A Copa Libertadores 2021 pode ter quatro times brasileiros no mesmo grupo? A resposta é não.
A pergunta, em tese, até é pertinente. O Brasil tem chances de contar com representantes nos quatro potes do sorteio que será realizado em 9 de abril —Palmeiras, Flamengo e provavelmente São Paulo como cabeças de chave; Inter e Atlético-MG no pote 2; e Fluminense no pote 3. Grêmio e Santos, se avançarem da fase preliminar, entram no pote 4. Se dependesse apenas da sorte, o encontro de quatro times brasileiros em um mesmo grupo seria possível.
Acontece que, apesar da distribuição nos potes, a Conmebol não permite clubes do mesmo país se enfrentando na fase de grupos. A única exceção é se um deles alcançar vaga pelas fases preliminares.
Nesse cenário, até dois times de nacionalidade igual podem integrar a mesma chave. Isso aconteceu no ano passado, quando Grêmio e Internacional dividiram o Grupo E com Universidad Católica (CHI) e América de Cali (COL). Corinthians e São Paulo (2015) e Atlético-MG e São Paulo (2013) são outros exemplos dessa situação.
A Conmebol, como nos últimos anos, usará seu ranking divulgado em fevereiro para dividir os times nos potes —a pontuação leva em conta resultados recentes e antigos nas competições da entidade e também performance nos campeonatos nacionais. São 32 times, divididos em quatro potes de oito, para se definir as oito chaves de quatro equipes cada. Como atual campeão, o Palmeiras, quarto no ranking, será cabeça de chave do Grupo A. O Flamengo (6º) também estará no pote 1, possivelmente com o São Paulo (13º) junto.
Mas vale destacar que a divisão dos potes ainda pode mudar. O São Paulo aguarda definição do Campeonato Uruguaio para saber se fará parte do pote 1 ou 2. O Tricolor precisa “secar” Nacional ou Peñarol no torneio do Uruguai, que só será definido no fim de março. Se os dois forem para a fase de grupos, o que ainda é possível, o São Paulo passa para o pote 2, e poderá cair, por exemplo, na mesma chave de times cabeças de chave, como River Plate e Boca Juniors.
O Nacional hoje é o melhor time do Uruguai e favorito ao título e, consequentemente, a uma vaga direta no pote 1. Já o Peñarol vive situação complicada no torneio: precisa vencer o segundo turno para manter chances de ir para a Libertadores, mas atualmente é o quarto colocado, cinco pontos atrás do líder Liverpool a quatro rodadas do fim.
A fase de grupos da Libertadores está prevista para ter início no fim de abril.
Pote 1 (Cabeças de chave)
Os dois últimos times do pote 1 podem ser:
Pote 2
O oitavo time do pote 2 pode ser:
Pote 3
O oitavo time do pote 3 pode ser:
Pote 4
O Uruguai pode ter um classificado que não seja Nacional ou Peñarol. Os candidatos são Rentistas (250º) e Montevideo City Torque (sem ranking), que entrariam no Pote 4 e empurrariam o Argentinos Juniors para o pote 3.
Quem será que vence esse duelo? Neste sábado (23), o confronto entre Atlético-GO e Palmeiras…
Neste sábado, o SBT será palco de um grande momento do futebol sul-americano: a final…
Grande decisão acontece neste sábado (23) Cruzeiro e Racing entram em campo logo mais, às…
Cruzeiro aposta em Cássio para conquistar a CONMEBOL Sul-Americana contra o Racing O Cruzeiro tem…
A Conmebol parabenizou o Flamengo pelo título da Copa Libertadores da América neste sábado (23/11),…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Grêmio se concentram nos bastidores do…
View Comments
Libertadores 2021 é obrigação
#VamosFlamengo
#CampeaoDeTudo2021
2007 caiu Flamengo e Parana no mesmo grupo
2017 caiu Flamengo e Athletico no msm Grupo
Que louco essa liberta não vai ser fácil de levantar não. Esse ano tem muito time grande na disputa, mas vamos pra cima deles Mengo, Tua glória e Lutar ❤️🖤🏆🙏