Flamengo

Desinteresse de jovens por futebol faz Flamengo apostar no público infantil

A Associação dos Clubes Europeus (ECA) divulgou um estudo preocupante em dezembro de 2020: o interesse da nova geração por futebol está diminuindo. Ao todo, 40% dos entrevistados com idades entre 16 e 24 anos afirmaram não ter interesse algum pelo esporte. Além disso, 36% deles demonstraram tendência a torcer por clubes que não sejam de seu próprio país. O alerta foi ligado no Flamengo, que percebeu que precisava se reinventar para manter o posto de maior torcida do mundo.

Mas o Rubro-Negro não mirou nos jovens, e sim nas crianças, e adotou uma estratégia de longo prazo — utilizar recursos audiovisuais e músicas da torcida para captar jovens torcedores. Assim nasceram os “Flamiguinhos”, um projeto de sucesso entre pais e filhos rubro-negros, que aposta em influências infantis — como o “Patati e Patatá” na década de 1990 e a “Galinha Pintadinha” entre os pequenos de hoje.

— Recebemos centenas de relatos de crianças que os pais torcem para times diferentes e os Flamiguinhos fez a diferença na escolha. Além disso, 22% da população adulta no Brasil afirma não ter um time de preferência. Acreditamos que o quanto antes essas crianças tiverem acesso ao conteúdo apropriado para essa faixa etária, mais cedo elas irão se conectar com o futebol e decidir — explica Wagner Corrêa, produtor do ‘Flamiguinhos’.

Lançado no Youtube pelo Rubro-Negro, o canal produzido pela Grajaú Filmes tornou-se uma popular opção para quem quer ensinar os pequenos a terem identificação com o clube. A ideia é conseguir convertê-los em torcedores no futuro. Mesmo que a atual temporada esteja sendo de frustração com as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo está indo bem fora dele.

O sucesso foi imediato e os números superaram as expectativas. No ar há nove meses, o canal conta com mais de 135 mil inscritos e seis milhões de visualizações. As músicas lançadas em plataformas de áudios têm mais de cem mil reproduções e os vídeos contam com a presença de atletas do atual elenco, como Gabigol, Everton Ribeiro e Willian Arão, e famosos como o cantor Dudu Nobre, assumidamente rubro-negro. Isso também é estratégia do clube.

— As crianças não se identificam tão rapidamente com o escudo. As principais referências são as cores, as músicas e os ídolos. Os personagens dos Flamiguinhos vieram para antecipar essa relação e ter os ídolos atuais e do passado como desenho animado ajuda a despertar essa paixão. É também uma forma de aproximar os adultos do canal — completa Wagner.

Flamengo tenta se aproximar do público infantil com o Flamiguinhos (Foto: Divulgação)

Segundo Marcelo Palaia, especialista em marketing esportivo e professor da ESPM, o movimento do Flamengo em busca da torcida das crianças é parecido com o de atrair a atenção do adolescentes quando criou times de e-sports (esportes eletrônicos), um nicho que tem crescido demasiadamente no mundo todo. Para ele, o Rubro-Negro estende uma comunicação para um público que será seu consumidor no futuro.

— Cativar o público infantil requer conteúdos que não estão necessariamente ligados a futebol. Alguns canais importantes de youtubers obtém sucesso pois falam a linguagem daquilo que crianças e pré-adolescentes gostam no momento. Os vídeos do TikTok, por exemplo, são uma febre para as crianças. Acho que o clube pode associar alguns dos seus ativos, por exemplo, e tentar trazer personalidades, atletas, ídolos do clube como artistas, cantores, para dentro deste universo — comenta Marcelo.

Pais aprovam o canal

Ao menos para os pais que tentam levar as crianças aos caminhos rubro-negros, o sucesso é garantido. Como André Andrade, que gosta de assistir aos vídeos ao lado de Artur, de um ano e um mês. O nome do filho ser uma homenagem a Zico não é a única referência relacionado ao Flamengo que ele quer deixar ao seu filho.

— Na hora do almoço, o flamiguinhos está sempre presente. A gente assiste junto e o Artur sempre fica vidrado nas músicas. Ele não abre a boca [para comer] enquanto a música não tocar. Dança todas e gosta muito do hino do Flamengo porque é animada, em ritmo de samba — brinca o rubro-negro.

Helder Martins usa o Flamiguinhos para apresentar o Flamengo a seu filho (Foto: Arquivo pessoal)

Já Helder Martins é pai de Henrique, de um ano, e o colocou para assistir poucos dias após o pequeno nascer.

— Minha esposa brinca que eu sou mais fã dos Flamiguinhos que ele (risos). Não é um simples musica infantil, tem um conteúdo. Passei a diariamente colocar para ele ouvir. Quando ele chorava, um colocava as músicas e ele parava— revela.

Os personagens infantis do Flamiguinhos têm seus nomes inspirados em ídolos rubro-negros, entre eles estão Tuco (Zico), Lulu (Luísa Parente), Beto (Alberto Borgerth), Keka (Érica Lopes, a Gazela Negra), Carlinhos (Carlinhos, o Violino), Vitória (hino do clube), Canela (Togo Renan Soares) e Ferusa (primeira embarcação do remo do clube).

Projeto oferecido

A Grajaú Filmes chegou a oferecer o projeto para outros clubes brasileiro, incluindo os do Rio de Janeiro, mas problemas financeiros impediram os clubes de abraçá-lo.

— Tivemos contatos com pelo menos dez outros grandes clubes do Brasil e até de outros países, que nos procuraram para entender o modelo de negócios, oportunidades e custos envolvidos. Já vemos ações específicas para o público infantil em clubes como Barcelona, Manchester City, Borussia Dortmund, Liverpool, entre outros. O Flamengo foi pioneiro no Brasil, mas tenho certeza que os principais clubes do Brasil em breve terão algo similar para seus pequenos torcedores. É um caminho sem volta — explica Wagner.

Retirado de: Extra

Equipe Gávea News

View Comments

  • Infelizmente esses jovens mimisentos não deveriam te chance em nada nessa vida, já estão todos com pensamentos torcidos e distorcidos, só pensam besteiras, a oportunidade que um jovem adolescente hoje tem, nós que somos das décadas de 70,80,90 não tivemos, são oportunidades em todas as áreas, mas nenhum delesquerem se esforçar pra aprender, tem tudo mastigado, é só se empenhar seja la qual for a oportunidade, sinceramente não sei o que se passa na cabeça desses jovens adolescentes de hoje em dia, oportunidades eles têm e de montão, falta pulso firme dos pais para os ensinar verdadeiramente o caminho!

  • É muito importante fazer que todo atleta do Flamengo e os que chegarão ao clube, conheçam e compreendam a história do clube e, o mais importante, que devem ser profissionais responsáveis, pois são espelho para as crianças, adolescentes, jovens e adultos em todos os tempos. Isso deve ser sempre fortalecido com excelentes atuações dos atletas em todas as modalidades esportivas. Em especial no futebol, por se tratar do esporte mais difundido e preferido por todos.

    • Sem generalizar. Parabéns a está linda família da foto e a mamãe que não aparece na foto, o neném está no caminho certo. Meus sinceros respeitos e admiração,mesmo não conhecê-los

Recent Posts

Ele foi campeão pelo Flamengo e agora vai jogar em outro time do Rio de Janeiro

Erick Flores oficializou seu retorno ao Boavista, conforme divulgado no último sábado (23) pelo clube…

27 minutos ago

Flamengo poderá ser punido pelo STJD

Flamengo será julgado por briga de torcedores Os torcedores de Fluminense e Flamengo, acusados de…

2 horas ago

Ele trabalhou na Europa e agora poderá substituir Marcos Braz no Flamengo

Flamengo mira na contratação de José Boto O Flamengo pode contar com um português na…

2 horas ago

Situação do Cruzeiro repercute no exterior

A atuação do Cruzeiro no vice-campeonato da Copa Sul-Americana chamou atenção também dos jornais argentinos,…

4 horas ago

Fernando Diniz aponta culpado pela derrota do Cruzeiro na final

O técnico Fernando Diniz não fugiu da responsabilidade pelo vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Ele apontou…

4 horas ago

Benjamin Back crava campeão do Brasileirão

O apresentador da CNN voltou a cravar o time que será campeão brasileiro. Ele já…

4 horas ago