O regulamento do Campeonato Carioca de 2021 prevê multa para o clube que não escalar seus titulares a partir da quarta rodada da competição. Há exceção, definida no artigo 41, a quem apresentar “justo motivo” para não escalar a equipe “considerada principal” – os termos entre aspas constam no regulamento (leia mais abaixo).
A Ferj colocou no regulamento esta medida – aprovada pelos clubes em reunião arbitral no fim do ano passado – para evitar alto número de jogos sem equipes principais. Ou seja, para evitar esvaziamento do campeonato. Na edição de 2020, Botafogo, Flamengo e Vasco usaram reservas ou sub-23 pelo menos em parte da Taça Guanabara.
A pena estipulada é do valor correspondente à cota fixa de direitos de TV – caso já tenha recebido, está previsto multa neste valor, que será repassado aos clubes participantes. A oferta da TV Record, que já tem assinatura da maioria dos participantes, é de R$ 11 milhões para todos os clubes dividirem.
Em situações bem distintas para iniciar a temporada 2021, os clubes grandes ainda fazem análise de planejamento para os jogos depois do Brasileiro. Existe tendência de todos eles começarem o Estadual com jovens jogadores, oriundos das categorias de base, com um ou outro reforço pontual.
O Flamengo vai dar período de folga para o grupo principal após o fim do Brasileirão, mas uma equipe com jovens que estouraram idade no sub-20, como Richard Rios e Matheuzinho, e destaques da base ficarão à disposição para as duas primeiras rodadas. No Fla-Flu do dia 20, pela terceira rodada, o clube informou que todo elenco estará à disposição. O Rubro-Negro está classificado para a Libertadores.
Outro na Libertadores, o Fluminense, com 60 pontos no Brasileiro, depende da definição se vai direto para a fase de grupos (começa dia 21 de abril) ou se inicia na fase preliminar, que tem início dia 24 de fevereiro, mas os brasileiros só entram na fase 2 preliminar, que deve ficar para o início de março. O time iniciará o estadual com jovens do sub-23, que receberam férias em janeiro.
Os casos de Botafogo, rebaixado para a Série B, e Vasco, na luta para evitar o quarto rebaixamento, são diferentes. Provavelmente vão jogar com os titulares depois das rodadas iniciais e começam a competição com jogadores jovens. Ambos comunicaram que irão cumprir o regulamento.
Confira o texto do Art. 41:
“A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato.”
Em edições passadas, a Ferj já restringiu o uso de atletas reservas e sub-20 para não ficar em segundo ou até terceiro plano num início de temporada – momento em que as equipes grandes têm tempo curto e privilegiam a preparação e aprimoramento físico para a sequência do ano.
Em 2016, em pé de guerra com o Flamengo do presidente Eduardo Bandeira de Mello, a Ferj colocou em regulamento – aprovado pelos clubes – limite de cinco jogadores sub-20. No ano seguinte (2017), era permitido inscrever 10, mas, por jogo, apenas cinco jogadores. Em 2018, a restrição caiu.
Ainda em 2016, havia previsão de multa em caso de atletas inscritos em competições nacionais ou internacionais que não estivessem aptos a atuar no Carioca. Era uma forma de obrigar os grandes – principalmente o Flamengo – a não pouparem seus atletas no Carioca para jogar Copa do Brasil ou Libertadores da América.
A pena prevista era de “até R$ 50.000,00 por cada atleta que faça parte da relação dos atletas para qualquer dessas duas últimas hipóteses e não faça parte dos inscritos para o campeonato estadual”.
Retirado de: Globo Esporte
Kanu projeta reação do Bahia em busca da Libertadores Apesar de uma sequência de seis…
Leila Pereira responde às críticas sobre uso de aviões particulares e ironiza nas redes sociais…
Lucas Moura destaca superação após eliminação na Libertadores e busca por mais títulos no São…
O Corinthians vai fazer uma proposta para adquirir os direitos econômicos do goleiro Hugo Souza…
Santos terá 11 Meninos da Vila no elenco para o último jogo da temporada contra…
Gaviões da Fiel critica processo de impeachment no Corinthians e convoca torcedores para mobilização O…
View Comments
Kkkkkkkkk é piada mesmo... Será que eles vão querer que o Fla jogue com os titulares que estão terminando o brasileiro??? O Fla tem 2 times, sem problemas escalar os titulares kkkkkkkk federação carioca lixo querendo invadir a jurisdição dos clubes
Nada haver titular ou não flamengo é flamengo,ponto final....
Não poderia valer para os clubes de menores investimentos
Resumo da ópera:
FERJ SENDO FERJ
Campeonato Carioca chato, sem graça, com times fracos, ou seja, como tem o melhor e mais qualificado elenco do Brasil, alguém tem dúvidas que o Mengão será novamente o campeão do Carioca 2021???
Pra cima deles Mengão. SRN.
isso não existe no mundo do futebol! agora os clubes aceita se quiserem não são obrigados assinar algo que não existe! O que não pode é aceitar agora e depois vim reclamar.
Que eu saiba isso não ta correto os times pode escalar quem eles querem.
Estão caçando todo jeito de prejudicar o Flamengo, mais não vão conseguir não, problema dos outros clubes que não tem condições de ter dois elencos, pra cima deles mengão.
Interferência absurda, porém, pelo que entendi os clubes concordaram!!!
Ferj sendo Ferj.
Porque ao invés de ficarem querendo decidir as escalações dos times no carioca eles não vão se preocupar com coisas que sejam realmente da alçada deles?
Mais pra quem tá desembolsando 11 milhões para os times não querem trasmitir jogador de banco ou base e todos soubemos quem e titular banco e base
Bora mengão pra cima deles