Flamengo

Andrade confia em nova arrancada do Flamengo: “Mudar postura”

O Flamengo patinava no Campeonato Brasileiro de 2009, e a diretoria tomou a decisão de demitir Cuca. O time seria comandado, até a definição de um novo treinador, pelo auxiliar Andrade, multicampeão pelo Rubro-negro como jogador. O resto é história. O ex-técnico demonstrou confiança no atual elenco e disse que uma nova arrancada é totalmente possível. Ele, no entanto, faz um alerta: é preciso que os atletas mudem sua postura em campo para conquistar mais um título nacional.

“Eu não tenho dúvida nenhuma. São 30 pontos em disputa e pelo elenco que tem. Agora, precisa mudar a postura, ver o que está sendo feito de errado e acreditar que é possível ainda. Eu ainda acredito no título. É só mudar a postura que tem como dar nova arrancada”, disse Andrade ao UOL Esporte.

Andrade faz questão de relembrar o tempo de atleta, inclusive. Ele lembra da geração de Zico e cia para marcar um ponto. Até mesmo aquele timaço precisava resolver algumas partidas na marra. Segundo o ex-técnico, é justamente isso que falta ao atual time do Flamengo.

“Na minha época de jogador, a gente sabia que não era sempre que ia resolver na técnica. Tinha dia que as coisas davam errado e tinha que mudar a forma de jogar. Precisam entender isso e ter uma alternativa. Não adianta só qualidade e técnica. Até usávamos um termo: “tem dias que tem que colocar a bunda no chão”. Vai precisar dar um carrinho, algo que foge das características dos jogadores mais técnicos. Para ganhar o jogo às vezes é preciso mudar”, completou.

Sobre o time de 2009, Andrade disse que foi necessária uma reunião com os jogadores logo que seu nome foi confirmado. Segundo ele, o time sofria com pressões externas, o que abalava a confiança e a união do grupo.

“Reuni os jogadores e fiz eles verem que a possibilidade de crescerem na carreira é ganhando título de expressão. Nosso objetivo era o Brasileiro. Para isso era preciso estar fechados, unidos. Vinha muita coisa de fora que acabava desequilibrando o grupo. A partir do momento que nos fechamos, as coisas começaram a acontecer”, afirmou lembrando também algumas mudanças na parte tática.

“Tínhamos dois laterais que atacavam muito e pedi maior equilíbrio. Eles [Léo Moura e Juan] passaram a subir um de cada vez e não ao mesmo tempo. Algumas outras mexidas como o Airton fazendo o terceiro zagueiro em determinados momentos da partida. Fizemos esses ajustes e paramos de tomar gols de contra-ataque. Levamos um gol em seis jogos. E o time continuava fazendo gol com um ataque maravilhoso: Petkovic, Adriano, Zé Roberto, os próprios laterais que seguiam atacando”, completou.

Andrade alivia Ceni e vê culpa maior de jogadores

Os números falam contra Rogério Ceni e isso é um fato imutável. Andrade, no entanto, acredita que a culpa não deveria recair tanto sobre os ombros do treinador. Segundo ele, os atletas não têm atravessado grande momento e são os verdadeiros responsáveis pela fase do time.

“Postura não é culpa do treinador, mas dos jogadores. Não se pode perder tantos gols como tem acontecido, pois faz falta. Se cobra muito do treinador, mas a responsabilidade maior é dos jogadores. Quando ganha, ganha todo mundo. Por que quando perde, perde só o treinador? Tem que mudar isso. Tiveram pênaltis desperdiçados, gols claríssimos… poderiam mudar a situação. Não é só o Rogério”, disse.

“Os números já dizem a verdade. É pouco, 44% de aproveitamento. Com o elenco que tem… pode melhorar muito com a qualidade do elenco que tem. O grupo tem vontade, quer jogar. Quando está sem a bola tem que se mostrar mais determinado. Retomar confiança, se entregar em campo. Mas é sempre preciso deixar claro que são os jogadores que entram em campo”, finalizou.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Concordo com o Andrade! Mas uma boa parte da culpa é do Rogério, o cara está perdido, não sabe fazer uma substituição...

  • O que eu vejo em campo quando o Flamengo ta perdendo é jogador sorrindo, caminhando como se estivesse tudo normal enquanto isso o Rogério ta na beira de campo abatido porque os medalhões não faz o que ele pede, os jogadores são os maiores culpados, ganhando salários altíssimos e dando prejuízo ao time deveriam ter era vergonha disso, os jogadores tem é que parar de caminhar e sorrir em campo e dar sangue pelo Flamengo que paga em dias. Jogadores vocês ganham alguns títulos em 2019/2020 mas vocês nunca serão igual a geração Zico, Andrade, Junior, Leandro então joguem bola pra chegarem perto. Gabigol aquela sua entrevista ta furada você não é líder coisa nenhuma essas suas reclamações tá dando prejuízo ao time você reclama muito em campo, pare! faça gol você é pago pra isso. Rogério Ceni estou com você e acredito que vai dar muitas alegria ao Flamengo.

  • HOJE, O FLAMENGO SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DE MUITAS INJUSTIÇAS QUE JÁ FEZ E CONTINUA A FAZER, E UMA DELAS FOI QUANDO DEMITIU O TÉCNICO ANDRADE MESMO TENDO ACABADO DE GANHAR O TÍTULO DE 2009. TUDO PORQUE PEDIU AUMENTO DE SALÁRIO LOGO APÓS O TITULO, POUS SEU SALARIO COMO AUXILIAR ERA NA ÉPOCA $50 MIL E PODERIA TER CONTINUADO COMO O TÉCNICO DO FLAMENGO, MAS A DIRETORIA NÃO SEI POR QUAL RAZÃO, NÃO O ATENDEU E O DESPEDIU..E ASSIM PASSOU 10 ANOS SEM GANHAR O TÍTULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO..

  • ANDRADE ERA MINHA APOSTA ANTES DE DOME CHEGAR. CARA SIMPLES QUE NAO TEM VAIDADE NEM DESAVENÇA COM JOGADORES. FEZ O TIME MUDAR DE POSTURA EM 2009 E ARRANCOU P CAMPEONATO MAS COMO DIZ A BIBLIA PROFETA NAO TEM HONRA NA SUA CASA.

  • Somente o próprio Andrade teria a capacidade de operar esse milagre no elenco, mudança de postura,assumir postura de homem... Rogério Ceni pode até ter boas intenções,afinal está se queimando,mas, é fraquinho demais, já perdeu o grupo!!!

  • É simples quando o jogador quer vencer e colocar o coração no bico da chuteira é levar o time a campeão ele faz. Com Ceni com Jesus, com qualquer técnico. Se eles baixa a cabeça e jogar ninguém segura. Mais infelizmente não vamos ganhar porcaria nenhuma enquanto a vaidade prevalece.

  • Super concordo contigo Andrade, na teoria é super possível. Mas se a equipe ficar perdendo pontos bestas por jogar sem vontade e Ceni ficar inventando jogador na posição errada ou deixar jogando quem está mal, dificilmente vai dar. A culpa é 60% do elenco, sempre foi desde a era Dome, que por sinal foi melhor que Ceni!

  • Segundo ele, os atletas não têm atravessado grande momento e são os verdadeiros responsáveis pela fase do time. Dize o Andrade e eu concordo plenamente com ele , a culpa não é do Ceni e sim dos jogadores!!

Recent Posts

Situação do Cruzeiro repercute no exterior

A atuação do Cruzeiro no vice-campeonato da Copa Sul-Americana chamou atenção também dos jornais argentinos,…

11 minutos ago

Fernando Diniz aponta culpado pela derrota do Cruzeiro na final

O técnico Fernando Diniz não fugiu da responsabilidade pelo vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Ele apontou…

11 minutos ago

Benjamin Back crava campeão do Brasileirão

O apresentador da CNN voltou a cravar o time que será campeão brasileiro. Ele já…

12 minutos ago

A decisão do STJD direcionada ao Atlético-MG

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou a data do julgamento do Atlético-MG por…

22 minutos ago

O verdadeiro motivo pelo qual Tiquinho Soares foi expulso por Ramon Abatti Abel

Entenda o motivo O Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com o Vitória,…

32 minutos ago

Atlético-MG x Botafogo: Gabriel Milito ganha desfalque importante para a final da Copa Libertadores

Zaracho sofre nova lesão No segundo tempo do jogo entre São Paulo e Atlético-MG, no…

42 minutos ago