No dia 9 deste mês, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei que prevê a mudança de nome do Estádio Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé.
A ideia não foi bem vista externamente, visto que o nome do Maracanã foi dado justamente em referência ao jornalista que ajudou a construir o estádio, que hoje é tombado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Porém, de acordo com o portal Esporte News Mundo, a proposta não passará pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC).
Os detalhes divulgados indicam que o projeto só não foi votado de imediato por conta da relação de Cláudio Castro com André Ceciliano, autor da proposta. No entanto, não há chances de dar sequência no projeto. A expectativa é de que a decisão seja anunciada oficialmente nesta quinta-feira (25).
Recentemente, o Ministério Publico do Rio de Janeiro (MPRJ), recomendou por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital que Cláudio Castro vetasse a proposta, evitando assim a violação ao patrimônio imaterial dos torcedores-consumidores.
“Como é o caso, no Rio de Janeiro, do lendário Estádio ‘Jornalista Mário Filho’ (Maracanã), que integra a identidade cultural carioca, nos termos do Decreto Municipal nº 35.877/2012”. Aponta, ainda, que a identidade cultural integra o patrimônio cultural imaterial “que, entre outros aspectos, revela as heranças e as marcas características de uma coletividade, que não podem ser tocadas, sendo, portanto, intangíveis.”
Confira o que Sérgio Coelho falou O Atlético-MG ainda festeja o empate sem gols com…
O volante Richard Ríos deixou o Palmeiras para defender a seleção da Colômbia na Data…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Internacional se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Fortaleza se concentram nos bastidores do…
O Botafogo atravessa uma fase extraordinária dentro e fora de campo. Líder do Brasileirão e…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o São Paulo se concentram nos bastidores…
View Comments
Só espero que esses come e dorme do rio de janeiro chamados de deputados não votem no plenário se não eles mudam o nome dele certeza esse petista vagabundo deve ta chupando a rola do negão só pode...
Ao meu ver o estádio do Santos que tinha que levar o nome dele e não o Maracanã... Se ele é o rei do futebol teria que ter um estádio com o nome dele em todos os países... Nacionalmente se tinha que escolher um que seja em São Paulo...
Pelé como como jogador foi uma pessoa incrível,mas fora das quatro linhas é ser humano nojento.
O MARACANÃ sempre será estádio radialista Mário filho.
Os filhos da puta ganham a maior grana as custas do povo pra ficar bundiando e inventando moda. VAGABUNDOS!
Vai ALERJ, vai Pelé todos dois tomar no CU deles!!!
O Maracanã vai continuar chamando Estádio Mário Filho pq Pelé não merece homenagem nenhuma mais nem em vida nem em morte.
Ele, Pelé cagou no pau pq nem uma filha esse corno assumiu, faltou hombridade da parte dele. Nem se esse nojento tivesse assumido a filha que ele pôs no mundo ele mereceria essa homenagem... Ele não tem nada a ver com o estado do Rio de Janeiro.
Pq não põe o nome dele no estádio de Três Corações -MG?
Pq não põe o nome dele na Vila Belmiro?
Até os santistas tem nojo dele!!!
Se tivesse que homenagear que seja o Garrincha que na minha opinião jogou muito mais que Pelé.
Ele foi homenageado no Ceará com o estádio Rei Pelé,nunca botou os pés lá!!!
Se não me engano já trocaram até o mome,acho que a Marta é a bola da vez!!!
É em Alagoas e continua com o nome dele.
Não perguntaram nada de nada ao carioca, uma verdadeira falta de respeito com os frequentadores e cariocas.
Será que esse deputado não tem mais o que fazer?Vai se preocupar com a Pandemia do Corona Vírus,com a falta de segurança, com o desemprego,falta de moradia...etc
Os paulistas que deveriam homenagear Pelé, estão nem aí com o cara!!! Mudem o nome do estádio da Vila Belmiro!!!
Kkkkkkkkkkk
Ainda bem que a razão prevaleceu, pq é tão ridícula que nem merece tanta atenção. Tantas vidas ceifadas , uma pandemia mortal e os deputados preocupados em mudar o nome de um estádio de futebol mundialmente conhecido e palco de muitas glórias. Pelé já foi homenageado em Brasília.
Pelé que ponha o nome dele na Certidão de nascimento da filha, que morreu na miséria, pelo menos poderia garantir o futuro dos netos.
Isso aí, mandou bem!!!