Morreu, nesta segunda-feira, o narrador de rádio e TV Januário de Oliveira, após 11 dias internado. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal-RN.
Januário foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90. Criou diversos bordões que são lembrados até hoje. Quem acompanha suas narrações, seja na TVE ou na Band, não esquece alguns, como o “Taí o que você queria, bola rolando”, “Acha pouco, quer mais e vai a luta”, “Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta”, “Tá lá um corpo estendido no chão”, “cruel, muito cruel”, “sinistro, mas é muito sinistro” e tantos outros.
Deu, ainda, inúmeros apelidos a jogadores que caíram no gosto do torcedor. O atacante Valdeir, destaque do Botafogo no início dos anos 90, virou “The Flash”. Sávio, prata da casa do Fla, virou o “Anjo Loiro”. O mais famoso, sem dúvida, batizou o centroavante Ézio, do Fluminense, que até hoje é lembrado pelos torcedores como “Super Ézio”.
Em abril de 2019, Januário recebeu uma homenagem no Maracanã, palco de narrações memoráveis. Valdeir, Sávio, William (ex-Vasco) e ainda o filho e a viúva de Ézio (que faleceu em 2011) foram ao encontro do narrador em uma emocionante matéria exibida no Globo Esporte.
Acometido por diabetes, Januário perdeu a visão, mas ainda assim mantinha projetos de narração de futebol em Natal, onde morava com a família.
O ex-narrador passou por diversos veículos de comunicação. No Rio Grande do Sul trabalhou na Rádio Farroupilha, Rádio Cultura de Bagé. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde atuou na Rádio Mauá, Rádio Nacional e Rádio Globo. Também marcou presença nas telas da TVE e na TV Bandeirantes, quando ganhou enorme notoriedade nas transmissões dos jogos envolvendo os times cariocas.
Através de seu perfil oficial no Twitter, o Flamengo publicou uma nota de pesar e desejou muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste.
Retirado de: Globo Esporte
Confira os alvos da diretoria O Flamengo optou por não renovar o contrato do ídolo…
Técnico liga pra Fabrício Bruno O Stade Rennais, da França, retomou o interesse em Fabrício…
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
View Comments
E. Lá se foi um dos monstros da narração. Jorge Cury, Waldir Amaral, Dom AlseI Bueno de Camargo, Januário de Oliveira, Geraldo José de Almeida. Monstros que nos divertiram e fizeram nossas tardes de domingo mais emocionantes. Na época, somente tínhamos como opção de ver futebol aos domingos, no final da noite, na TV E, quando o Januário narrava as partidas. Muitas vezes chegava do Maracanã, tomava um banho e corria pra televisão para ver de novo os jogos e a transmissão que ele fazia. Vai com Deus Januário e que o Senhor conforte a sua família.
Um dos melhores que vi...ele é o José Carlos Araújo..,já a emissora lixo não tem nenhum que presta!
Minhas condolências aos familiares!
Verdade, eu tava confundido ele com o Silvio Luís que tem um palavreado asism tambem, que eu gostava destas narrações, pena que hoje em dia no tem mais.
Grande narrador ! Assim como foram Waldir Amaral e Jorge Cury ! Meus sentimentos a todos os amigos e familiares !
Faz muito tempo que não escutava narrações dele. Adorava seus bordões. Que Deus console a familia e o coloque em um ótimo lugar. Vai deixar saudades Januário.👏👏👏👏👏❤️❤️🙏🙏
O cara era "cruel muito cruel" !
Até hoje quando começa um jogo do Mengão, eu solto a frase:"-Taí o que você queria!" As narrações dele, do Silvio Luiz, do Jorge Curi, Ari Barroso e Luiz Penido estão em "Oto Patamar", para os ruvro-negros, como diz o BH. Seja recebido com amor nos braços do Criador, Januário!
POXA QUE PERDA, GOSTAVA MUITO DELE....MEUS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES.....
VAI FAZER FALTA PARA O ESPORTE....😔😔😔
Era a fera do futebol narrado, com o rádio no pé do ouvido. Muito criativo e narração como ninguém os lances, era como se estivéssemos no campo. Grande.perda. pêsames aos familiares e fãs.
Este fará falta!!!