O Vasco entrou, nesta terça-feira, com pedido no STJD de anulação do jogo contra o Internacional, que ocorreu no último domingo. O clube questiona o fato de o gol de Rodrigo Dourado não ter sido revisado pelo VAR por conta de uma pane na tecnologia. O pedido já foi encaminhado ao presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Otávio Noronha.
No último domingo, após a derrota por 2 a 0 para o Inter, o Vasco informou que seu departamento jurídico estava trabalhando para pedir a anulação do jogo.
O Vasco argumenta que houve um erro de direito decorrente da inobservância do Protocolo VAR. O clube entende que deveria ter sido comunicado sobre o não funcionamento do VAR no lance, mas afirma não ter sido notificado, assim como o fato não foi citado na súmula.
O Vasco também entende que caberia à arbitragem aguardar a calibragem do VAR, uma vez que a Hawk-Eye, empresa responsável, afirmou em nota que o problema foi solucionado em poucos minutos.
Além da ação, o Vasco solicitou a apresentação dos áudios e vídeos do VAR, desde antes da partida até depois do término, pois suspeita que o equipamento do VAR não estivesse funcionando quando a bola rolou.
Apesar de a súmula do jogo feita pelo árbitro Flávio Rodrigues ter ignorado o problema com VAR e ter relatado que não houve nada de anormal em São Januário, o Vasco solicitou logo após a partida, ao delegado do jogo, que ele anexasse o ofício ou informasse o posicionamento no documento. Esse é outro documento, feito pelo delegado da CBF, e o único que cabem observações solicitadas pelos clubes.
O presidente do STJD, Otávio Noronha, vai analisar o pedido do Vasco e pode receber ou indeferir. Se entender que houve um erro de direito, ele receberá, e o caso irá para pauta de julgamento do Pleno do STJD. Caso entenda que não houve erro de direito e, sim, erro de fato, ele vai indeferir e arquivar o caso. Não há prazo para a decisão de Otávio Noronha, a tendência é que o caso seja analisado rapidamente, dentro de alguns dias.
Caso a ação seja levada adiante, a CBF não vai poder homologar o resultado da partida e os três pontos do Inter, líder do Brasileirão, serão retirados até que uma decisão final seja tomada.
Em nota, o Vasco informou que o pedido de impugnação da partida foi feito na forma do art. 84, II, do Código Brasileiro da Justiça Desportiva.
Diante de todo o acima exposto, demonstrado o evidente erro de direito decorrente da não aplicação das Regras do Jogo, cumpre ao CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA reiterar o requerimento feito alhures, no sentido de que, na forma da previsão contida no 3º do artigo 84 do CBJD, seja procedida a intimação do Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, para que se tome ciência do inteiro teor da presente e se abstenha de homologar o resultado da partida em questão até o trânsito e julgado desta demanda, pugnando pela procedência total da presente Impugnação de Partida, para que seja determinada a anulação da partida ocorrida no dia 14 de fevereiro do corrente (domingo) válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020, contra a equipe do SPORT CLUB INTERNACIONAL, na forma do inciso II do artigo 84 do CBJD c/c 1º Artigo 259 do CBJD, em razão da ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra e, consequentemente seja determinada a remarcação da partida nos mesmos moldes da partida original, com o perfeito funcionamento do VAR, por ser medida inteira e salutar JUSTIÇA”
Após a partida, ainda em São Januário, o diretor-executivo Alexandre Pássaro, protestou em pronunciamento.
— O que aconteceu foi um absurdo. Se a linha não estava calibrada, paralisasse a partida até isso ser checado. Como a gente volta no tempo para definir o que aconteceu naquele lance? Poderia ter sido o Inter o prejudicado, mas quem sai prejudicado é o futebol brasileiro, quem faz de tudo pra entregar um campeonato enquanto as decisões e o jeito que se conduz a arbitragem brasileiro faz de tudo para destruí-lo – protestou Pássaro.
O manual para árbitros e para implementação do VAR diz, que “uma partida não é invalidada devido a defeito(s) na tecnologia do VAR (no que se refere à tecnologia da linha de gol (GLT); decisão errada envolvendo o VAR (dado que o VAR é um membro da arbitragem; a decisão de não revisar um incidente; a revisão de uma situação não revisável.”
Em outro trecho, há previsão de “defeito no sistema”, temporário ou permanente. Neste caso, o árbitro e assistente de revisão devem sempre tomar uma decisão, “isto é, ARBITRAR como se não houvesse VAR”.
Retirado de: Globo Esporte
Corinthians vence Vasco e mantém sonho de Libertadores, enquanto Vasco segue em alerta O Corinthians…
O treinador José Mourinho descartou completamente a possibilidade dele e Cristiano Ronaldo reeditarem no Fenerbahçe,…
Time baiano foi ao Rio e garantiu mais um ponto no torneio No último sábado…
O presidente Marcelo Teixeira já havia definido que o novo treinador do Santos seria Cuca,…
Nicolás De La Cruz, meio-campista do Flamengo, utilizou suas redes sociais para desmentir rumores sobre…
Do que o Cruzeiro precisa para se classificar? O vice-campeonato da Copa Sul-Americana frente ao…
View Comments
Um.impedimento desse não precisava de var bandeirinha vou que tava impedido
CBF tentando a todo custo tirar o título do Flamengo. Ta um negocio descarado demais isso. O trouxa da vez foi o Vasco, mas poderia ser qq time nessa reta final. Garfaram bonito o Vasco, ta mais do que nitido isso, vergonhosa atuação do VAR e da arbitragem.
A CBF tinha era q apoiar o flamengo e deixar de ser clubista. O flamengo voltou a botar o nosso futebol no mundo, fla reinventou a forma de jogar, a forma de administrar um clube,gerenciar, trouxe estrutura e modelo de gestao de fora. Isso e extremamente elogiável!!! Na mao do clubismo da CBF, o exemplo do nosso time virou arrogância e empecilho para os planos deles.
Não vai dar em nada, o tri rebaixado quis entregar o jogo. Tomara q sejam rebaixados na próxima rodada.
Tudo isso só pra não parecer que vasco entregou o jogo
Tem que ser rebaixado mesmo
Não vai ter anulação nenhuma de jogo, o Gol do Dourado foi impedido e o pênalti Claro no Cano, quase foi anulado pelo var, só não foi anulado pq o árbitro foi coerente!
Persebe-se a clara intenção da CBF/Globo, de ajudar o Inter a levar esse brasileiro através do VAR. Não foi só contra o Vasco que o Var errou, mas contra vários adversários anteriores.
É perigoso o VAR tirar o título do Flamengo dentro do Maracanã, no domingo. Se depender da #Globolixo e da CBF sua parceira, o Flamengo não ganha mais nada!!!
CBF tentando a todo custo tirar o título do Flamengo. Ta um negocio descarado demais isso. O trouxa da vez foi o Vasco, mas poderia ser qq time nessa reta final. Garfaram bonito o Vasco, ta mais do que nitido isso, vergonhosa atuação do VAR e da arbitragem.
A CBF tinha era q apoiar o flamengo e deixar de ser clubista. O flamengo voltou a botar o nosso futebol no mundo, fla reinventou a forma de jogar, a forma de administrar um clube,gerenciar, trouxe estrutura e modelo de gestao de fora. Isso e extremamente elogiável!!! Na mao do clubismo da CBF, o exemplo do nosso time virou arrogância e empecilho para os planos deles.
Para a CBF qualquer time pode ser o campeão brasileiro, menos o Flamengo.
Cbf e globo, os dois
Já comentei aqui que essa tentativa do Vasco não vai dar em nada. Mas, que o jogador do Inter estava impedido, isso estava. Não achei pênalti, e o cara bateu mal, do mesmo jeito que nós contra o Racing, pela libertadores. Impressionante foi no segundo gol do Inter a atitude do jogador do Vasco, foi muito estranho. Bom, vamos deixar o Vasco de lado, o importante é o Flamengo. Se não tivéssemos errado tanto nesse campeonato, já teríamos sido campeões antecipado. Como não adianta chorar o passado, temos é que vencer as duas partidas restantes e fim de papo. Nosso time é melhor do que o do Inter. Se jogarmos com seriedade e responsabilidade, se nenhum jogador cometer erro sério, como o de Isla contra o Bragantino, e se os jogadores derem tudo de si, levamos o título. Pra cima do Inter no domingo. Avante Flamengo.
É isto ai amigo falou pouco e acertado
Impedimento claro, não precisava nem de VAR🤦♂️
Fala do lance do inter é mole quero ver falar do pênalti que deram a favor do va2co que nem ouve e o merd... do cano perdeu
Flamengo tem que ganhar os dois jogos que falta e bem se meter nisso aí!!
Deixa o Vasco chorar porque o medo deles é o inevitável rebaixamento.
Nem*