Flamengo

Ceni volta a esbarrar em “desequilíbrio” do Flamengo e avalia soluções

À procura do equilíbrio. Se a temporada 2021 do técnico Rogério Ceni fosse um filme, talvez esse pudesse ser o título. O empate com o Vélez Sarsfield, da Argentina, pela Libertadores, foi celebrado e lamentado ao mesmo tempo e quase que na mesma proporção. Enquanto, na avaliação do treinador, o time mostrou evolução em um ponto, falhou em outro.

A equipe da Gávea volta a campo, agora, na estreia no Campeonato Brasileiro, domingo, justamente contra o Palmeiras, que, nos últimos anos, ocupou o espaço de rival nacional. O time paulista também atuou ontem, mas goleou o Universitario, do Peru.

O fato de o Rubro-Negro não ter levado gols foi um fator positivo para Ceni, uma vez que o setor defensivo vinha causando dor de cabeça, algo que o técnico nunca escondeu. A última vez que isso havia acontecido foi no início do mês, na semifinal do Campeonato Carioca, no triunfo sobre o Volta Redonda. De lá para cá, foram seis jogos e em todos, ao menos uma vez, o Fla levou gol.

Vale lembrar ainda um ingrediente que pode apimentar esta análise. Sem Arão, suspenso após ser expulso contra a LDU, do Equador, o comandante rubro-negro utilizou Rodrigo Caio e Gustavo Henrique, dois zagueiros de ofício.

Já no outro extremo, números contrários aos que a torcida se acostumou. Com um dos ataques mais positivos, a equipe principal não balançou as redes pela primeira vez na atual jornada — no Estadual, ainda com o time alternativo, o Fla perdeu para o Flu por 1 a 0, em meados de março. Coincidentemente, o setor ofensivo também sofreu alterações para este jogo. Com Bruno Henrique suspenso, Ceni optou pela dupla Gabigol e Pedro, o que alterou um pouco a rotação do time nos avanços ao ataque.

— Se não tomamos gol, é um sinal de melhora. Não fazer gols, desperta maior curiosidade, principalmente se tratando do Flamengo, que tem uma média alta. Hoje, infelizmente não conseguimos sair do zero. Tivemos oportunidades, abaixo do que o time vem produzindo… Hoje tivemos dois homens de área, Pedro e Gabriel, perdemos um pouco velocidade pelos lados, mas nos defendemos melhor que nos últimos jogos, disse.

“Vamos encontrar times assim”

Recuperado de uma fibrose na coxa direita, o goleiro Diego Alves voltou ao time titular ontem. Ele fez coro a Rogério Ceni sobre o fato de o time não ter sofrido gols, mas fez um alerta quanto aos obstáculos que o Fla ainda terá na temporada.

— Para não sofrer gol, você tem que saber defender. A gente sempre tenta pressionar os adversários na frente, mas encontramos um rival que vinha bem de trás e tentamos diminuir os espaços. O Vélez é um time que conseguiu pressionar e, às vezes, criava algum tipo de dificuldade. Vamos encontrar times assim. Você não consegue pressionar 90 minutos na frente. Antigamente se cobrava não tomar gol. Hoje não tomamos, é um passo a mais para corrigirmos os erros. Ganhar queremos ganhar sempre, mas acho que hoje tem que dar ênfase em não tomar gol contra um grande time como o Vélez, afirmou.

Problemas à frente

Em meio ao trabalho para acertar o time, Ceni terá um obstáculo e já demonstra preocupação. Com jogadores convocados não apenas para a seleção brasileira, ele poderá ter diversos desfalques em breve e vislumbra explorar a força do elenco:

— A maior dificuldade que vamos enfrentar é o mês de junho, até a Copa América. Vamos enfrentar dificuldade porque não temos Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol… Não sabemos como vai ficar a situação do Gerson [negocia com o Olympique de Marselha, da França]. São desfalques de peso que fica mais difícil pelo curto espaço de tempo entre os jogos.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Com todo esse tempo no comando do Fla e esse São Paulino aínda está procurando o "equilíbrio" pro time? Vsf. E aínda falam que Rogério Ceni é estudioso!!! Só se for de tabuada ou tabela periódica, porque de futebol não sabe nada!!!
    E antes que eu me esqueça: "Á, mas está ganhando títulos"... É lógico, com uma máquina de jogar futebol dessas nas mãos, até Rogério Ceni é capaz de ganhar títulos, mesmo que mal e porcamente. Mal e porcamente porque Fla têm time pra ganhar títulos sem sofrimento e sem depender de Corinthians como vem sendo. Minha opinião, que fique claro.

  • O problema é a falta de intensidade (que só aconteceu em 2019), temos alguns jogadores que só já não jogam bem há muito tempo (Bruno Henrique, Everton Ribeiro, Isla) e outros (Diego, Felipe Luiz) por questão de idade e do adversário, oscilam muito. No jogo de ontem e também contra o Fluminense, quando oxigenou o meio de campo (João Gomes e Hugo Moura) o time melhorou, isto acontece, mesmo com os titulares sendo muito mais técnicos. Mas, depois de um certo tempo eles não rendem mais. E o ataque precisa se mexer mais para poder dar ao Arrascaeta opção para uma enviada de bola. Hoje, com Bruno Henrique e Everton Ribeiro sem muita movimentação, resta apena o Gabigol, o que facilita para a marcação adversaria.

  • Toda bola parada, principalmente escanteio o time fica todo perdido, todo mundo dentro da área. Se não toma gol, devolve a bola para o adversário!

  • Não tenho nada contra o ex goleiro Ceni,mas acredito que seria melhor o mesmo sair fora.. não dá mais

  • Porra já tem torcedor Nutella dos infernos reclamando do gabigol...tá de sacanagem essas porras não são rubro negros...tmnc

  • O problema do Flamengo é que perde MT gol, falam que o Gabigol é matar, mais só o que ele tem feito é matar o torcedor de raiva.

Recent Posts

Atitude de Hugo Souza surpreende torcida organizada do Corinthians

Na última sexta-feira, um evento especial chamou a atenção da torcida corinthiana. Em celebração à…

45 segundos ago

A declaração de Ronaldo Fenômeno sobre assumir a CBF

O ex-jogador e ícone do futebol mundial, Ronaldo Fenômeno, se posicionou recentemente sobre um desejo…

6 minutos ago

Ele não vai jogar mais pelo Corinthians em 2024

O Corinthians recebeu uma notícia preocupante nesta sexta-feira: o zagueiro Félix Torres sofreu uma lesão…

11 minutos ago

Vídeo: jogada absurda de Harry Kane viraliza no Instagram

O Bayern de Munique fez mais uma grande exibição no Campeonato Alemão e venceu o…

16 minutos ago

Diretoria autoriza e ele vai deixar o Santos para jogar na Europa

Defensor deverá ir para o futebol português O zagueiro Jair Cunha, de apenas 19 anos…

21 minutos ago

Copa Libertadores: diretoria do Atlético-MG vai dar premiação milionária aos jogadores

O Atlético-MG está a um passo de conquistar o título mais desejado da América do…

26 minutos ago