Ferj emite nota oficial sobre a final do Campeonato Carioca

Presidente da FERJ, Rubens Lopes durante coletiva de imprensa (Foto: Úrsula Nery)

A final do Campeonato Carioca será no Maracanã. A ideia do Flamengo e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) de levar o jogo para o Mané Garrincha, em Brasília, encontrou obstáculos e o clássico entre o time rubro-negro e o Fluminense, no próximo sábado, vai acontecer no Rio de Janeiro, após muita disputa nos bastidores.

O tema principal da discussão era a presença de público na partida, o que não seria possível no Maracanã, mas não encontraria barreiras no Mané Garrincha. A possibilidade de tirar a decisão do território fluminense foi admitida ontem (17) à noite, em nota publicada pela Ferj.

O Flamengo, mandante do duelo, é favorável à torcida no estádio, mas demonstrava entender que a mudança de Estado não seria algo fácil. Já o Fluminense é contrário e recebeu com mal-estar o comunicado da federação, apontando, inclusive, que não entraria em campo caso a alteração na sede fosse concretizada.

No último sábado, a Ferj liberou 300 convites para o primeiro jogo da final, sendo que 148 foram utilizados. O lado do Fla ficou visivelmente cheio, enquanto o Flu teve apenas oito pessoas, sendo seis da diretoria — o clube das Laranjeiras alega que tais pessoas foram chamadas diretamente pela Ferj, sem o convite da cúpula.

No decorrer da partida, houve desrespeito às medidas sanitárias em meio à pandemia, como distanciamento social e o uso de máscaras. A administração do Maracanã, inclusive, será multada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que considerou a infração como “gravíssima”.

A presença de torcida na final do Carioca e também na decisão da Taça Rio foi debatida ao longo da última semana, após a federação publicar um documento que indicava tal possibilidade.

O Rubro-Negro foi a favor, enquanto o Fluminense foi contra. Botafogo e Vasco também fizeram oposição e, desta forma, ficou firmado que, na Taça Rio, não haveria esta hipótese — o primeiro jogo foi domingo (16), no Nilton Santos, e a volta será em São Januário.

A prefeitura, por sua vez, ao longo deste período, sempre afirmou que o decreto que impede a presença de público em estádios, ainda que não pagante, permanece em vigor. Apesar de tal posicionamento, o Fla e a Ferj buscam diálogo visando o segundo jogo da final, com o clube tendo, inclusive, enviado um protocolo aos órgãos municipais.

Confira a nota publicada pela FERJ:

Considerando, entretanto, que apesar da possibilidade de transferência da partida para outra cidade ou estado, pelos motivos expostos, as opções alternativas da presença de público, assim permitidas pelas respectivas autoridades competentes local, conduziram o DCO, em sequência, a considerar as atuais condições técnicas dos locais alternativos, principalmente o estado do gramado, dentre outras.

RESOLVE:

Manter a segunda partida da final do Campeonato Carioca de 2021, programada para o dia 22/05/2021 (sábado), às 21:05h, para o Estádio do Maracanã, cujo Plano de Ação e Contingências será devidamente publicado como de praxe e na forma da legislação vigente. Esta resolução entra em vigor nesta data e está sujeita a revisão a qualquer tempo, considerada a dinâmica dos fatores que a motivaram e em consonância com as autoridades de saúde.

Retirado de: UOL