A Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) publicou uma resolução a respeito da presença do público nas finais do Campeonato Carioca, marcadas para os dois próximos sábados entre Flamengo e Fluminense.
O comunicado indica que não há medida restritiva vigente que impeça o comparecimento de torcedores e que eles poderão ter acesso ao estádio se esse for o desejo de ambos os clubes.
No entanto, uma reunião nesta quarta-feira vai ouvir as autoridades caso Flamengo e Fluminense (que já se manifestou de forma contrária) sejam a favor. O Corpo de Bombeiros precisa dar o laudo de liberação e seguir o decreto estadual, que é mais rigoroso. No encontro virtual, o percentual de público será sugerido pelas partes interessadas.
De antemão, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado indicaram, através de uma nota, que não estão autorizados os jogos com presença de público na atual fase da pandemia. Como o município se encontra em “bandeira vermelha”, não é permitida a realização de jogos com público.
— O Decreto Rio Nº 48425, de 13 de janeiro de 2021, que suspende temporariamente a presença de público em estádios e ginásios esportivos, está em vigor. Portanto, competições esportivas podem ser realizadas, porém sem público presente, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com “O Dia”, o Flamengo teria procurado a Ferj para discutir a possibilidade, com a intenção de que as partidas tenham 30% de torcida. Segundo “O Globo” apurou, a discordância entre os clubes pode gerar outros problemas.
Pelo regulamento do Estadual, as receitas e despesas são divididas entre os clubes. Se o Fluminense não topar, e o Flamengo quiser público, as divisões seriam mantidas? Tanto dos ganhos como do prejuízo? Perguntas que ainda não têm resposta e rondam os bastidores das equipes.
Com a posição da entidade, caberia aos clubes entrar em consenso sobre o assunto. Mas logo após o anúncio da Ferj, o Fluminense, mandante da primeira partida, reafirmou ainda sua posição contrária à abertura de portões para a torcida durante a pandemia.
Os times se enfrentam na partida de ida no próximo sábado, às 21h05. O jogo de volta será realizado no dia 22, no mesmo horário. Ambos serão disputados no Maracanã.
Se aprovada, a presença de público nas finais do Carioca seriam um feito inédito no futebol brasileiro desde o início da pandemia, em março do ano passado.
Internamente, no Fluminense, causou estranhamento o fato de o ofício da Ferj ser divulgado antes mesmo de um convite formal ser apresentado ao clube. Até então, nenhuma convocação foi enviada para a reunião, o que deve acontecer nas próximas horas deste quarta-feira. Todas as vezes que o clube foi consultado extraoficialmente sobre o assunto, a posição foi contrária.
Em nota oficial, o Fluminense se posicionou contra a liberação de público. O tricolor reforçou a sua posição “em nome da ciência e da preservação das vidas continuará mantendo todas as cautelas na prevenção, como tem feito desde o início da pandemia, garantindo a máxima segurança a seus atletas, sócios e funcionários”
“De antemão, o clube reafirma posição contrária à liberação de público nas finais, mantendo, como já faz desde o início da pandemia, o respeito e apoio as restrições determinadas pelas autoridades sanitárias.”, diz um trecho da nota.
“Indicar que em não havendo medida restritiva superior cogente e com base na obediência e em consonância com os termos do Decreto Municipal nº 48.845 de 06 de maio de 2021, e ainda, em rigorosa e estrita observância das regras sanitárias preconizadas para o combate à disseminação da Covid-19, estabelecidas pelas autoridades municipais e complementadas pelas diretrizes e normas descritas no Protocolo Jogo Seguro, as partidas de ida e volta a serem disputadas entre as equipes do CR Flamengo e Fluminense FC, decisivas do Campeonato Carioca, bem como aquelas disputadas entre Botafogo FR e CR Vasco da Gama, decisivas pela Taça Rio, poderão contar com a presença de público nos limites a serem definidos em Reuniões de Segurança que acontecerão no dia 12/05/2021, às 14h e 14:30h, respectivamente, e cujos Planos de Ação e Contingências serão devidamente publicizados.
A avaliação quanto a possibilidade de presença de público em partidas da Taça Rio estará diretamente vinculada à realização dos jogos no estádio do Maracanã, caso este seja o desejo dos clubes envolvidos, considerando que o referido estádio, no momento, é o único que encaminhou um plano de ação e contingência adequado para receber disputas contando com a presença de torcedores”.
Retirado de: Extra
O Flamengo corre o risco de ficar sem dois defensores ao fim do ano. Fabrício…
Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o volante Lucas Sasha, do Fortaleza, lamentou o…
Capitão da conquista da Libertadores de 2019, Diego Alves relembrou uma provocação que o treinador…
Capitão dos principais títulos recentes do Flamengo nos últimos anos, o ex-goleiro Diego Alves abriu…
Douglas Luiz chegou à Juventus como uma grande aposta técnica, mas não conseguiu se firmar…
TRT faz publicação sobre eleições do clube carioca Após seis anos à frente do Flamengo,…
View Comments
Também sou contrário a presença de público, mas nota-se claramente que a diretoria do Flor tem medo da torcida do Mengão fazer a diferença e aumentar ainda mais o patamar.
Outro 🐾mar
Ja que tem decreto tem que ser respeitado a todos nao so pra uns i pra outros nao .quer dizer que so dono de bares ou dono de clubes de festas que precisam?clubes de futebol n precisa ? De receita .
Teoria e prática se divergem no ponto em que regras de comportamento sejam quebradas no momento da motivação emocional, torcedor em estádio de futebol jamais terá um comportamento como se estivesse em um outro ambiente com relação ao cumprimento de normas sanitárias da Covid-19.
Se for pra assistir teatro, cinema, palestras ou algo do tipo, é possível sim presença de público em consonância as regras de distanciamento, mais em relação ao futebol isso muda e nuca será o mesmo comportamento
Eu acho engraçado e que o povo (vcs) criticam muito volta de publico nos estadios sendo que baris festas etc.sendo q estadio e imenso nem se conpara o tamanho com clubes de festas
,tudo ta sendo liberado .menos torcida nos estadios aah fala serio ne .
Liberar agora é uma burrice e os dirigentes tem que pensar na vida dos torcedores e os torcedores não devem ir ao estádio se tem amor a vida.
muito dificil se libera os torcedores nao ir e sim achonque e do minoria que devi ir se os clubes liberarem como foi liberado na final do palmeiras x santos
Sou Flamengo mas nesta qum está certa são as Flores. Nota de Ferj nada vale e sim o decreto estadual e o municipal. Mesmo os vacinados podem não pegar mas transmitem. Até parece q as pessoas não vão se juntar na torcida e ficarão com máscara na hora de cantar e gritar.
Concordo e assino em baixo.
Somente conversa para dar notícia.
Todos sabemos que não há condições morais e nem sanitárias para a presença de público, apesar das grandes aglomerações nós transportes públicos.
Para o Fluminense, não haveria de ser tão prejudicial, pois a torcida é nanica, mas vida humana está acima de qualquer posição esportiva ou ideológica.
Acho q antes demais nada se deve pensar no bem estar dos torcedores, eu iria adorar ir ao maraca incentivar o Mengão a conquistar esse tricampeonato, porém tenho pessoas de risco na minha casa e ir ao estádio pode significar trazer Covid pra casa e assim como eu tem vários outros, então pensando no bem dos torcedores é melhor q o jogo seja de portões fechados
Infelizmente os brasileiros não são capazes de manter distanciamento, sem chance, povo baderneiro sem educação.
Nada mais justo que o pessoal da linha de frente e quem já foi vacinados irem ao estádio.
Matéria confusa. Minha posição é que, em primeiro lugar, tem que ser respeitado o decreto em vigor. Se o decreto permitir, dá para termos 32.000 pessoas no Maracanã. 8.000 em cada uma das duas laterais e 8.000 atrás de cada um dos dois gols. Todos com máscara e mantendo distância de segurança. Penso assim porque já tivemos praias e shoppings cheios, sem respeito ao distanciamento e sem uso de máscaras. Ah! E o Fluminense? Nenhum torcedor deles no Maracanã. Rogério Ceni tem que escalar o time titular nos dois jogos da final do campeonato carioca. Pra cima do Fluminense no sábado. Avante Flamengo.
Faço das palavras do Rogério, minhas palavras.