Não teve gol, não teve assistência ou um lance plástico. Mesmo assim, Diego Ribas foi um dos protagonistas na vitória de virada sobre o Vélez Sarsfield por 3 a 2, no Estádio José Amalfitani, pela primeira rodada do Grupo G da Copa Libertadores. A atuação em um duelo encardido e desse calibre o consolidou como o “motorzinho” do Flamengo, incansável e importante nas duas fases do jogo.
Mesmo aos 36 anos, Diego parece estar cada vez mais vigoroso e à vontade na função de volante central do Fla. Contra o Vélez, por exemplo, desarmou cinco vezes, venceu 11 duelos no mano a mano e, com a bola, foi a principal peça na transição defesa-ataque, ainda com cinco bolas longas bem-sucedidas – números destacados pelo site “Sofascore”.
Desde a chegada do técnico Rogério Ceni, Diego é quem mais vezes utilizou a faixa de capitão: 15. Na última entrevista coletiva, aliás, o camisa 10 foi tema e enaltecido pelo técnico:
— Um exemplo de atleta, um exemplo de pessoa. Uma liderança natural, uma voz ativa muito grande no grupo. Ele se encontrou nessa posição. Para mim, seria improvável um jogador de 36 anos jogar com tanta energia nessa posição. Sem bola também. Foi combativo o tempo todo. Arrascaeta fez gol importantíssimo, Gabriel também, Arão… Mas o Diego, no decorrer do jogo, foi muito equilibrado os 90 minutos. Merecedor de estar em campo todo o tempo que ficou. É um exemplo para os demais aqui dentro, falou Ceni, logo depois de Bruno Henrique também elogiar o companheiro na sala de imprensa.
— Diego é um grande jogador, importante para a equipe. Dentro de campo mostrou isso, a liderança e a força de um líder. Qualquer um que joga sempre está pronto para poder mostrar um grande futebol. E o Diego está conseguindo mostrar essa qualidade no meio-campo, disse Bruno Henrique.
Outrora reserva, Diego é a maior mudança de um Flamengo ainda instável com Ceni, que tem sofrido constantemente com falhas no sistema defensivo. Ainda há desequilíbrio coletivo, mas o capitão não tem dado brecha para sair do time. Pelo contrário. Em boa fase física e técnica, virou o “motorzinho” da equipe, eficaz para destruir e construir.
* Via Footstats
Retirado de: UOL
Confira os alvos da diretoria O Flamengo optou por não renovar o contrato do ídolo…
Técnico liga pra Fabrício Bruno O Stade Rennais, da França, retomou o interesse em Fabrício…
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
View Comments
Diego tem sangue rubro negro
A pergunta que não quer calar, o que aconteceu com Everton Ribeiro? Não foi mais o mesmo pós convocação
E hj pelo futebol apresentado eu até colocaria banco, abria o Gabi e entrava o Pedro.
Concordo, gabi direita, pedro centro e bh esquerda, da gelinho er7
Faltam Gerson e E. Ribeiro entrarem no ritmo do Diego, assim que eles atingirem o ápice físico, vão conseguir contribuir mais defensivamente, vão jogar com mais confiança ofensivamente e o Arrasca vai poder jogar mais próximo dos atacantes.
O meio campo dessa formação é muito leve, Everton, Gérson e Arrasca, tão tendo que recuar muito pra conseguirem fechar o meio campo, daí jogam longe do Bruno e Gabi. Quando o Gerson e o E. Ribeiro ficarem mais confortáveis na marcação e se entrosarem com o Diego, vão alcançar o melhor de suas formas físicas e começar a jogar com confiança.
É nesse momento que o Arrasca pode se aproximar dos atacantes e formar aquele trio bacana no ataque.
É bom o Rogério ir preparando o João Gomes, porque o Diego vai precisar de descanso.
TÁ JOGANDO MUITO.E, DO JEITO QUE A NAÇÃO GOSTA:COM RAÇA!
Também acho o Diego um baita jogador e nos ajuda em muito, só tem um detalhe: o RC tem que arrumar a defesa muito bem, uma vez que com o Diego em Campo a zaga fica muito vulnerável e muito expostas as investidas dos adversários. É a minha humildade opinião. Avante Mengão
Concordo ele é o cara que nunca desisti muito bom jogador
É Diegão!!!
Com 36 anos coloca muitos garotos no chinelo.
Brilhante no jogo de ontem e em muitos outros jogos.
Se tiver que sair alguém desse time não é você, nem Gerson e nem Arrascaeta.
Sobrou pro Everton Ribeiro.
Intocaveis:: Diego Ribas, Gerson, Arrascaeta, Diego Alves, Rodrigo Caio, Gabriel e Bruno Henrrique. São os meus intocáveis.
Que vitalidade do Diego, passa 10% pro Vitinho pra ele acordar.
Vitinho tem que respirar outros ares, O Manto pesa pra ele, infelizmente é a realidade que ninguém aceita.
É inegável que o Diego é muito inteligente e um excelente volante e Capitão, mas o time com ele fica mais lento, nos dias que ele não está inspirado. Se for substituído sempre q cansar ou qdo estiver mal, será sempre uma ótima solução em campo!
Vcs torcedores nunca estão contentes com nada, cambada de imbecis, Diego sempre foi melhor em campo
O único imbecil que comenta aqui é vc Valdemar! ...seu trouxa!!! Bunda mole, corno, broxa, vai lamber as bolas do Diego, seu otário!!!
Craque.. depois de anos jogando como meia armador, consegue se reinventar como volante.