A presença de 148 convidados no jogo de ida da final do Campeonato Carioca, entre Fluminense e Flamengo, renderá uma multa de mais de R$ 14 mil à administração do Maracanã, que atualmente é de responsabilidade do consorcio formado pelo Flamengo em parceria com o Fluminense. De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a liberação se configura uma “infração sanitária gravíssima”.
Ainda no documento, a Secretaria afirma que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), não fez “qualquer pedido para a liberação da presença de público no estádio”.
Os convidados protagonizaram uma verdadeira confusão e aglomeração na partida realizada no Maracanã. Vídeos obtidos pela reportagem mostram os acessos ao vestiário com correria de pessoas que estavam nas arquibancadas destinadas aos 150 convidados dos clubes, e também outras da delegação. Assista abaixo:
Entre os personagens, surgem o presidente do Fluminense, Mario Bitencourt, e o diretor de relações externas do Flamengo, Cacau Cotta. Ambos aparecem em imagens em que precisam ser contidos.
Nos vídeos, há registro também torcedores se xingando e alguns pegando cadeiras para atirar nos adversários do outro clube. Os seguranças particulares e do futebol das equipes tiveram que atuar para evitar briga generalizada.
A Polícia Militar também apareceu para estancar o problema. Na arquibancada Maracanã Mais, onde estavam os convidados, também houve tumulto.
A Ferj contabilizou 148 convidados. Foram 114 do Flamengo, além de patrocinadores, funcionários da TV Record e da Secretaria de Esportes do governo do Rio. O Fluminense teve menos gente.
A situação causou polêmica nos bastidores. O Flamengo indicou que iria fazer valer o direito e levar os convidados. O Fluminense, mandante do primeiro jogo, demonstrou preocupação.
Vale lembrar que o tricolor foi contra a presença de torcida na final, tema ainda em debate para a segunda partida. O número é além dos 55 membros das delegações aprovados em ata da Federação de Futebol do Rio. A Ferj também enviou aos clubes um documento especificamente sobre os convidados para o jogo.
Confira a nota:
“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a presença de público em estádios e ginásios esportivos, ainda que não pagante, está expressamente vedada por força do Decreto 48425/21.
A iniciativa de manter 300 convidados no interior do estádio do Maracanã para assistirem à partida entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca, ocorrida sábado (15/05), configurou infração sanitária classificada como gravíssima, pelo potencial do dano causado, conforme previsto no art. 30, XXV do Decreto 45585/18, combinado com o Decreto 48425/21, que prevê a penalidade de multa.
Por isso, será aplicada uma multa, no valor de R$14.060,72, à administração do Maracanã, que tem a responsabilidade de zelar pelo cumprimento das medidas de proteção à vida.
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) ressalta ainda que tanto o Maracanã quanto a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), organizadora da competição, não fizeram qualquer pedido para a liberação da presença de público no estádio”
Retirado de: O Globo