Nesta quarta-feira (02), o jornalista Rodrigo Capelo publicou no Globo Esporte um balanço exibindo o resultado da análise que avalia a transparência dos clubes brasileiros.
A pesquisa feita leva em consideração à forma na qual os times publicam os balanços referentes às suas finanças. entre os critérios analisados, foram avaliados os orçamentos entregues no prazo estipulado e a clareza das informações contidas no documento.
Com base nestes dados, é possível descobrir a confiabilidade da gestão dos clubes e a facilidade de acesso da torcida a informações sobre a situação financeira aos documentos. Vale ressaltar que a pesquisa leva em consideração apenas os demonstrativos de 2020 e 2021.
Juntamente com o Flamengo, as equipes que compõem o topo do ranking também atuam pela série A do futebol nacional. São elas: Internacional, Bahia, Grêmio e Fortaleza. A lista completa considera 60 times brasileiros.
O levantamento foi feito com base nos critérios técnicos, com dez perguntas com peso um, sendo uma delas detalhada em outros dez itens. E, por fim, o foco é o resultado da transparência e confiabilidade dos números apresentados e não na situação financeira.
Confira o ranking:
- Internacional – 10,0 na pontuação
- Bahia – 9,9 na pontuação
- Grêmio – 9,9 na pontuação
- Fortaleza – 9,0 na pontuação
- Flamengo – 8,9 na pontuação
- Vasco – 8,0 na pontuação
- Cruzeiro – 8,0 na pontuação
- Fluminense – 7,9 na pontuação
- Palmeiras – 7,9 na pontuação
- Ceará – 7,9 na pontuação