Flamengo

Com Renato Gaúcho, Flamengo muda perfil da comissão técnica

A chegada de Renato Gaúcho ao Flamengo traz de volta um perfil de trabalho visto pela última vez no clube com Abel Braga, primeiro treinador da atual gestão, em 2019, e curiosamente plano B da diretoria, que priorizava Renato na ocasião. Desde então, o Flamengo se acostumou com a importação não só de treinadores, como de comissões técnicas inteiras.

Com Rogério Ceni, técnico mais jovem e com inspiração européia, só que barato, seguiu-se o mesmo estilo: além do treinador principal e um auxiliar, vieram preparador físico e um analista de desempenho. Nada que se compare aos oito portugueses trazidos por Jorge Jesus.

Renato e o seu fiel escudeiro Alexandre Mendes concentram, na dupla, todas as funções distribuídas no futebol atual. O comandante é o chefe em si, mas tem uma forma de lidar que parece igualá-lo aos próprios jogadores.

A “boleiragem” ajuda a motivar e a conquistar rapidamente a confiança do elenco. Com Alexandre Mendes fica a responsabilidade por pensar de forma mais detalhada os treinamentos e as questões táticas.

No primeiro dia de Flamengo, isso se provou. Alexandre não saiu do lado de Renato. E falou bastante durante a atividade de campo. Renato conversou com os atletas e com os profissionais do clube – preparadores, massagistas, etc – com quem ficaram os demais trabalhos de campo. Fora das quatro linhas, as informações foram buscas pelo técnico junto a dirigentes e ao ex-zagueiro Juan, uma espécie de gerente de futebol muito ligado aos atletas.

A dupla Renato e Alexandre, que iniciou o trabalho no Fluminense, seguiu junta no Grêmio, onde teve o maior sucesso com a mesma receita. Depois Renato convidou Vitor Hugo para ser um segundo auxiliar. O profissional, que desta vez foi vetado pelo Flamengo, foi preparador de goleiros do clube antes de trabalhar com o técnico, e ficou marcado pela má fase de Alex Muralha.

No Sul, Renato indicou ainda um preparador de goleiros auxiliar, que ficou no Grêmio depois de sua saída. Por lá, a dupla Renato e Alexandre funcionava da mesma forma. Os coletivos eram comandados pelos dois ao mesmo tempo.

A circunstância financeira do Flamengo encaixou com esse tipo de trabalho do novo técnico. Já que paga mais do que pagava a Ceni, o corte veio na comissão técnica. Por isso Maurício Souza foi promovido do sub-20 e Marcelo Sales retornou. Ambos baratos.

A chegada de Renato atende também a uma marca desse Flamengo. De ter uma diretoria que não interfere no trabalho dos treinadores diretamente. Não acompanha de perto as decisões técnicas e não interfere nas mesmas. Desde Abel Braga, não há espaço para que os dirigentes criem relação e intimidade para pedir explicações dos técnicos sobre o que será trabalhado dentro das quatro linhas. O que abre espaço para uma gestão no início muito próxima, mas que com o passar do tempo deixar o treinador por conta de si mesmo. Renato lida muito bem com isso e tem perfil centralizador. Atua no contato com departamento médico, nas negociações, e tem pulso para agir no vestiário.

Retirado de: O Globo

Equipe Gávea News

View Comments

  • Tô confiando muito que o Renato será capaz de recuperar os jogadores da zaga, tô apostando muito nisso! Vamos Mengão!!

  • To com a intuição de que Renato vai trazer de volta todo o brilho desse time. Jogador marrento não cresce contra ele. Vai impor respeito e moral no vestiário, fora que ele sabe a linguagem deles. Eu agora tenho esperança de novos títulos. A máquina rubro negra vai acordar e assustar os adversários! Vamos com tudo! Me lembro que focais ou menos na mesma época que aquela seleção de 2019 despertou! Que venham os antis

    #srn

  • NO FUTEBOL ÀS FÓRMULAS IMPORTAM POYCO! O QUÊ IMPORTS SÃO OS TÍTULOS. SÓ ISSO.

Recent Posts

Atacante do Flamengo será pai pela segunda vez

Luiz Araújo anuncia nascimento da sua filha Um dos grandes nomes do Flamengo nesta temporada,…

19 minutos ago

Atitude de Artur Jorge surpreende jogadores do Botafogo

Técnico português motivou a equipe ao trazer torcedores para falar sobre a paixão pelo clube…

24 minutos ago

A declaração de Fábio Sormani direcionada ao time do Botafogo

O jornalista Fábio Sormani falou sobre o desempenho do Botafogo no ano e exaltou as…

44 minutos ago

CBF pode realizar alteração importante na final da Copa do Brasil

Entenda o motivo O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado em…

49 minutos ago

Pablo Vegetti é sincero ao falar sobre Philippe Coutinho e Dimitri Payet, no Vasco

O que será que o atacante falou? Pablo Vegetti enfrentou um desafio proposto pelo jornalista…

54 minutos ago

A declaração de Yuri Alberto após o empate do Corinthians na Sula

O Corinthians empatou em casa contra o Racing da Argentina na partida de ida das…

1 hora ago