A partir desta quinta-feira, dia seguinte à vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, Gerson é oficialmente página virada no Flamengo. Lamentada por torcedores e companheiros, a saída do Coringa marca o fim de uma passagem vencedora no Rubro-Negro e abre um questionamento na cabeça de Rogério Ceni: quem irá assumir a função tão bem desempenhada por ele nos últimos dois anos?
Sem dúvidas, substituir Gerson não é uma missão fácil. Peça-chave da equipe multicampeã do Flamengo, o atleta se estabeleceu como o melhor meio-campista do futebol brasileiro e ganhou destaque pela qualidade tanto na parte defensiva quanto ofensiva. Na coletiva após a partida no Maracanã, Ceni não poupou elogios ao camisa 8 e indicou a procura de uma solução para repor a sua ausência.
— É um jogador diferenciado, uma pessoa muito querida por todos, vide as homenagens que o clube fez, atletas, torcedores… É um cara nota 10, fácil de lidar no dia a dia, talentosíssimo. Vai pesar muito, porque além dos quatro jogadores com a seleção temos a saída de Gerson. Vamos ter que buscar uma solução de maneira parecida para minimizar essa ausência significativa.
Com o Flamengo atento ao mercado, mas sem ter feito nenhuma contratação, o treinador terá que achar uma solução caseira para substituir Gerson nas próximas semanas. Uma opção é Thiago Maia, que voltou a ser relacionado após sete meses, mas não entrou em campo contra o Fortaleza. Para Ceni, o retorno do volante é importante neste período, mas a torcida deve ter calma com o processo devido ao longo tempo afastado dos gramados.
— Muito importante (a volta de Thiago Maia). Não é um jogador para fazer a função do Gerson, porque ninguém joga tão bem de costas e girando como ele, é diferenciado. Mas o Thiago é um jogador que a diretoria insistiu após a lesão para ficar no Flamengo. Queria ter colocado no jogo, mas a lesão dele não é simples, é complexa. Ele vem treinado bem, mas em um jogo tão disputado e físico na parte final, achei melhor preservar para uma próxima oportunidade – disse Ceni, antes de finalizar:
— Conto muito com o Thiago. É um jogador que eu tenho como opção para usar nesta posição ou na função que o Gerson nos deixa hoje. Acredito muito nele, mas as pessoas têm que ter um pouco de calma, porque a lesão não foi simples. Ele ainda tem que pegar esse ritmo de jogo.
Outro tema presente na coletiva de imprensa de Rogério Ceni foi a possibilidade de Willian Arão retornar ao meio-campo. Sobre o assunto, o treinador fez questão de elogiá-lo como zagueiro, mas não descartou voltar a escalá-lo como volante. Neste caso, no entanto, a função de Gerson passaria a ser exercida por Diego.
— Não acredito que o Arão seja mais um improviso como zagueiro. Ele é o jogador com mais minutagem do Flamengo no ano e como zagueiro. Normalmente, quando você passa zerado, ele é muito elogiado. Quando sofremos gol, ele vira improvisado. Não deixa de ser uma possibilidade trazê-lo de volta para o meio-campo, mas para fazer a função do Gerson é impossível. São características distintas. Se colocar ele como primeiro volante e passar o Diego para frente, aí talvez possa ter alguma possibilidade.
Enquanto reforços não chegam, Rogério Ceni ainda tem outras opções caseiras para escalar na vaga de Gerson. A mais natural delas – que não demandaria tantas mudanças estruturais na equipe – é a entrada de João Gomes. O jovem, inclusive, já teve a missão de substituir o Coringa em algumas oportunidades no início desta temporada.
Com esse ponto de interrogação em mente, Rogério Ceni terá três dias para pensar na primeira escalação do Flamengo na “Era pós-Gerson”. O próximo compromisso do clube é no domingo, contra o Juventude, às 11h (de Brasília), no Alferdo Jaconi, pela 7ª rodada do Brasileirão.
Retirado de: Lance
Quem será que vence esse duelo? Neste sábado (23), o confronto entre Atlético-GO e Palmeiras…
Neste sábado, o SBT será palco de um grande momento do futebol sul-americano: a final…
Grande decisão acontece neste sábado (23) Cruzeiro e Racing entram em campo logo mais, às…
Cruzeiro aposta em Cássio para conquistar a CONMEBOL Sul-Americana contra o Racing O Cruzeiro tem…
A Conmebol parabenizou o Flamengo pelo título da Copa Libertadores da América neste sábado (23/11),…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Grêmio se concentram nos bastidores do…
View Comments
O certo agora, já q o aprendiz com o Gerson não sabia preparar um esquema de jogo, acho q tá na hora de usar a grana pra contratar um TREINADOR. Aí sim, as peças serão bem usadas porque são todos ótimos jogadores, os melhores do futebol brasileiro, excessão de uns 4 (Michael, Vitinho, LP e GH) e ainda considero em teste o BV.
Concordo.
O time tem valores individuais e excepcionais. Quantos jogadores subiram das Divisões de base e têm realizado jogos no time principal e dado o recado? Se o atual treinador, R.C., não consegue enxergar esses valores no elenco, então, ele não serve para comandar o Gigante da NAÇÃO RUBRO-NEGRA.
Cada jogador tem a sua particularidade e todos formam um conjunto respeitável. Sair atrás de jogadores no Brasil ou no exterior, sem respeitar o trabalho dos jovens para terem a sua oportunidade, é jogar dinheiro fora, não ganhando mais títulos, conforme prometido.
Cada jogador que veste o Manto Sagrado sabe que precisa fazer o melhor para jogar no C.R.FLAMENGO. Então, não venha Sr Treinador, com essa história, dizendo que não existe um substituto do Gerson, no elenco. Coloque os garotos para jogar, pois, vão adquirir experiência com os antigos e assumirão os seus lugares dentro do time. Exemplo: Zico, Júnior, Adílio, Cantareli, e muitos outros, que subiram da base e venceram no time profissional.
"UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO".
Temos bons e confiáveis nomes, falta uma criteriosa escolha.
Gérson é passado e pronto temos bons jodares que podem substituila.
João Gomes está ai
CONCORDO COM A MAIORIA, JOÃO GOMES, NO MOMENTO É O MELHOR NOME PARA O MENGÃO.
Acho um pouco de exagero essa idolatria sobre o Gerson, pra mim não passa de um bom jogador como tantos dentro do elenco, falo exagero porque Adílio jogava muito mais do que ele e nunca vi nenhuma idolatria.
Me desculpem
Concordo plenamente. O melhor camisa 8 que o FLAMENGO já teve. Cracasso o Adílio.
O maior problema é a galera achar que vem um jogador igual.
Não vem.
Vem um com sua maneira de jogar, com suas características e pronto.
Quem entrar ali, tem que dar o sangue e jogar bola, fazer o seu e não atrapalhar o time, e aos poucos se encaixar ali e jogar junto.
VAMOS DEIXAR QUEM ENTRAR NA POSIÇÃO DELE EM PAZ.
Essa é a nossa parte e não ficar escalando gente no lugar ao primeiro erro.
É só uma vaga e não trinta.
João Gomes e o nome
NÃO PRECISA GASTAR DINHEIRO COM NINGUÉM.
JÁ TEMOS A SOLUÇÃO:THIAGO MAIA E JOÃO GOMES.
João Gomes e ponto final!