A derrota do Flamengo para o Red Bull Bragantino passou pela vulnerabilidade da equipe na transição defensiva, um componente que faz Rogério Ceni ligar o alerta para adversários velozes em contragolpes, uma estratégia corriqueira para adversários da equipe. O técnico admitiu que gols na recente derrota por 3 a 2 poderiam ter sido evitados com faltas, “matando jogadas”, mas o time sofreu com a falta de oxigênio nos minutos derradeiros e a não alteração no principal setor de desarmes, a cabeça de área. A perna pesou para voltar.
— […] Sofremos dois gols de transição, em que poderíamos ter matado a jogada na origem, em que tomamos decisões erradas na construção da jogada, na parte final, e tínhamos condição de ter encurtado mais, para dar tempo de recompor. Há dias que as coisas não acontecem como esperamos. Criamos um bom volume de chance, tivemos defesas importantes do outro lado, tivemos finalizações bem feitas, mais de 20, mas além de fazer dois gols, sofremos algumas transições, analisou Ceni, em entrevista coletiva.
Pela postura corajosa, o RB Bragantino conseguiu finalizar sete vezes dentro da área rubro-negra: um número alarmante para um favorito que estava com o sistema defensivo, além dos dois meio-campistas (Diego e Gerson), titular. Aliás, para a sequência, já é necessário “descobrir” a melhor alternativa para a saída de Gerson, que fará a sua despedida nesta quarta-feira.
Ceni havia falado, anteriormente, que o Fla estava no mercado em busca de reforços para repor a saída do camisa 8 ao Olympique de Marseille. Por ora, sem uma contratação eminente, o treinador admite que é difícil pensar em que o substituirá, já que, fatalmente, o dinamismo da construção meio-ataque terá que ser remodelado.
— É difícil. Para substituir (Gerson) dentro das características nós não temos. Poucos têm essa característica de jogar de costas, pisar na bola, se virar contra um e dois adversários e construir jogo, ter a saúde e a parte física que ele tem, principalmente na construção do jogo. Temos algumas alternativas. Temos o João, que todos conhecem, o Hugo, o Arão para voltar, temos o Thiago Maia… Vamos ter que testar algumas alternativas. No momento, com jogo de três em três dias não dá tempo de testar, a não ser o time que vai iniciar a partida. Então, com o tempo vamos tentar descobrir. Jogar da mesma maneira que ele joga é impossível, mas vamos tentar uma alternativa que nos dê condição de seguir o trabalho, falou o técnico.
No geral, se pegarmos números ofensivos e território de ocupação do Fla contra o Bragantino, o time de Rogério Ceni fez uma partida boa dentro de sua normalidade com a bola nos pés. No entanto, a falta de “pegada” gradual na entrada da área e no meio, que terá que se reinventar sem Gerson em poucos dias, causa preocupação visando à sequência da temporada. Será importante que os três pontos deixados em casa sirvam de lição quanto a esse aspecto.
Em tempo: com seis pontos em três jogos, o Flamengo volta a campo pelo Brasileirão nesta quarta-feira, 23, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Fortaleza no Maracanã.
Retirado de: Lancec
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…
View Comments
Pegamos um gol na cagada, viramos o jogo e ai tinha reforçado o meio de campo tirando Michael e botando João Gomes, tirava o Gerson e colocava Hugo. Pois o Bragantino conseguiu dominar o meio de campo ai liberava Bruno Henrique para encosta no Muniz teríamos tido mais exito! Ainda não é tarde fora RC!!!???
A presença ou ausência do Gerson no último jogo como queiram foi o problema. Por que a ausência definitiva será um problema?
Rogério Ceni parece que tem alguma coisa com o merdinha, o cara ruim em campo e ele não substitui. Fora Ceni fora merdinho, pra cima deles meu mengao.
O Flamengo precisa de elenco, só está vendendo e não está repondo, precisa de um técnico de vdd, esse atual, quando não dá uma de prof. Pardal tem medo de substituir durante o jogo.
O problema do FLAMENGO está no Rogério Ceni, Maurício Souza 2 vitórias seguidas não tem mêdo de mexer no time.
O Flamengo subestimou o Bragantino, que, não é baba como América Mineiro e Coritiba. O meio de campo foi muito mal no jogo. Diego Ribas não é primeiro volante. Gerson jogou desinteressado. Vitinho foi um dos piores em campo. A má atuação do meio campo evidenciou a fragilidade da defesa. Rogério Ceni tinha que ter mexido no time para evitar o pior. Deveria ter mudado no início do segundo tempo, deslocando Arão para o meio de campo, colocado João Gomes, também no meio e adiantado Diego Ribas. Gustavo Henrique entraria no lugar do Arão. Sempre dei meu apoio a Rogério Ceni, mas, ele tem mostrado que não consegue montar o time ideal com os jogadores que estão disponíveis. Também acho que ele não faz uma boa leitura do jogo. Pra cima do Fortaleza na quarta-feira. Avante Flamengo.
O problema nao é montar o time ideal. O problema é que ele não sabe mexer durante o jogo. Não sabe mudar a tática e a estratégia uma vez a partida tendo começado, sem contar que não tem confiança nos jovens (ele mesmo assumiu durante a entrevista)
Como que ele só me faz uma substituição tendo jogadores cansados e outros que nao jogaram nada?
Ele pode até ser bom treinador e talz, mas técnico ainda tem muito caminho pela frente...
Cara na moral na minha humilde opinião o que o Flamengo tem que ver nós torcedores temos que vê é que essa derrota não foi pra alertar pra saída do Gerson não porque o Gerson tava em campo e nem por isso O Flamengo ganhou o problema do Flamengo é a zaga que não temos e não é de hoje isso.. tá vindo competições aí de mata-mata libertadores copa do Brasil e tem ainda o Brasileirão o Flamengo tem que contratar zagueiro se não vai passar vexame porque só o Rodrigo Caio não vai fazer milagre não..
#VEMRENATO
O único alerta que vejo é que sem o Ceni, o time obteve três vitórias, sem tomar gol. Em seu primeiro jogo tomou 3 e não teve a competência para fazer substituições táticas.
O alerta certo é: estamos mal de técnico(protótipo)!
#VEMRENATO
CONCORDO, NÃO SABE ORGANIZAR A DEFEZA, NA LIBERTADORES NÃO CHEGA NAS QUARTAS...
#FORABRAZ
#FORACENI BUNDÃO
#VEMRENATO
ESSE RIME SÓ PERDE SE O TREINADOR FOR RUIM, FORA R. CENI!