A chegada de Renato Gaúcho ao Flamengo traz de volta um perfil de trabalho visto pela última vez no clube com Abel Braga, primeiro treinador da atual gestão, em 2019, e curiosamente plano B da diretoria, que priorizava Renato na ocasião. Desde então, o Flamengo se acostumou com a importação não só de treinadores, como de comissões técnicas inteiras.
Com Rogério Ceni, técnico mais jovem e com inspiração européia, só que barato, seguiu-se o mesmo estilo: além do treinador principal e um auxiliar, vieram preparador físico e um analista de desempenho. Nada que se compare aos oito portugueses trazidos por Jorge Jesus.
Renato e o seu fiel escudeiro Alexandre Mendes concentram, na dupla, todas as funções distribuídas no futebol atual. O comandante é o chefe em si, mas tem uma forma de lidar que parece igualá-lo aos próprios jogadores.
A “boleiragem” ajuda a motivar e a conquistar rapidamente a confiança do elenco. Com Alexandre Mendes fica a responsabilidade por pensar de forma mais detalhada os treinamentos e as questões táticas.
No primeiro dia de Flamengo, isso se provou. Alexandre não saiu do lado de Renato. E falou bastante durante a atividade de campo. Renato conversou com os atletas e com os profissionais do clube – preparadores, massagistas, etc – com quem ficaram os demais trabalhos de campo. Fora das quatro linhas, as informações foram buscas pelo técnico junto a dirigentes e ao ex-zagueiro Juan, uma espécie de gerente de futebol muito ligado aos atletas.
A dupla Renato e Alexandre, que iniciou o trabalho no Fluminense, seguiu junta no Grêmio, onde teve o maior sucesso com a mesma receita. Depois Renato convidou Vitor Hugo para ser um segundo auxiliar. O profissional, que desta vez foi vetado pelo Flamengo, foi preparador de goleiros do clube antes de trabalhar com o técnico, e ficou marcado pela má fase de Alex Muralha.
No Sul, Renato indicou ainda um preparador de goleiros auxiliar, que ficou no Grêmio depois de sua saída. Por lá, a dupla Renato e Alexandre funcionava da mesma forma. Os coletivos eram comandados pelos dois ao mesmo tempo.
A circunstância financeira do Flamengo encaixou com esse tipo de trabalho do novo técnico. Já que paga mais do que pagava a Ceni, o corte veio na comissão técnica. Por isso Maurício Souza foi promovido do sub-20 e Marcelo Sales retornou. Ambos baratos.
A chegada de Renato atende também a uma marca desse Flamengo. De ter uma diretoria que não interfere no trabalho dos treinadores diretamente. Não acompanha de perto as decisões técnicas e não interfere nas mesmas. Desde Abel Braga, não há espaço para que os dirigentes criem relação e intimidade para pedir explicações dos técnicos sobre o que será trabalhado dentro das quatro linhas. O que abre espaço para uma gestão no início muito próxima, mas que com o passar do tempo deixar o treinador por conta de si mesmo. Renato lida muito bem com isso e tem perfil centralizador. Atua no contato com departamento médico, nas negociações, e tem pulso para agir no vestiário.
Retirado de: O Globo
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Athletico-PR se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Fluminense se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Real Madrid se concentram nos bastidores…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Real Madrid se concentram nos bastidores…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o São Paulo se concentram nos bastidores…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…
View Comments
Tô confiando muito que o Renato será capaz de recuperar os jogadores da zaga, tô apostando muito nisso! Vamos Mengão!!
SÓ PENSO NOS TÍTULOS!!!!!
MENGOOOOOOOOOO
To com a intuição de que Renato vai trazer de volta todo o brilho desse time. Jogador marrento não cresce contra ele. Vai impor respeito e moral no vestiário, fora que ele sabe a linguagem deles. Eu agora tenho esperança de novos títulos. A máquina rubro negra vai acordar e assustar os adversários! Vamos com tudo! Me lembro que focais ou menos na mesma época que aquela seleção de 2019 despertou! Que venham os antis
#srn
Ops maldito corretor. Foi mais ou menos na mesma época... ****
Já to sentindo o cheiro de merda, espero que seja do ct do vasc2.
NO FUTEBOL ÀS FÓRMULAS IMPORTAM POYCO! O QUÊ IMPORTS SÃO OS TÍTULOS. SÓ ISSO.
Simples assim