A vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre o Vélez Sarsfield (ARG) foi motivo de muita festa para jogadores e torcida, mas voltou a aquecer o debate sobre a necessidade de eventuais ajustes que tragam maior equilíbrio ao time.
No Estádio José Amalfitani, a vitória na Libertadores foi carimbada pela marca dos craques. Seja pela frieza de Gabigol ao cobrar o pênalti ou pela categoria de Arrascaeta em seu golaço, o Fla reafirmou sua condição de um dos favoritos ao título e apresentou um cartão de visitas de respeito.
Esse triunfo de peso foi construído a partir de uma estratégia que vem sendo usado pelo técnico Rogério Ceni desde a arrancada para a taça do octa do Brasileiro, mas que se mostra mais arriscada à medida que o rival do outro lado tem maior qualidade e também quando o zagueiro Rodrigo Caio não está à disposição.
Sem o titular, Gustavo Henrique foi o escolhido para iniciar o jogo e não teve uma atuação exatamente segura. Com Arão no miolo, o time voltou a ganhar em saída de bola e presença no ataque (vide o gol de empate), mas voltou a deixar o Rubro-Negro por vezes exposto diante dos argentinos. Como os quatro ases do meio para a frente não têm tanta capacidade defensiva, Diego, mais uma vez, “carregou o piano” para fazer o time jogar.
Se o técnico falou brevemente sobre a necessidade de fazer ajustes no modo como a equipe se defende, nas entrelinhas deu a entender que não planeja nada muito drástico, tampouco urgente. Seu comentário sobre o momento de Diego como volante, derramando elogios, apenas sublinha isso.
“Eu vejo mais méritos a se destacar. Claro que temos que melhorar o sistema defensivo, mas eu vejo muito mais méritos dessa equipe”, disse Ceni. “Diego se encontrou nessa posição. Para mim, seria improvável um jogador de 36 anos jogar com tanta energia nessa posição, sem bola também. Foi combativo o tempo todo. Temos o Arrascaeta, que fez um gol importantíssimo, Gabriel também, Arão… Mas o Diego, no decorrer do jogo, foi muito equilibrado os 90 minutos. Merecedor de estar em campo todo o tempo que ficou. É um exemplo para os demais aqui dentro.”
Na hora da perda de bola, no entanto, o Fla sofreu com os contra-ataques velozes, embora o Vélez não tenha criado oportunidades claras para marcar, sendo cirúrgico nas poucas vezes em que esteve cara a cara com Diego Alves. Pela quarta vez seguida, a equipe começou o jogo perdendo, o que aumenta o desgaste físico e evidencia que há ajustes a serem feitos. A bola parada, mais uma vez, foi um tormento e resultou no segundo gol dos donos da casa.
O assunto sobre o posicionamento do time domina o papo entre os rubro-negros, porém Rogério também não tem um cardápio dos mais fartos em mãos quando se fala em sistema defensivo. Ontem, por exemplo, a opção à disposição para a zaga era Bruno Viana, que entrou no segundo tempo quando Gustavo Henrique estava pendurado e deu conta do recado. Caberá ao comandante montar o quebra-cabeça com as peças que tem em mãos e de acordo com o que o jogo pedir.
— Talvez a gente tenha que procurar pontos positivos em vez de enxergar com lupa os pontos negativos. Vamos tentar enaltecer as coisas boas que acontecem neste clube, pontuou Ceni.
Depois do início da caminhada na competição continental, o Fla volta suas atenções para o Carioca. No sábado (24), um time formado por muitos reservas encara o Volta Redonda, às 19h, no Maracanã. O Rubro-negro precisa da vitória para levantar a Taça Guanabara.
Retirado de: UOL
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Palmeiras se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Palmeiras se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Vasco se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Cruzeiro se concentram nos bastidores do…
View Comments
Vejo o RC com possibilidades de fazer um grande trabalho.
Se o time ganha, é "ganhou apesar do RC", se perde ou empata, "a culpa é do RC".
O JJ montou um bom time e uma bela equipe, porém não teve 100% de jogos impecáveis. Eu não esqueço o chocolate do Santos na última rodada.
O RC não conseguirá fazer o que o time de 2019 fez. Se ganhar os títulos da forma como está ganhando, mesmo com irregularidade, já está muito bom.
O DT não acertou a defesa, e o RC corrigiu muita coisa. O Arão não é zagueiro, mas está melhor que o Leo Pereira e o Gustavo Henrique. Tem o Bruno Viana, que falhou nos últimos jogos do Campeonato Carioca. O RC está vendo o dia-a-dia dos treinamentos. Se bota o WA é pq nos treinamentos ele está melhor que o BV.
Vamos apoiar o nosso Mengão e exaltar os pontos positivos. Qto mais criticamos, mais os adversários se aproveitam disso. Na época do JJ, mesmo jogando mal ninguém criticava. Dessa forma não davamos brecha aos adversários.
Porra só críticas ganhando ou perdendo?
Eu prefiro analisar a vitória,os 3 pontos agora os erros deixem o técnico resolver e vamos parar com esse mimimi do caralho e apoiar mais o time.
Que tal uma ação das organizadas para aumentar bastante a arrecadação com o programa sócio torcedor,hoje o Mengão tem pouco mais de 60.000 sócios torcedores e temos a maior torcida do Brasil.
Não consigo entender....quando acertam, são os jogadores....quando erram é o Treinador Rogério Ceni... é muito mimimi de nós torcedores....o JJ, tinha Contrato e quiz ir embora....o Rafinha tinha Contrato e quiz e ir embora....vamos deixar de complicar....vamos apoiar o time....há 40 anos não venciamos na Argentina....ganhamos.....vamos comemorar....deixa o mimimi para nossos adversários, vomos Flamengo !!!!!
Mais temos de se preocupar , pois no ano passado fomos eliminados
Você viu algum padrão tático? Compactação? Linhas próximas? Triangulações? Jogadas ensaiadas? Pressão na saída de bola adversária? Eficiência na bola aérea defensiva e ofensiva? NÃO, NÃO, NÃO E NÃO!!!
O que vimos foi um bando em campo, time que depende exclusivamente dos lampejos individuais dos jogadores de frente que são acima da média no continente. Um time que joga disperso, que dá liberdade ao adversário, que tem um jogador de 2m de altura na zaga e perde todas pelo alto.
O time não tem combate no meio-campo, o lateral-direito joga mais como ponta, inútil na defesa. Um zagueiro improvisado sem a menor necessidade. E ofensivamente só o que fazem é cruzar bolas.
Ceni erra não só nas escolhas dos jogadores, mas no modo de jogar do time, que tem o elenco mais caro do continente e joga um futebol pobre, permitindo que os adversários mais fracos joguem de igual pra igual e muitas vezes nos tirem pontos.
Não é mimimi, é constatação. Se você se satisfaz com mediocridade, então você torce pro clube errado.
Se é pra jogar esse futebolzinho, então não deveriam montar um elenco tão caro.
Feliz pela vitória, óbvio. Mas preocupado com o desempenho do time.
Hebert, como vc foi eloquente!
Concordo plenamente com a sua visão isenta de paixão e e totalmente técnica!
O que RC tá fazendo qualquer um faria com os recursos e estrutura que ele tem mas mãos!
É muito posso!
Tem jogar com brilho, convicção, encanto e beleza!
Não tem esquema tático definido e eficiente!
E a zaga?
Esse GH não existe!
Insisto, GHenrique,L Pereira, Vitinho, Michael têm que ser dispensados!
Caralho!!!!!! Vc é torcedor do "bostafogo" ou do "vascaindo"?????? Reclama de barriga cheia. Pelo que vc escreveu o nosso time é pior do que as merdas citadas anteriormente. Acorda. Para de reclamar...Parece até esses comentaristas que nunca chutaram uma bola e só sabem criticar. O RC tem que acertar o sistema defensivo. Isso é o mais urgente.
Eu disse anteriormente, e vou repetir pra você:
Se você se satisfaz com mediocridade, então você torce pro clube errado.
O mínimo que se espera de um time tão forte como o esse do Flamengo é que domine o adversário e não corra riscos desnecessários independente se o jogo é em casa ou fora.
Talvez quem não entenda de futebol é você, que sequer presta atenção nos fundamentos de jogo que eu mencionei no comentário anterior.
Antes de mais nada, golaço do De Arascaeta, joga demais. Mas foram 2 gols por falha do adversário e um gol pela individualidade de Gabigol. Nenhuma jogada trabalhada coletivamente como acontecia no time de Jorge Jesus. A defesa está totalmente desorganizada e não foi somente pela ausência de Rodrigo Caio. Aquele segundo gol foi uma vergonha. O cara cabecear sozinho na pequena área por causa de uma linha de impedimento muito mal feita. O primeiro foi falha individual de GH. Gerson sumido, Isla a cada dia pior e Everton Ribeiro não acerta absolutamente nada. Que gol foi aquele que ele perdeu??? Rogério Ceni tem um jogador do patamar de Pedro que tem qualidade para estar na Seleção Brasileira jogando de titular e deixa no banco e só coloca aos 42 do segundo tempo. Sendo que Gabigol pode fazer a ponta direita e Pedro ficar como homem de referência na frente. Pqp. Rogério Sêmen é muito burro.
Rogério CENI não é técnico para o Flamengo! Essa temporada vai ser como sempre nas mãos dele: UM DEUS NOS ACUDA!
Você está corretíssima, Eliane!
Já está sendo um sufoco!
E esses, que hoje se empolgam com tão pouco, serão os primeiros a crucificar o RC, porque a descrição é maior para os iludidos!
Precisamos "exigir" melhor desempenho do RC e Cia!