A Copa Libertadores 2021 pode ter quatro times brasileiros no mesmo grupo? A resposta é não.
A pergunta, em tese, até é pertinente. O Brasil tem chances de contar com representantes nos quatro potes do sorteio que será realizado em 9 de abril —Palmeiras, Flamengo e provavelmente São Paulo como cabeças de chave; Inter e Atlético-MG no pote 2; e Fluminense no pote 3. Grêmio e Santos, se avançarem da fase preliminar, entram no pote 4. Se dependesse apenas da sorte, o encontro de quatro times brasileiros em um mesmo grupo seria possível.
Acontece que, apesar da distribuição nos potes, a Conmebol não permite clubes do mesmo país se enfrentando na fase de grupos. A única exceção é se um deles alcançar vaga pelas fases preliminares.
Nesse cenário, até dois times de nacionalidade igual podem integrar a mesma chave. Isso aconteceu no ano passado, quando Grêmio e Internacional dividiram o Grupo E com Universidad Católica (CHI) e América de Cali (COL). Corinthians e São Paulo (2015) e Atlético-MG e São Paulo (2013) são outros exemplos dessa situação.
A Conmebol, como nos últimos anos, usará seu ranking divulgado em fevereiro para dividir os times nos potes —a pontuação leva em conta resultados recentes e antigos nas competições da entidade e também performance nos campeonatos nacionais. São 32 times, divididos em quatro potes de oito, para se definir as oito chaves de quatro equipes cada. Como atual campeão, o Palmeiras, quarto no ranking, será cabeça de chave do Grupo A. O Flamengo (6º) também estará no pote 1, possivelmente com o São Paulo (13º) junto.
Mas vale destacar que a divisão dos potes ainda pode mudar. O São Paulo aguarda definição do Campeonato Uruguaio para saber se fará parte do pote 1 ou 2. O Tricolor precisa “secar” Nacional ou Peñarol no torneio do Uruguai, que só será definido no fim de março. Se os dois forem para a fase de grupos, o que ainda é possível, o São Paulo passa para o pote 2, e poderá cair, por exemplo, na mesma chave de times cabeças de chave, como River Plate e Boca Juniors.
O Nacional hoje é o melhor time do Uruguai e favorito ao título e, consequentemente, a uma vaga direta no pote 1. Já o Peñarol vive situação complicada no torneio: precisa vencer o segundo turno para manter chances de ir para a Libertadores, mas atualmente é o quarto colocado, cinco pontos atrás do líder Liverpool a quatro rodadas do fim.
A fase de grupos da Libertadores está prevista para ter início no fim de abril.
Veja a projeção dos potes para o sorteio dos grupos da Libertadores:
Pote 1 (Cabeças de chave)
- Palmeiras (Grupo A por ser o atual campeão) – 4º no ranking
- River Plate (ARG) – 1º
- Boca Juniors (ARG) – 2º
- Flamengo – 6º
- Cerro Porteño (PAR) – 11º
- Olímpia (PAR) – 12º
Os dois últimos times do pote 1 podem ser:
- Nacional (URU) – 5º
- Peñarol (URU) – 8º
- São Paulo – 13º
Pote 2
- Inter – 18º
- Atlético-MG – 19º
- Independiente Santa Fé (COL) – 21º
- Racing (ARG) – 22º
- LDU (EQU) – 26º
- Universidad Católica (CHI) – 30º
- Defensa y Justicia (ARG) (campeão da Copa Sul-Americana) – 37º
O oitavo time do pote 2 pode ser:
- São Paulo – 13º
- Barcelona (EQU) – 31º
Pote 3
- Vélez Sarsfield (ARG) – 33º
- Sporting Cristal (PER) – 35º
- América de Cali (COL) – 36º
- Fluminense – 39º
- The Strongest (BOL) – 40º
- Universitario (PER) – 46º
- Deportivo Táchira (VEN) – 60º
O oitavo time do pote 3 pode ser:
- Barcelona (EQU) – 31º
- Argentinos Juniors (ARG) – 81º
Pote 4
- Deportivo La Guaira (VEN) – 127º
- Unión La Calera (CHI) – 128º
- Always Ready (BOL) – 145º
- G1 (classificado da fase preliminar)
- G2 (classificado da fase preliminar)
- G3 (classificado da fase preliminar)
- G4 (classificado da fase preliminar)
O Uruguai pode ter um classificado que não seja Nacional ou Peñarol. Os candidatos são Rentistas (250º) e Montevideo City Torque (sem ranking), que entrariam no Pote 4 e empurrariam o Argentinos Juniors para o pote 3.