Assim como ocorreu no ano passado, o Flamengo deverá recorrer novamente às categorias de base para iniciar a temporada de 2021.
Com a paralização por conta da pandemia, o futebol teve mudanças em seu calendário. Os campeonatos que deveriam terminar anteriormente à virada do ano foram protelados até o início de 2021, levando a temporada de 2020 um pouco mais adiante do normal.
Por conta desta alteração, o período entre o término do Campeonato Brasileiro e início do estadual em fevereiro será curto, não deixando tempo de descanso para as equipes. Desta forma, Rogério Ceni folgará o elenco principal, colocando em uso os Garotos do Ninho.
Sendo assim, o rubro-negro, que estreia no dia 28 de fevereiro, jogará as primeiras partidas com a equipe sub-20. Caso o planejamento do ano passado seja repetido, Ceni também será substituído por Maurício Souza, treinador da base do Fla.
Com a categoria de base, alguns dos jovens que já atuaram pelo profissional poderão ser destaque, como é o caso dos defensores Gabriel Noga, Otávio e Ramon. No meio-campo poderão ser vistos Richard Rios e Yuri Oliveira. Já o ataque poderá ser protagonizado por Guilherme Bala, Rodrigo Muniz e até mesmo Lincoln, que foi rebaixado pela comissão técnica para treinar novamente na base.