Flamengo

Prefeitura do Rio emite nota oficial sobre público na final do Carioca

No inicio da noite desta sexta-feira (14 de maio), a Prefeitura do Rio de Janeiro indeferiu o pedido do Flamengo para liberação de público no Maracanã na final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. A presença de torcedores já havia sido descartada para o primeiro jogo da decisão, neste sábado às 21h05 (de Brasília), mas o Rubro-Negro, com apoio da Ferj, ainda tinha expectativa de conseguir uma autorização para a segunda partida, no dia 22. Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde alegou “falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos” a respeito do plano de ação para o estádio.

Confira a nota na íntegra:

“A presente Nota Técnica, emitida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – S/IVISA-RIO, tem o objetivo de esclarecer que a situação epidemiológica do Município de risco elevado para a transmissão da Covid-19 requer cautela para a liberação de eventos esportivos de grande porte com a presença de público, em razão do potencial impacto causado pelo potencial de aglomeração na entrada e saída e deslocamento de pessoas.

Por esse motivo, o Decreto Rio 48.425, de 2021 suspende a realização de eventos esportivos com a presença de público em estádios e ginásios.

Em relação à solicitação do Clube do Flamengo para a Secretaria Municipal de Saúde, considerando a falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos, voltados à realização das partidas finais do campeonato carioca com a presença de público nos dias 15 e 22 de maio de 2021, e considerando também a situação epidemiológica, indeferimos a solicitação”.

Pela manhã, em Live para divulgação do novo Boletim Epidemiológico do Rio, o secretário de Saúde Daniel Soranz complementou o posicionamento do prefeito, e revelou ter recebido o protocolo de segurança enviado pelo Flamengo. Mas o próprio prefeito Eduardo Paes já tinha dado a entender que seria vetado o público também para o segundo jogo da final. Na próxima terça-feira, a Prefeitura vai divulgar novas medidas em relação a eventos na cidade, que podem, inclusive, afetar o futebol no futuro. Entre elas, está a possibilidade de abertura de eventos para pessoas testadas.

Ferj se posiciona a favor da presença de torcida

Na noite de quarta-feira, houve mais uma reunião para tratar do assunto. Participaram o presidente da Ferj, Rubem Lopes, o médico do Márcio Tannure e gestor do Maracanã, Severiano Braga, ambos funcionários do Flamengo, o secretario Daniel Soranz e o secretário de Esporte, Guilherme Schleder.

Anteriormente, a Ferj havia apoiado uma decisão coletiva, caso a Prefeitura liberasse o público. Durante a reunião, a entidade se posicionou a favor da reabertura. Protocolos de segurança foram apresentados aos secretários, com informações sobre as medidas que já estão em vigor e outras que passarão a ser adotadas, como marcação de lugares com distanciamento, distribuição de álcool em gel. Falou-se ainda sobre a possibilidade de exigirem testes de Covid-19 ou comprovante de vacinação dos torcedores.

— Posso garantir que o Maracanã, com o trabalho cuidadoso executado desde 2020, está adaptado e apto a receber o percentual de público – afirmou Rubens Lopes, ao Globo Esporte.

Entenda o caso:

Na última terça-feira, o Flamengo demonstrou interesse em contar com, ao menos, 30% de público no Maracanã para a final do Carioca. A intenção foi exposta à Ferj, Fluminense, Botafogo e Vasco em reuniões nos últimos dias. Os demais clubes se mostraram contrários a ter torcida neste momento. A federação chegou a publicar uma resolução em apoio à torcida no estádio, e, em seguida, afirmou respeitar a decisão da “coletividade”.

De todo modo, o principal entrave é um decreto da Prefeitura que impede a presença de público em estádios e ginásios esportivos. É o que o Flamengo tenta reverter nessa negociação com a Secretaria de Saúde. De acordo com as informações divulgadas na coletiva, o Rio apresenta uma pequena melhora no quadro de infecções, mas continua com “risco alto”. Até o momento, o município contabiliza 25.088 mortos por Covid-19.

Retirado de: Globo Esporte

Equipe Gávea News

View Comments

  • O Marcos Brás e a FERJ pediram errado, eles deveria falar que era pra levar a torcida pro bar do amigo dele, o mesmo bar que essa semana o Duduladrão está enchendo a cara e cantando, e estava todos sem máscara. Assim o Flamengo é a FERJ teriam mai sucesso. Engraçado esse canalha não proibiu a final da libertadores com dois times Paulista, a esqueci o Doria e o covas e da mesma laia desse pilantra do Duduzinho.

  • O ônibus comum tem uma capacidade máxima de 70 pessoas, sendo 48 sentadas e 22 de pé, isso já sendo lotado. Porém tem ônibus que sai com mais pessoas do que isso, uma em cima da outra e a prefeitura não faz nada até hoje. Metro a mesma coisa, é um ano e meio de reclamações da população e nada fizeram, porém até hoje não querem liberar os estádios por ser "tumultuado", sendo a capacidade de quase 80 mil, colocar menos de 30 mil não é nada! Parece que eles se esquecem quem vota neles é o povo, mas tem cada burro também que se esquece das merdas na hora de votar!

  • 5.000 pessoas num estádio com capacidade para 70.000 não pode! Mas trem lotado todos os dias, pq aumentaram o intervalo entre um trem e outro, pode????? Quando os trens voltarão a circular com intervalos normais??????? Continuem aceitando tudo caladinhos... Foi assim que aprovaram as "saidinhas" das prisões, a progressão de regime, inclusive para CRIMES HEDIONDOS, entre outras aberrações, que só ferraram o cidadão de bem, decente, honesto, cumpridor dos seus deveres... O verdadeiro "gado", a gente sabe muito bem quem é.

  • se já temos que enfrentar onibus lotados e outras aglomerações inevitaveis, acho que não é tão vital irmos ao Maraca pra aumentar as chances de infecções, pois temos televisão e o Futebol nao vai acabar agora, tenhamos paciencia e ñ mais óbitos.

    • Realmente, 26 mil pessoas num estádio com capacidade para quase 80 mil vai lotar! Vai ficar tão lotado que vão ter que sentar um na cabeça do outro!

  • Ninguém quis oferecer lazer e entretenimento, né?

    Pq não oferecer acesso exclusivo aos já vacinados com as duas doses da vacina? Pq a maioria é idoso e idoso tem direito a gratuidade... a diretoria e a Ferj não querem agradar o público, querem é o dinheiro do ingresso, se ficarem doentes, que seja depois de fazer o pagamento!

  • Politicagem pura!!!
    As praias e shoppings estão lotados,os busangos trafegam lotados de gente!
    Uma cambada de vagabundos!

  • Mas cachaceiro pode fica bebendo na aglomeração na roda de samba ele o paz mas libera 30% do público não .esse prefeitinho .de bosta .muitos fala do crivella tai um mostro na prefeitura.

Recent Posts

A declaração de Abel Ferreira, do Palmeiras, direcionada ao Botafogo

Abel falou sobre o duelo Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, não demonstrou entusiasmo com a…

4 minutos ago

Jogadores do Corinthians publicam mensagem direcionada a Augusto Melo

No último sábado (23/11), vários jogadores do Corinthians usaram as redes sociais para declarar apoio…

9 minutos ago

Alisson, do São Paulo, é sincero ao falar sobre sua condição física

Jogador foi titular no último sábado (23) Alisson foi titular no meio-campo do São Paulo…

14 minutos ago

Internacional fica próximo de seu primeiro reforço

O Internacional segue otimista em garantir a permanência do lateral-esquerdo Bernabei para a próxima temporada.…

19 minutos ago

A declaração de John Textor, do Botafogo, direcionada ao Palmeiras

John Textor está confiante para Palmeiras x Botafogo O Palmeiras assumiu a liderança do Brasileirão…

24 minutos ago

Eles ajudaram o Flamengo com o estádio, e agora vão ser presenteados

O Flamengo celebrou nesta última sexta-feira (22) os conselheiros que aprovaram a construção do novo…

29 minutos ago