As críticas dos argentinos à qualidade dos gramados brasileiros trazem à luz um ponto crucial que tem sido deixado à margem na discussão sobre a qualidade do futebol que se joga no Brasil.
Tanto Lionel Messi, o craque, quanto Lionel Scaloni, o treinador, espinafraram o campo do Estádio Nílton Santos, palco da partida de estreia das seleções da Argentina e do Chile (1 a 1) na Copa América, na noite de segunda-feira (14).
E com toda razão. Na Copa América de 2019, o mesmo Scaloni já havia se queixado dos gramados brasileiros. E Carlos Queiroz e Rafael Dudamel, na época respectivos treinadores de Colômbia e Venezuela, o acompanharam nas críticas. Fonte Nova, Arena do Grêmio, Mineirão e Maracanã – nenhum deles foi aprovado por treinadores e jogadores daquela edição. Um fator básico, ignorado pela CBF e pelas federações promotoras das competições do país.
Os gramados dos nossos estádios envergonham o futebol brasileiro num momento em que dividimos as atenções com as partidas da Eurocopa. A qualidade do terreno de jogo é fundamental para a execução de um bom passe, e vital para os dribles e arremates.
Messi, por exemplo, disse que o gramado do Nílton Santos não permite o jogo rápido e dificulta a condução da bola. E estamos falando do Messi, e não dos jogadores do Botafogo.
Duvido que o tcheco Patrick Schick teria a mesma eficiência daquele chute a 51 metros de distância do goleiro da Escócia se o campo não fosse regular. Queria ver ele fazer aquele segundo gol se em vez do Hampden Park, em Glasgow, estivesse no Engenhão, onde Messi abriu o placar em bela cobrança de falta.
Mas o pior é saber que a grita de treinadores e jogadores de fora do país, a maioria acostumada aos gramados europeus, não será capaz de produzir efeitos. No Brasil, esta questão estrutural (ainda que primária) é tratada com desdém até mesmo pelos torcedores. São poucos os que se importam com o fato de seus clubes não zelarem pela qualidade do piso.
E lembrem-se que o Flamengo, por exemplo, já perdeu titulares por contusão por causa do gramado do estádio que o próprio clube administra. Aliás, os dirigentes esperam apenas a renovação da concessão do Maracanã (o edital ainda não foi divulgado) para estudar melhorias. Dentre elas, a possibilidade de implantação de campo híbrido, que mistura gramas natural e artificial. Segundo especialistas envolvidos no projeto, é o que faz dos gramados europeus verdadeiros tapetes.
Retirado de: Gilmar Ferreira
Botafogo vence Palmeiras e diminui chances de título do Internacional no Brasileirão A vitória do…
Para manter o time vivo nos campeonatos e colher bons frutos ao final das temporadas,…
Em uma coletiva que deu o tom para o aguardado confronto entre Liverpool e Real…
Após três empates seguidos, o Botafogo retomou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Nesta…
Ídolo do Corinthians revela quantia que irá doar Na última segunda-feira (25), Augusto Melo, presidente…
Um confronto histórico está prestes a acontecer! Flamengo e Botafogo podem se enfrentar na Supercopa…
View Comments
É sempre essa mesma história, o Flamengo tinha era que reformar a gávea e fazer uma arena ou estádio lá pois tem bastante espaço. Dificilmente a prefeitura e o governador vai aceitar que o clube faça em outro lugar para ser obrigado a jogar no Maracanã.
Na Gávea a prefeitura não autoriza por causa da associação de moradores que não querem. Já fui a muito jogo por lá nos anos 80 e 90. Show de bola. Somos refém do sistema
Faz parte da nossa história mas não cabe mas, pos é muita politicagem. Um clube do tamanho do flamengo já passou da hora de ter seu próprio estádio o que essa diretoria não entende é que pode construir até em Marte que vai lotar
O Flamengo tem que construir seu proprio estádio, este discurso de que o Maracanã é nosso, não justifica enquanto existir interesses políticos e outros clubes pra administrar, a área do CT seria um ótimo local, ainda tem nas redondezas terrenos pára serem adquiridos, pq não?
para de sonhar cara, não é possível que em pleno 2021 ainda tenha torcedor que não entenda os motivos pelos quais o Flamengo nunca construiu um estádio próprio.
além do mais, é muito mais barato reformar o gramado do Maracanã do que investir centenas de milhões em um estádio que dará manutenção parecida com a do Maracanã.
Só pode ser delírio de torcedor iludido, burro, fanático e sonhador. Ainda bem que essa galera não faz parte da diretoria do Flamengo.
Concordo com você, e se pedisse ajuda para a nação rubro negra, com certeza seriam ajudados para a construção do estádio... Eles parecem que não sabem da força da nação... Mengão 3x0 hoje...🔴⚫🔴⚫
Não vai adiantar porque vai dividir o Maracanã com o fluminense e mais o Vasco que quer levar uns jogos pra lá quando voltar o público. Na Europa os gramados são melhores não só pelo tratamento, mas também pelo quantidade de jogos que são muito menores. Flamengo tem que transformar a gávea em uma arena acústica e levar os jogos de menor apelo para lá. Já tem um projeto para essa arena, o maior empecilho são os moradores, nada que uma demonstração do projeto ajude a convencer.
Flamengo precisa construir uma arena pra chamar de sua. Sou flamenguista e gostaria muito de nós termos nossa própria casa!
Só uma coisa justifica a construção de um estádio, que seja para 100.000 pessoas, senão o maraca é nosso desde sempre, fica muito bem localizado e faz parte da nossa história.
Concordo 👍👍👏👏👏