O Bahia, através de nota em seu site oficial, manifestou-se sobre a denúncia de racismo feita pelo meia Gerson, do Flamengo, ao colombiano e jogador do time, Índio Ramírez, durante a derrota por 4 a 3, no último domingo. O Tricolor afirma que seu atleta negou veementemente as acusações sofridas, mas ao mesmo tempo afastou o meia-atacante até que a apuração do caso seja concluída.
Em entrevista após a partida, Gerson disse ter ouvido “Cala a boca, negro” do meia-atacante Índio Ramírez. No episódio, Gerson também discutiu com Mano Menezes no campo e pediu respeito ao técnico.
A transmissão do Premiere captou o áudio do momento em que Gerson reclama com Mano Menezes sobre Ramírez. Pelo som dos microfones, foi possível perceber que o meia do Flamengo reclamou em direção ao banco do Bahia.
Mano Menezes deixou o comando do Bahia poucas horas depois do episódio e, em publicação nas redes sociais, afirmou que condena qualquer ato racista.
O vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz concedeu entrevista após o jogo e defendeu apuração do caso. Na súmula da partida, o árbitro relata não ter visto o episódio de racismo.
Confira na íntegra a nota divulgada pelo Bahia:
“O Esporte Clube Bahia vem a público se manifestar sobre a denúncia de racismo feita pelo atleta Gerson, do Flamengo, ocorrida na noite deste domingo (20).
O atleta Indio Ramírez nega veementemente a acusação e a ele está sendo dada a oportunidade de se defender de algo tão grave.
O clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza.
Assim, decidiu afastar imediatamente o jogador das atividades da equipe até a conclusão da apuração.
O presidente Guilherme Bellintani ligou para Gerson a fim de prestar solidariedade.”
Retirado de: Globo Esporte
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Grêmio se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Fortaleza se concentram nos bastidores do…
O Botafogo recebeu uma proposta considerável pelo seu atacante Igor Jesus, e a oferta tem…
O ex-jogador Diego Souza causou alvoroço ao revelar sua torcida na reta final do Brasileirão…
Gabriel Milito rasga elogios ao time carioca Gabriel Milito, treinador do Atlético-MG, teceu elogios ao…
Reforma do Governo pode triplicar SAF Nos bastidores, o Botafogo batalha contra uma proposta de…
View Comments
Muitos falando que é mimimi, se você se omite, quando uma coisa dessa acontece, você se torna conivente!
Pode parecer besteira, mas a denúncia é necessária pra que seja construída uma sociedade mais justa, somos todos iguais perante a Deus! #vidasimportam
Bela atitude do Presidente do Bahia, até porque e Estado da Bahia possui uma das maiores concentrações de pessoas negras do país!!!
Esse mané precisa ser punido,ter o visto de trabalho caçado!!!
Aí aparece esse imbecil que trabalha num dos estados com a maior concentração de pessoas negras do Brasil, se não for a Bahia o de maior número de pessoas negras, para fazer esse comentário ridículo para um colega de trabalho... Concordo plenamente com vc Lazaro esse colombiano de merda merece ter seu visto de trabalho cancelado aqui no Brasil.
Por que quando a um ato racista a vítima tem que provar que sofreu esse ato? Sendo que na maioria do outros crimes o acusado tem que provar sua inocência. Racismo é muito mais presente que imaginamos. Pois você ser seguido de perto em uma loja por ser Preto, esculta de um vendedor que o produto e caro por vc ser Preto, ficar em pé no ônibus para não se sentar ao lado de um Preto. Infelizmente isso é mais frequente que que imaginamos
.✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾
Perde a oportunidade de ficar calado ferrugem.
E se alguém falasse para o Rodrigo caio capa a tua boca brancao também.seria racismo?
Depende muito da forma em que for falado, eu tenho sardas e meu apelido e ferrugem, atendo pelo mesmo e nem dou bola.
Porém vale muito o contexto da palavra. Cala boca negro no meio de uma discução e racismo sim agora chamar de negro ou negão sem problemas né.
Sim, é considerado crime tb ser chamado de ferrugem ou brancão ou qq adjetivo com cunho racial que vc não goste.
Para isto, o critério é subjetivo segundo a lei, basta que a vitima se manifeste e represente contra a injúria discriminatória.
É algo muito interno, não há como mensurar a dor para cada um, pq ela será diferente para todos, a forma como se percebe isto, como se sente individualmente. Vc pode aceitar ser chamado de ferrugem, outra pessoa na msm condição que vc, não aceitar e representar pela injuria discriminatoria. O crime de injúria racial é igual para negros, brancos, amarelos, vermelhos, verdes, caramelos, violeta ou qq cor de ser humano que possa existir em território nacional.
Pela internet, tambem ha crime de injuria, bom que fica registrado, guardado.
O ferrugem dá um tempo mermão!!!
Tú é um hipócrita, fala mais nada não
Cala a boca, bozolóide!
Cara vc aceitar seu parente ou amigos pessoais e uma coisa sua agora vc ser chamado de uma forma que vc ver como racismo e vc aceita. Aí vc está sendo conviniente também com o racismo eu sou deficiente e não aceito qualquer tipo de racismos comigo mais não mesmo
Exatamente! Nesse caso do Gerson foi racismo, sim!
Vai de cada um se ofender ou não. Não importa se mil pessoas não se ofendem sendo chamadas de negro, se uma se ofender isso é racismo. E outra, não existe racismo inverso com brancos ...
cala a boca ferrugem
Kkkkkkkkkkkkkkkkkklkkllkkk
Carro azul a boca seu ferrugem
Parabéns ao Presidente do Bahia, um grande exemplo de como devenos tratar casos de racismo.
O gerson é o quê, branco?
Mimimi do caramba, agora tudo é racismo, a vida inteira fui chamado de branquelo, alemão ou algo do tipo, nunca liguei pra isso, sempre chamei meus amigos negros de negros e até de tição, eles nunca acharam ruim, agora essa socue baitola do cacete fica com essa babaquice, pelo amor de Deus,deixem de serem idiotas.
Valdeir, é critério subjetivo para validar o crime. Vc precisa se sentir ofendido. Se vc se sentir, vc pode ser branco, negro ou qq cor que o crime de injúria discriminatória sera igual para todos.
O problema é que muitos ofendidos negros, brancos, amarelos e outros, dificilmente entram com representação. Mas, o crime vale para todas as raças.
Vc ser chamado de vela ou algo assim, vc poderá entrar com representação na Justiça caso se sinta ofendido tb.
Imagino que você seja negro pra falar com tanta propriedade, nobre Valdeir, não é? Porque as redes sociais estão cheias de não-negros decidindo o que faz bem ou não para os negros; quando é em seu favor, são "meus direitos"; quando é em favor do negro, é mimimi...
Quando alguém diz: "Cala a boca, negro!", ele não quer apenas por fim a uma discussão. Ele está dizendo que o outro não está apto ou não pode discutir por causa da cor da sua pele. Em outras palavras, "vc não pode falar ou não quero te ouvir pq é negro". Isso é racismo clássico, é discriminação pura por causa da cor da pele. Não tem como defender essa atitude. Espero que, mais do que por causa da punição, o Ramirez tenha aprendido com o episódio que a cor da pele não qualifica ou desqualifica ninguém.
Perfeita a sua análise, Marcelo! Infelizmente a questão traz nuances, história e visões que exigem um preparo intelectual, mental e de maturidade que muitos ainda não têm... e aí o nível do debate desce ladeira, entra na esfera dos xingamentos e da tentativa de desqualificação da dor alheia.
Amigo se vc importa oU não, não faz diferença e uma coisa nojenta de se ver hj em dias se vc concorda com qualquer tipo de racismos seja brincadeira ou não vc também e conviniente ou racismo também desculpa mais e o que eu penso
Idiota babaca é vela branca isso que tu é bocó!
Amigo é uma coisa, vc trabalhando e ouvir ofensa é outra, vai estudar um pouco vai.
Mas já foi provado que o jogador falou isso? Já julgaram e condenaram o cara. Se falou, tem que ser punido mas tem que provar. Esse país tá uma merda mesmo. Aqui uma pessoa acusa a outra de qualquer fobia dessas e vida da pessoa tá ferrada. CUIDADO, pode acontecer com qualquer um.
Remisson, o fato não aconteceu as escuras o jogador procurou respeito foi na hora do acontecido e você pode observar que não houve tanta defesa para o jogador do Bahia, e o técnico também não foi tão solidário assim.
Com certeza houve sim alguma coisa a esse respeito, pode até não ter sido como o jogador do Flamengo disse, mas é fato que alguma coisa aconteceu.
Por muito menos o Gabi foi expulso diretamente. Ficou tão provado que o próprio técnico do Bahia falou que seu jogador "é novo e aprende que isso não pode". O certo era o tal Benitez sair do Maracanã dentro de um carro da PM direto para a Delegacia. Com certeza o VAR deve ter flagrado e o caso foi registrado em súmula. Quer mais provas?
O PRESIDENTE DO BAHIA ESTÁ DADO UM BOM EXEMPLO
DANDO
Justa causa é pouco, ele merece é cadeia...