Flamengo e clubes da Série A se juntam para criar um “Novo Brasileirão”

Taça do Campeonato Brasileiro com uma carta assinada pelo presidente da CBF (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Nas últimas temporadas, principalmente nos últimos meses, a CBF tem tomado atitudes que incomodam intensamente os clubes que atuam na série A do futebol nacional. Por isso, a insatisfação das equipes as levou a cogitar a criação de uma competição se desvencilhando da entidade.

De acordo com a informação divulgada pelo ge, 19 dos 20 clubes da série A assinaram um documento requisitando a criação de um “Novo Brasileirão”. O único time sem participação é o Sport, mas não por ser contra à mudança. No momento, a equipe nordestina se encontra sem presidente porque Milton Bivar renunciou nesta terça-feira (15) e uma nova eleição ainda não foi marcada.

A iniciativa passará por votação. A decisão será tomada após votada pelas 27 federações brasileiras. A organização descrita está prevista no artigo 24 da CBF, que indica que a criação de uma liga independente da Confederação Brasileira de Futebol exige a aprovação da Assembleia Geral Administrativa.

Desta forma, será necessário a aprovação das federações nas quais formam a principal entidade de futebol no Brasil para poder se desvincular da CBF. Os clubes esperam poder realizar o novo campeonato já em 2022.