Apesar da briga ponto a ponto pelo título e a disputa contra o rebaixamento, o grande protagonista da reta final do Brasileirão 2020 tem sido o VAR e a arbitragem.
Na partida entre Flamengo x Internacional, a polêmica foi pela expulsão do lateral Rodinei após falta em Filipe Luís. O árbitro Raphael Claus marcou falta, foi chamado ao vídeo para rever o lance e decidiu pela aplicação do cartão vermelho.
Nas duas últimas rodadas, o Internacional esteve envolvido em duas polêmicas com o VAR. Além dessa contra o Fla, no jogo contra o Vasco, a linha do árbitro de vídeo estava descalibrada no lance do gol Colorado. Em levantamento feito pelo ge, o time gaúcho é o que tem maior saldo favorável pela utilização do vídeo.
Em 37 rodadas do Brasileirão 2020, o VAR interferiu diretamente 16 vezes nos jogos do Internacional. São dez decisões favoráveis contra seis decisões contrárias. Sendo assim, um “saldo positivo” de quatro.
Já o Flamengo teve 21 interferências em suas partidas. Dessas, 12 foram a favor e nove foram contrárias, tendo um saldo positivo de três.
Times mais ‘ajudados’ e ‘prejudicados’ pelo VAR no Brasileirão 2020:
- Top-3 dos mais “favorecidos”:
- Athletico: 9 favor e 5 contra
- Internacional: 10 favor e 6 contra
- Flamengo e Fortaleza: 12 favor e 9 contra
- Top-3 dos mais “prejudicados” no VAR
- Vasco: 17 contra e 5 favor
- Sport: 11 contra e 7 favor
- Botafogo: 14 contra e 10 favor
Retirado de: Hashtag Rubro-Negro