Destaques

Ao desfalcar Flamengo, CBF achincalha Brasileiro por seleção irrelevante

A cada convocação das seleções da CBF, repete-se a rotina de prejuízos aos clubes, algo que só vai se acentuar na atual temporada com a Copa América. Na última sexta-feira (14), os técnicos Tite e André Jardine foram além ao convocar quatro jogadores do Flamengo. Como compensação, oferecem um remanejamento de jogos do time rubro-negro, que recusa a possibilidade.

O time carioca ficaria sem Everton Ribeiro e Gabigol, para a seleção principal, Gerson e Pedro, para a seleção olímpica. O Palmeiras também teria prejuízo com Weverton, na principal, e Gabriel Menino, na olímpica. O São Paulo também com Liziero e Daniel Alves. No total, são 14 jogadores de times brasileiros.

A CBF se aproveita das datas-Fifa para incluir os jogos da seleção olímpica: afirma que, com isso, há obrigação de cessão dos atletas. Não se sabe ainda contra quem o Brasil jogará, é um período de preparação para a Olimpíada.

O período engloba as duas primeiras rodadas do Brasileiro. Deveria ser uma época nobre da competição, promovida com estardalhaço pela CBF. Não por acaso foi marcado para a primeira rodada um Palmeiras x Flamengo.

Agora, com as convocações olímpicas, esse primeiro jogo ocorrerá nesta data com muitos desfalques ou será jogado para uma data qualquer. Sabe-se lá como a CBF pretende encavalar jogos de rubro-negros e palmeirenses mais para frente no apertado calendário do futebol brasileiro. Podemos esperar novas sequências de partidas com menos de 48 horas, ou soluções igualmente esdrúxulas. O Brasileiro já começa achincalhado.

E isso tudo com que objetivo? Pela Olimpíada. O torneio de futebol olímpico é irrelevante no cenário do futebol profissional. Não está incluído no calendário internacional de jogos e, por isso, a liberação de atletas não é obrigatória. Nem a convocação de jogadores sub-23, que é a idade olímpica, gera liberação obrigatória. Clubes europeus costumam ser bastante resistentes à cessão de atletas. Se são importantes, não são cedidos, e ponto.

A Fifa adotou essa posição porque o calendário de futebol já é bastante encavalado. Haverá Euro e Copa América neste ano, Eliminatórias. Não dá para tirar meses e meses de futebol de clubes que são os que bancam e pagam o salário dos atletas.

Mas, no Brasil, a CBF quer extrair o bagaço da laranja dos clubes e lhes dar só os caroços em formato de um Brasileiro esculhambado. Sempre foi assim, diga-se. Mas a administração de Rogério Caboclo fez questão de elevar o desprezo aos clubes a outro patamar. Nem em meio a uma crise em sua gestão topou fazer qualquer concessão.

Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos

Equipe Gávea News

View Comments

  • Na minha humilde opinião os clubes não deveriam ter obrigação nenhuma em ceder jogadores durante uma competição isso é muito ridículo desfalca os times é eles se vangloriando vai pra m.....cbf da mísera

  • ao invés de uma longa e ridícula eliminátoria porque não selecionam os países para o mundial através da copa américa? seria muito mais racional.

  • Meu amigo num segundo ano anormal deveria ter feito um BRASILEIRO de jogos só de ida ,um turno só invés de dois. CbfLIXO faz isso pra ganhar mais dinheiro pq cada pisada em campo dos clubes ela enche os cofres. Ainda mais esse ano q começa o BR 21 atrasado e com copa América. Agora os clubes q se lasquem sem torcida e pagando a mesma cota a CBF.

    • Com todo o respeito, às vítimas, todos perdemos algum conhecido ou parente. Não há qualquer sentido em prejudicar, nosso entretenimento nesta pandemia, jogos que minimizam a angústia do confinamento, em diminuir rodadas ou turnos....Por que?
      Simplesmente, jogador não corre qualquer risco, são atletas de alta performance...indique, um nome de jogador que tenha ido a óbito.
      Por outro lado, existem os parentes..., mas o cuidado com este cabe ao próprio atleta, com medidas para minimizar os riscos.
      Neste sentido, estão os familiares do profissional de saúde, farmácias, supermercados, ou seja as atividades essenciais...que correm o mesmo risco...por fim, o vírus está aí, é tão cedo não se afastará!
      Por fim, só não entendo... imprensa e suas especialidades serem tratadas como serviço essencial! A não ser pela possibilidade de retaliação que sempre impera “nesta casta” que se julga acima de todos, e vivem à manipular nossas vidas!

    • Falou tudo! A CBostaF terminou 2020 com os cofres cheios, num ano de pandemia, e esse ano não vai ter aonde guardar dinheiro, pelo que vem lucrando, e que se danem os clubes...

  • Impressionante o tanto que acabou aquela emoção de assistir a um jogo de seleção. Aquela velha história de entrar em campo como se já tivesse combo jogo de 2x0. Muita metidura é sapato alto. Neymar é mais 10. Porra, quem é Neymar na seleção, cada só atrapalhou até hoje é sempre vai atrapalhar.

  • Como diziam os mais antigos: Querem assobiar e chupar cana ao mesmo tempo... resultado: essa desorganização em todos os campeonatos com adiamento de jogos pra poder cumprir o calendário e como sempre os clubes que pagam os salários levando a pior.

  • A CBF adora fazer essas graças lá fora já é uma Piada faz tempo, a falta de organização na Copa do Brasil deu no que deu!

  • Nao estou defendendo CBF. Mais e engracado está matéria que só critica mais não da uma opinião ou sugestão para resolver este dilema.

    • Esse ano era mole, só fazer BR 21 só com jogos de ida, 19 jogos, por q devido a pandemia começa atrasado e ainda tem a copa América. Mas a CBF não quer perder dinheiro.

    • Isso já é feito a muito tempo.
      Reduz as datas dos campeonatos regionais.
      Começa os Nacionais mais cedo e parem os campeonatos nas chamadas datas FIFA.

  • Dizer o que de uma CBF autoritária, com mandos e desmandos! Seleções brasileiras já são piadas na Europa e não atraem mais torcedores!

Recent Posts

Corinthians ou Flamengo? Entenda a atual situação de Hugo Souza

O Corinthians vai fazer uma proposta para adquirir os direitos econômicos do goleiro Hugo Souza…

4 minutos ago

Santos prepara escalação contra o Sport

Santos terá 11 Meninos da Vila no elenco para o último jogo da temporada contra…

9 minutos ago

Gaviões da Fiel se posiciona sobre impeachment de Augusto Melo

Gaviões da Fiel critica processo de impeachment no Corinthians e convoca torcedores para mobilização O…

14 minutos ago

Mais um time está confirmado na Copa do na Copa do Brasil

A equipe da Portuguesa terá o seu calendário cheio no ano de 2025. Isso porque…

19 minutos ago

Dirigente do Botafogo detona estratégia do Atlético-MG para final da Libertadores

A tensão antes de uma final de Libertadores não é novidade, mas a confusão entre…

24 minutos ago

Yuri Alberto, do Corinthians, busca alcançar marcas inéditas na carreira

Yuri Alberto vive melhor temporada da carreira e mira artilharias inéditas Aos 23 anos, Yuri…

34 minutos ago