Após retornar de seu empréstimo ao Gerclerbirligi, da Turquia, o volante foi convocado para defender o Paraguai na Copa América, que está acontecendo no Brasil. Desta forma, o jogador mal retornou ao Flamengo e já é um dos vários desfalques da equipe neste mês.
Ainda sem oportunidade de compor o elenco, Piris da Motta recebeu oferta do Yokohama, do Japão. A proposta, no entanto, não agradou o atleta, que recusou a proposta. A atitude do jogador não agradou à diretoria do Mais Querido.
De acordo com o jornalista Venê Casagrande, Piris da Motta não quer jogar no Japão. De acordo com ele, o volante tem algumas justificativas para não aceitar a proposta.
Inicialmente, a família do atleta não deseja se mudar para o Japão. O paraguaio, por sua vez, também não enxerga com bons olhos o momento do clube oriental, uma vez que ele se encontra na lanterna do Campeonato Japonês. Por fim, o jogador entende que pode receber uma proposta de uma liga com maior competitividade.
Entretanto, o Flamengo se incomodou com a postura de Piris, uma vez que o clube investiu R$ 26 milhões com ele e hoje não vê o negócio como um acordo lucrativo. A título de comparação, o paraguaio de 26 anos custou mais caro que a contratação de Bruno Henrique.
Neste contexto, o Flamengo tem até o meio do ano que vem para negociar o jogador e ainda conseguir lucros. O contrato do atleta com o rubro-negro vai até o fim de 2022.