as áreas e coloque em prática o tripé qualidade, atendimento e custo. O inchaço no departamento foi algo que chegou a incomodar até mesmo o próprio Ceni nos primeiros dias, mas a quantidade de pessoas observando os trabalhos no campo foi reduzindo ao longo de seu primeiro mês.
O número de profissionais no departamento médico, de preparação física e de análise de desempenho salta aos olhos, gera questionamentos, e Landim fez questão de entender o que cada um faz. Desde o início da semana, médicos, fisioterapeutas e preparadores cumprem escalas alternadas com descidas para as categorias de base.
A sugestão do Dr. Márcio Tanure, gerente de saúde e alto rendimento, soou bem para o presidente, que já achava importante uma integração maior entre o profissional e o sub-20. Com a presença cada vez mais constante de jovens na equipe principal, o desejo é reduzir o impacto neste processo de transição.
Partiu de Landim, por exemplo, a orientação para que garotos com idade participassem dos jogos das categorias de base quando não fossem relacionados para o profissional. Processo cumprido por Rodrigo Muniz, Noga, Ramon, Natan, mas que gerou desconforto com Lincoln.
Áreas como a de análise de mercado e, principalmente, a responsável pelos gramados do CT também foram esmiuçadas pelo dirigente. Com uma carreira bem-sucedida como empresário, ele quer cada vez mais implementar uma mentalidade corporativa no departamento de futebol e não se privou de questionar as razões de cada decisão.
Muito cobrado pelos torcedores pelo tema, Landim encerrou sua passagem pelo Ninho com a convicção de que o gramado apresentará condições melhores em breve.
Se o contato direto ficou praticamente restrito aos chefes de setores na semana passada, aos poucos todos começam a entender os desejos de Landim na gestão do CT. A sensação de lotação máxima dá lugar ao remanejamento de tarefas para que todo mundo fique confortável ao término da temporada, em fevereiro. Mesmo de longe, a avaliação continua.
Retirado de: Globo Esporte
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Palmeiras se concentram nos bastidores do…
Chances variam entre 51% e 59% A vitória sobre o Bahia, fora de casa, com…
O Goiás Esporte Clube já começa a traçar os planos para 2025, e o nome…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Santos se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Athletico-PR se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Fluminense se concentram nos bastidores do…
View Comments
Quando falo que o Braz é incompetente e não tem condições de ser vice de futebol alguns amigos me criticam. A verdade é que o Landim já entendeu isso e partiu pra resolver o que está errado no clube.
Flamengo ainda tem longo caminho pela frente para se tornar um clube profissional de verdade.
Certamente não será com Braz na frente da pasta de futebol. Ele é fraco. Flamengo precisa preparar o Filipe Luiz para, em se aposentando, assumir esse cargo. Muito mais preparado. Ideal mesmo seria o Leonardo, mas é difícil trazê-lo.
Fica a dica!
O presidente precisa estar por dentro de tudo do Clube e quando quiser ele tem direito e deve fiscalizar e olha de perto o que está acontecendo, pois é Ele o presidente do Clube. E se Ele não fizer seu papel de presidente quem é que vai fazer.
A resposta é para o Mengão Malvadão.
Marcos Braz deveria estar cuidando de perto, mas prefere cuidar da carreira de vereador.
Fora Braz ....
Quero meter o saco no Vascu ....completar vinte partidas sem perder pros boa da renda....e ser campeão....Landim ou Brás....tanto faz. Nem voto mesmo!
É mais um assunto complicado e polêmico no Flamengo. Vamos lá. O responsável pelo Departamento de Futebol é o Vice de Futebol, Marcos Braz. Certo? Sendo assim, se o mandatário maior do clube, Landim, decidiu auditar este Departamento é porque entendeu que algo não estava funcionando bem. Certo? Pergunto. Como está o relacionamento de Landim com Marcos Braz? Com às eleições chegando e às intermináveis disputas políticas internas, será que existe algum desgaste entre eles? Bom, eu queria que Landim descobrisse o seguinte: Por que tantas contusões de jogadores sem contato físico com adversários? Por que tantos profissionais competentes da era Jorge Jesus foram demitidos pelo Dr Tanure? Por que tanta demora nas recuperações de lesões? Por que a queda absurda de rendimento do time? Por que a dívida do Flamengo aumentou tanto? Por que o Flamengo paga salários absurdos para determinados jogadores, como Pedro Rocha, que ganha inacreditáveis 880.000,00? Por que o Flamengo se precipitou na contratação do desconhecido Dome e aceitou uma multa rescisória tão alta? Por que o Flamengo desistiu de contratar um técnico europeu e contratou um brasileiro em início de carreira? Por que Diego Ribas entendeu a situação geral e aceitou renovar seu contrato com redução de salário, e o Flamengo não conduziu da mesma forma com Diego Alves? E, vários outros por ques que ainda estão sem resposta. Pra cima do Bahia no amanhã. Avante Flamengo.
Quanta besteira parere jornalista
Avaliando sem saber
Realmente.
Se você não tem capacidade de análise e conhecimento abrangente para elaborar um comentário com conteúdo, eu não posso fazer nada por você. Sinto muito.
Kkkk!
O Gado só engorda quando o dono está perto.
Unack: _Perfeito_ , TMJ. S.R.N.
A atitude de Landim seria louvável se ela tivesse sido feita em seu primeiro ano de mandato, agora, o faz pq pensa única e exclusivamente na eleição ano que vem. O Braz tem aparecido mais assim como tem a preferência da torcida. Não creio que vá existir um racha, acontece que isso o incomodou
Já esqueceu 2019
A visão do Gestor chefe tbem inclue essa área, afinal vamos cobrar dele. Os clubes de futebol atualmente, ainda q não sejam de direito são de fato grandes empresas. E aqueles que não forem bem administrados hoje, serão massa falida em poucos dias. Parabéns Presidente, suas atitudes vem incomodando muitos incompetentes q estão destruindo grandes clubes do nosso futebol.
Sábias palavras