Nunca na história do Brasileirão um time deixou o título escapar na 38ª rodada

Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Nesta quinta-feira (25), a temporada de 2020 do Campeonato Brasileiro terá sua última rodada disputada. Assim como os demais clubes, o Flamengo tem seu jogo marcado para as 21h30 (horário de Brasília), com o São Paulo sendo seu adversário.

Na rodada passada, o rubro-negro assumiu a liderança da tabela e ficou mais perto de conquistar seu octacampeonato. De acordo com a história da competição desde que começou a ser disputada pelos pontos corridos, não houve nenhum clube que ultrapassou o primeiro colocado no duelo final e levou o título. Ou seja, nunca uma equipe deixou o troféu escapar na rodada final.

O acontecimento que chegou mais próximo ocorreu em 2005. Na edição citada, o Internacional brigava com o Corinthians pela taça. Porém, em função da derrota do alvinegro na 38ª rodada, o Colorado seria campeão se vencesse o Coritiba, o que não ocorreu.

E por falar em história, em 2009, o Flamengo assumiu a primeira posição na tabela, assim como nesta temporada, e conquistou seu hexacampeonato. Outra similaridade entre 2009 e 2020 é que, na edição em questão, o rubro-negro liderou somente 2 rodadas, justamente as mais importantes.

Mesmo que as estatísticas não entrem em campo, é fato que, assim como há o tabu contra o São Paulo, o Mengão também possui um retrospecto que conta a seu favor. Com 71 pontos, o Flamengo disputa o título do Brasileiro com o Internacional, que possui o saldo de 69 pontos.