A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não fala oficialmente sobre o caso, mas já admite internamente que não contará com o atacante Pedro na seleção brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, segundo apurou a ESPN Brasil.
Diante da negativa pública do Flamengo para ceder seu jogador e a tentativa do clube no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de anular a convocação do atleta, a Confederação entende que um desgaste além daquele já existente não é necessário.
A entidade chegou a apostar na vontade de Pedro de estar em Tóquio para a Olimpíada, mas esbarrou numa firme posição do clube rubro-negro no caso.
O entendimento de uma presença quase impossível do jogador no Japão já existia na última quinta-feira (17), data da divulgação da lista de André Jardine, mas a CBF entendia que não poderia deixar de se posicionar no impasse – recuando após declarações públicas do Flamengo contra a liberação.
Do ponto de vista legal, a Confederação entende que o Flamengo tem razão em seu pedido no STJD e não pretende recorrer ou “esticar a corda” na briga na esfera jurídica.
As pessoas que acompanham o caso de perto acreditam que o tribunal concederá uma liminar dando condições de jogo a Pedro pelo clube no período em que estaria à disposição de Jardine – a partir de 8 de julho.
Vale lembrar que a CBF entrou em acordo com vários clubes brasileiros para liberar atletas, como Palmeiras (Gabriel Menino), Athletico-PR (Santos), Red Bull Bragantino (Claudinho), e Grêmio (Matheus Henrique) – a situação de Guilherme Arana, do Atlético-MG, segue indefinida.
Além disso, a entidade não enfrentou barreiras no caso do São Paulo, que liberou o lateral-direito Daniel Alves sem criar caso (até porque o jogador deixou explícito à diretoria tricolor que gostaria de disputar a Olimpíada).
Lista final no dia 30 e dúvida entre três nomes
Os cartolas enviarão a lista final de convocados à Fifa no próximo dia 30, mas a CBF espera estar com a situação resolvida antes disso. A projeção aponta para uma apresentação da relação já sem Pedro.
O debate interno agora é sobre o substituto. André Jardine, sua comissão e o coordenador do grupo, Branco, debatem a melhor opção entre os três nomes sobre a mesa: Yuri Alberto, do Internacional, Gabriel Martinelli, do Arsenal, e Evanílson, do Porto.
Além da definição técnica, o comando da seleção já faz contato com os clubes para alinhar a liberação de um deles até a quarta-feira da próxima semana.
Veja os convocados para Tóquio
- Goleiros
- Brenno (Grêmio)
- Santos (Athletico-PR)
- Laterais
- Daniel Alves (São Paulo)
- Gabriel Menino (Palmeiras)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Zagueiros
- Diego Carlos (Sevilla)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Nino (Fluminense)
- Meio-campistas
- Bruno Guimarães (Lyon)
- Claudinho (Red Bull Bragantino)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- Gerson (Flamengo)
- Matheus Henrique (Grêmio)
- Atacantes
- Antony (Ajax)
- Malcom (Zenit)
- Matheus Cunha (Hertha Berlin)
- Paulinho (Bayer Leverkusen)
- Pedro (Flamengo)
Retirado de: ESPN