No inicio da noite desta sexta-feira (14 de maio), a Prefeitura do Rio de Janeiro indeferiu o pedido do Flamengo para liberação de público no Maracanã na final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. A presença de torcedores já havia sido descartada para o primeiro jogo da decisão, neste sábado às 21h05 (de Brasília), mas o Rubro-Negro, com apoio da Ferj, ainda tinha expectativa de conseguir uma autorização para a segunda partida, no dia 22. Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde alegou “falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos” a respeito do plano de ação para o estádio.
“A presente Nota Técnica, emitida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – S/IVISA-RIO, tem o objetivo de esclarecer que a situação epidemiológica do Município de risco elevado para a transmissão da Covid-19 requer cautela para a liberação de eventos esportivos de grande porte com a presença de público, em razão do potencial impacto causado pelo potencial de aglomeração na entrada e saída e deslocamento de pessoas.
Por esse motivo, o Decreto Rio 48.425, de 2021 suspende a realização de eventos esportivos com a presença de público em estádios e ginásios.
Em relação à solicitação do Clube do Flamengo para a Secretaria Municipal de Saúde, considerando a falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos, voltados à realização das partidas finais do campeonato carioca com a presença de público nos dias 15 e 22 de maio de 2021, e considerando também a situação epidemiológica, indeferimos a solicitação”.
Pela manhã, em Live para divulgação do novo Boletim Epidemiológico do Rio, o secretário de Saúde Daniel Soranz complementou o posicionamento do prefeito, e revelou ter recebido o protocolo de segurança enviado pelo Flamengo. Mas o próprio prefeito Eduardo Paes já tinha dado a entender que seria vetado o público também para o segundo jogo da final. Na próxima terça-feira, a Prefeitura vai divulgar novas medidas em relação a eventos na cidade, que podem, inclusive, afetar o futebol no futuro. Entre elas, está a possibilidade de abertura de eventos para pessoas testadas.
Na noite de quarta-feira, houve mais uma reunião para tratar do assunto. Participaram o presidente da Ferj, Rubem Lopes, o médico do Márcio Tannure e gestor do Maracanã, Severiano Braga, ambos funcionários do Flamengo, o secretario Daniel Soranz e o secretário de Esporte, Guilherme Schleder.
Anteriormente, a Ferj havia apoiado uma decisão coletiva, caso a Prefeitura liberasse o público. Durante a reunião, a entidade se posicionou a favor da reabertura. Protocolos de segurança foram apresentados aos secretários, com informações sobre as medidas que já estão em vigor e outras que passarão a ser adotadas, como marcação de lugares com distanciamento, distribuição de álcool em gel. Falou-se ainda sobre a possibilidade de exigirem testes de Covid-19 ou comprovante de vacinação dos torcedores.
— Posso garantir que o Maracanã, com o trabalho cuidadoso executado desde 2020, está adaptado e apto a receber o percentual de público – afirmou Rubens Lopes, ao Globo Esporte.
Na última terça-feira, o Flamengo demonstrou interesse em contar com, ao menos, 30% de público no Maracanã para a final do Carioca. A intenção foi exposta à Ferj, Fluminense, Botafogo e Vasco em reuniões nos últimos dias. Os demais clubes se mostraram contrários a ter torcida neste momento. A federação chegou a publicar uma resolução em apoio à torcida no estádio, e, em seguida, afirmou respeitar a decisão da “coletividade”.
De todo modo, o principal entrave é um decreto da Prefeitura que impede a presença de público em estádios e ginásios esportivos. É o que o Flamengo tenta reverter nessa negociação com a Secretaria de Saúde. De acordo com as informações divulgadas na coletiva, o Rio apresenta uma pequena melhora no quadro de infecções, mas continua com “risco alto”. Até o momento, o município contabiliza 25.088 mortos por Covid-19.
Retirado de: Globo Esporte
Abel falou sobre o duelo Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, não demonstrou entusiasmo com a…
No último sábado (23/11), vários jogadores do Corinthians usaram as redes sociais para declarar apoio…
Jogador foi titular no último sábado (23) Alisson foi titular no meio-campo do São Paulo…
O Internacional segue otimista em garantir a permanência do lateral-esquerdo Bernabei para a próxima temporada.…
John Textor está confiante para Palmeiras x Botafogo O Palmeiras assumiu a liderança do Brasileirão…
O Flamengo celebrou nesta última sexta-feira (22) os conselheiros que aprovaram a construção do novo…
View Comments
O Marcos Brás e a FERJ pediram errado, eles deveria falar que era pra levar a torcida pro bar do amigo dele, o mesmo bar que essa semana o Duduladrão está enchendo a cara e cantando, e estava todos sem máscara. Assim o Flamengo é a FERJ teriam mai sucesso. Engraçado esse canalha não proibiu a final da libertadores com dois times Paulista, a esqueci o Doria e o covas e da mesma laia desse pilantra do Duduzinho.
O ônibus comum tem uma capacidade máxima de 70 pessoas, sendo 48 sentadas e 22 de pé, isso já sendo lotado. Porém tem ônibus que sai com mais pessoas do que isso, uma em cima da outra e a prefeitura não faz nada até hoje. Metro a mesma coisa, é um ano e meio de reclamações da população e nada fizeram, porém até hoje não querem liberar os estádios por ser "tumultuado", sendo a capacidade de quase 80 mil, colocar menos de 30 mil não é nada! Parece que eles se esquecem quem vota neles é o povo, mas tem cada burro também que se esquece das merdas na hora de votar!
5.000 pessoas num estádio com capacidade para 70.000 não pode! Mas trem lotado todos os dias, pq aumentaram o intervalo entre um trem e outro, pode????? Quando os trens voltarão a circular com intervalos normais??????? Continuem aceitando tudo caladinhos... Foi assim que aprovaram as "saidinhas" das prisões, a progressão de regime, inclusive para CRIMES HEDIONDOS, entre outras aberrações, que só ferraram o cidadão de bem, decente, honesto, cumpridor dos seus deveres... O verdadeiro "gado", a gente sabe muito bem quem é.
Trem, metro e ônibus o vírus não entra pois é regulado pela prefeitura.
se já temos que enfrentar onibus lotados e outras aglomerações inevitaveis, acho que não é tão vital irmos ao Maraca pra aumentar as chances de infecções, pois temos televisão e o Futebol nao vai acabar agora, tenhamos paciencia e ñ mais óbitos.
Realmente, 26 mil pessoas num estádio com capacidade para quase 80 mil vai lotar! Vai ficar tão lotado que vão ter que sentar um na cabeça do outro!
Ninguém quis oferecer lazer e entretenimento, né?
Pq não oferecer acesso exclusivo aos já vacinados com as duas doses da vacina? Pq a maioria é idoso e idoso tem direito a gratuidade... a diretoria e a Ferj não querem agradar o público, querem é o dinheiro do ingresso, se ficarem doentes, que seja depois de fazer o pagamento!
Politicagem pura!!!
As praias e shoppings estão lotados,os busangos trafegam lotados de gente!
Uma cambada de vagabundos!
Mas cachaceiro pode fica bebendo na aglomeração na roda de samba ele o paz mas libera 30% do público não .esse prefeitinho .de bosta .muitos fala do crivella tai um mostro na prefeitura.
VAI SE FERR4R, BASTA ENTRAR QUEM TÁ VACINADO 💉