Na noite desta sexta-feira (2 de julho), algumas partidas das quartas de final da Copa América foram disputadas. Em um primeiro momento, o Peru enfrentou o Paraguai. No tempo regulamentar, o jogo foi bastante movimentando, com três gols e 1 expulsão para cada lado.
O Paraguai abriu o placar com o zagueiro Gustavo Gómez aos 11 minutos do primeiro tempo. Por ironia do destino, 10 minutos depois, Gómez marcou mais um gol, porém, desta vez, contra. Já aos 40 minutos da primeira etapa, Gianluca Lapadula virou para o Peru. E ainda na primeira parte, Gustavo Gómez foi expulso.
Entretanto, com um jogar a menos, o Paraguai partiu para cima no segundo tempo e empatou com Junior Alonso. Aproveitando-se da vantagem numérica, Yoshimar Yotún marcou o quinto gol do jogo e colocou o Peru na frente. Com a vantagem no placar, e com um jogador a mais, o Peru tinha a classificação em suas mãos. Mas, aos 40 minutos do segundo tempo, André Carrillo também foi expulso.
Devido as duas expulsões, o jogo ficou mais equilibrado, permitindo o Paraguai a voltar a sonhar com a sua classificação. Com o ‘abafa’ nos minutos finais, Gabriel Ávalos marcou o gol de empate nos acréscimos. E como previsto em regulamento, o jogo foi logo para os pênaltis (na Copa América não há prorrogação).
Ao todo, houveram 12 cobranças, o Paraguai errou 3, enquanto o Peru não aproveitou apenas duas cobranças. Desta forma portanto, o volante Piris da Motta retornará ao rubro-negro para o restante da temporada.
Inicialmente, a diretoria do Flamengo estava pensando em dar um prazo de folga para Piris, pois durante o seu empréstimo na Europa, não houve nenhuma paralização. Mas, com a lesão do meia Diego Ribas, é possível que tal folga seja reduzida, afinal, sem Diego Ribas, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro, Rogério Ceni fica com algumas limitações no momento de escalar o meio da campo. A boa notícia se dá em relação a Thiago Maia que está retornando aos poucos.
Já em relação ao jogo entre Brasil e Chile, ele não foi tão movimentado assim. Muito pelo contrário, o time comandado por Tite começou o confronto com uma escalação um tanto quanto questionável. O resultado: O Chile foi levemente superior no primeiro tempo. A equipe chilena criou as suas melhoras oportunidades em alguns contra-ataques.
Para o segundo tempo, o treinador brasileiro resolveu promover uma alteração: Fabinho deu lugar para Lucas Paquetá. E tal modificação não precisou de muito tempo para surtir efeito. Isso porque, com apenas 1 minuto em campo, o meia revelado pelo Flamengo balançou as redes do goleiro Claudio Bravo.
Todavia, a expulsão de Gabriel Jesus, aos 4 minutos do primeiro tempo, fez com que o jogo ficasse um pouco mais equilibrado. Afinal o Chile, nessa altura, precisava aproveitar-se da expulsão de Jesus para, ao menos, empatar com o intuito de seguir vivo na competição.
Em alguns momentos, o time chileno ficou com 66% de posse da bola no segundo tempo. Mas, ainda assim, não conseguiu balançar as redes do gol defendido por Ederson. Inclusive, de acordo com o portal Sofa Score, Ederson foi eleito o melhor jogador em campo. Ao todo ele salvou o Brasil em cinco oportunidades.
Com a eliminação, portanto, o outro reforço do Flamengo será o chileno Mauricio Isla. O lateral chegará ao Mais Querido para disputar uma vaga com Matheuzinho e Rodinei, que retornou de empréstimo do Internacional.
Sem Piris e Isla, o Flamengo conta com mais três representantes na Copa América, sendo eles: Arrascaeta, Gabigol e Everton Ribeiro.