A temporada de 2020 trouxe muitos desafios ao Flamengo. Isso porque o clube havia sido bem sucedido em quase todas as competições que disputou em 2019 e a diretoria fez investimentos grandes na expectativa de continuar a boa fase.
Porém, por conta da pandemia, o futebol teve uma pausa e, desde seu retorno, os estádios não puderam mais receber o público. A questão da bilheteria, sozinha, já traria um déficit importante aos cofres rubro-negros. Para acrescer à conta, o Fla passa por uma crise nos bastidores, que refletiu em campo e o elenco ainda não conseguiu se estabilizar.
Além destas questões, o time perdeu também uma quantia importante em relação às transmissões feitas pela Rede Globo. Enquanto o Corinthians, que teve campanha mediana no Brasileirão, receberá a maior cota de transmissões em TV aberta, o Flamengo, que é um clube mais visado, não ganhou tanta visibilidade, tendo menos partidas transmitidas.
Confira as maiores cotas da TV aberta:
- Corinthians – 18,7 milhões de reais (17 jogos)
- Flamengo – 14,3 milhões de reias (13 jogos)
- Vasco – 14,3 milhões de reais (13 jogos)
- Fluminense – 13,2 milhões de reais (12 jogos)
- São Paulo – 12,1 milhões de reais (11 jogos)
Apesar de ser um dos que mais lucram na TV aberta, é na fechada que o Flamengo cai. O fato se deve ao rubro-negro ter um número de partidas transmitidas pelo SporTV muito inferior às demais equipes, tendo 6 partidas televisionadas, enquanto adversários como Vasco e Fluminense possuíram 13 e 12, respectivamente.
Mesmo com o valor por partida sendo menor (R$ 700 mil, contra R$ 1,1 milhão na TV aberta), a quantia de jogos faz toda a diferença no final, uma vez que a diferença é bem grande. A questão pode mudar até o fim do processo mas, até o momento, o Mais Querido está sendo prejudicado pelo processo.
Ainda com diversas questões a seres resolvidas, o Flamengo treina durantes esta semana com foco na partida contra o Corinthians no domingo (14). O duelo ocorrerá às 16h (horário de Brasília) e terá a transmissão garantida pela TV Globo.