Destaques

Chegada de Bruno Viana pode promover retorno de Arão ao meio-campo do Flamengo

Um dos principais acertos de Rogério Ceni desde que chegou ao Flamengo foi o recuo de Willian Arão para a zaga. Tratada como invencionice por muita gente, a mexida deu resultados e mostrou qual era a ideia do treinador. Além de qualificar e verticalizar o passe nas saídas, agilizar a circulação da bola na primeira linha de construção, ter mais agressividade nas transições defensivas e ganhar velocidade na linha de defesa para adiantar o bloco de marcação. Como você leu aqui no blog em fevereiro, Bruno Viana oferece isso.

Dentro das ideias desenvolvidas no rubro-negro e encampadas por Ceni, os fatores listados acima são primordiais para um bom funcionamento do time. Há quase sempre pouco espaço no terço final do campo. Fazer a bola chegar com qualidade e rapidez aos meias e atacantes é determinante. Pressionar em bloco após a perda da posse para retomá-la rápido é outra condição decisiva para achar espaços com mais facilidade. A equipe cresceu nesses aspectos na reta final do Brasileirão.

Bruno Viana fez apenas três jogos desde que chegou ao Flamengo. Hoje, na volta dos titulares contra o Bangu, não se sabe se iniciará a partida ou começará no banco. A primeira impressão é muito boa, causando elogios de torcida e imprensa. O recorte, porém, ainda é bem curto. O nível de enfrentamento não foi alto e logicamente os desafios serão outros diante de adversários mais qualificados. O que se deve analisar, entretanto, é a caraterística do jogador dentro do time. E o encaixe é perfeito.

Além de oferecer uma boa iniciação das jogadas, Bruno protege a área logicamente melhor que Willian Arão. É um especialista da função. Acaba sendo mais completo do que Gustavo Henrique e Léo Pereira, que não gozam de prestígio com os torcedores e possuem deficiências que são constantemente expostas pelo modelo de jogo da equipe. Parece ser questão de tempo para que Ceni perceba isso.

O retorno de Arão ao meio-campo daria mais combatividade ao setor também. Diego cumpriu bem a função ao lado de Gerson, mas sua intensidade não ultrapassa os 60 minutos ao longo de uma partida. Natural pela idade e característica de seu futebol. Nunca foi um jogador voltado à parte defensiva. Arão não é um exímio marcador, mas evoluiu demais como primeiro homem de meio desde a passagem de Jorge Jesus.

Talvez até possamos ver um camisa 5 um pouco mais voltado a chegadas no ataque em comparação ao comportamento dele entre junho de 2019 e novembro de 2020, quando foi especificamente um volante de iniciação das jogadas e de proteção. Quase sempre por trás da linha da bola, próximo aos zagueiros, fazendo as transições e o balanço defensivo. Filipe Luis vem cumprindo esse papel com Ceni em diversos momentos, como mostrei aqui.

O Flamengo foi certeiro na aquisição de Bruno Viana e sua efetivação no time diminuiria até mesmo o desequilíbrio do elenco pensando a médio prazo. Com Arão no meio, a volta de Thiago Maia, e o crescimento de João Gomes e Hugo Moura, Gérson pode ser escalado mais à frente nas ausências de Everton Ribeiro e Arrascaeta, que devem sair bastante para as Seleções num ano repleto de Datas Fifa. Isso se o próprio Gérson não for convocado, outro fator que levanta a necessidade da volta do camisa 5 ao meio de campo.

Retirado de: Rodrigo Coutinho/UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Arão acertou como zagueiro, mais como volante é um monstro e temos aí B. Viana que já mostrou pra que veio comum Bom futebol jeneguro na zaga, isso logando nesses 03 jogos ai que disputou. Rogério Ceni tem que acordar pra isso e colocar ele como titular no lugar do GH pra ele pegar 100% de ritmo...

  • Até que enfim. Arão é volante. Pode ser zagueiro numa urgência.
    Tomara que RC aprenda a lição.

  • Mas ainda mesmo diego com mais idade pra mim, encaixou bem como 1 volante, time mais agressivo, pra mim arao banco, entra quando diego cancar, foi isso q levou mengao a ser campeao quando diego comecou jogar ali, lembram da liberta?

  • Acho que foi valido ter o Arão na zaga.
    É uma opção em caso de necessidade, Arão é um bom zagueiro mas no meio campo é um MONSTRO.

    • A ordem dos Zagueiros hoje é: Rodrigo Caio, Bruno Viana, Wiliam Arão, Gustavo Henrique, Noga, Otávio e Léo Pereira. A ordem dos Volantes são; Gerson, Thiago Maia, Diego, Arão, Hugo Moura, Max e Richard. Não tem o que inventar.

  • Bruno viana é bom demais!
    Não podemos de esquecer de elogiar o Gustavo henrique, que desde final do ano passado vem jogando bem

    • concordo, e ainda tem o léo pereira que não comprometeu nos jogos, gustava henrique voltando a boa forma e léo tb, temos 2 baitas reforços na zaga, ai com rodrigo caio e bruno viana não tem pq arão continuar de zagueiro, e pra volante tem o arão, thiago maia quando voltar, joão gomes e hugo moura além do gerson que pode assim como diego jogar mais a frente. Só o Ceni não querer inventar

      • concordo cntg mano, eu ainda tenho um pouco e fé que esses jogadores que não renderam nada na temporada passada, mas nessa, eu acredito que vão mostra um bom futebol, vão se esforçar mais, não querem da o vacilo de fazer besteira de novo, gostei do vitinho,do michael e até o léo pereira, mostraram mais segurança.

Recent Posts

Flamengo poderá ser punido pelo STJD

Flamengo será julgado por briga de torcedores Os torcedores de Fluminense e Flamengo, acusados de…

50 minutos ago

Ele trabalhou na Europa e agora poderá substituir Marcos Braz no Flamengo

Flamengo mira na contratação de José Boto O Flamengo pode contar com um português na…

1 hora ago

Situação do Cruzeiro repercute no exterior

A atuação do Cruzeiro no vice-campeonato da Copa Sul-Americana chamou atenção também dos jornais argentinos,…

3 horas ago

Fernando Diniz aponta culpado pela derrota do Cruzeiro na final

O técnico Fernando Diniz não fugiu da responsabilidade pelo vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Ele apontou…

3 horas ago

Benjamin Back crava campeão do Brasileirão

O apresentador da CNN voltou a cravar o time que será campeão brasileiro. Ele já…

3 horas ago

A decisão do STJD direcionada ao Atlético-MG

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou a data do julgamento do Atlético-MG por…

3 horas ago