A estreia de Renato Gaúcho pelo Flamengo foi marcada por uma série de sentimentos opostos. De um lado, a alegria e o alívio por ter vencido o Defensa y Justicia na Argentina e saído na frente no confronto de oitavas de final da Libertadores. Do outro, o susto e a preocupação de ver o time rubro-negro alterar a forma de jogar e apresentar uma péssima atuação.
Acostumado a ver uma equipe ofensiva e que consegue se impor à maioria dos adversários, o torcedor do Flamengo testemunhou uma nova realidade nesta quarta-feira. Mesmo com Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol em campo, o time teve menos posse de bola e passou grande parte do jogo atuando de forma mais reativa do que propositiva.
Muitos mecanismos que eram vistos desde o início da ‘Era Jesus’, em 2019, deixaram de aparecer na primeira partida sob comando de Renato Gaúcho. A saída de três, por exemplo, foi usada em poucas ocasiões. A pressão pós-perda no campo de ataque deu lugar às linhas baixas, enquanto a marcação em zona nas bolas paradas virou marcação quase exclusivamente individual.
Sem julgar o que é melhor ou pior, tantas mudanças de uma hora para outra assustam e causam preocupação. O Flamengo que usava a posse de bola como uma forma de não sofrer defensivamente passou a ser pressionado como não era há mais de dois anos. No fim das contas, o (achado) gol de Michael garantiu a vitória e a vantagem na luta por uma vaga nas quartas de final.
É preciso, sem dúvidas, levar em consideração que Renato Gaúcho está apenas no início de trabalho no Flamengo. Apresentado na segunda-feira, o treinador teve duas sessões de treinamento no Ninho do Urubu, sendo apenas uma com o grupo completo, antes da viagem para Buenos Aires.
Para o comandante, além do pouco tempo disponível, a falta de entrosamento de alguns jogadores e os desfalques influenciaram no rendimento da equipe. Na partida contra o Defensa, o Flamengo não teve quatro atletas à disposição: o zagueiro Rodrigo Caio, o volante Willian Arão, o meia Diego e o atacante Bruno Henrique.
— Faltava ritmo de jogo para eles, e entrosamento para a nossa equipe. Thiago (Maia) e João (Gomes) jogaram pela primeira vez juntos. O importante é observar o que acontece. Se fizer a pergunta ao nosso torcedor se ele gostaria de ver o Flamengo jogando bem e não ter ganho o jogo, pode ter certeza que a opinião dele é a mesma que a minha: importante é que vencemos e demos um passo importante – disse Renato Gaúcho na coletiva, antes de completar:
— Vamos continuar sem tempo para treinar, está na base da conversa, do vídeo. Mas eu tenho um grupo maravilhoso, com qualidade muito grande, e esse grupo vai ficando mais forte à medida em que vamos tirando jogadores do departamento médico.
Com a vantagem no placar, o Flamengo reencontra o Defensa y Justicia na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Brasil. A equipe rubro-negra se garante na próxima fase com qualquer vitória ou empate. Caso o Defensa devolva o 1 a 0, o confronto será definido nos pênaltis. Qualquer outro triunfo dos argentinos elimina o time brasileiro.
Antes de encarar novamente o Defensa y Justicia, o Flamengo volta a campo no domingo. A equipe enfrenta o Bahia, às 18h15 (de Brasília), no estádio Pituaçu, pela 12ª rodada no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro ocupa atualmente a 8ª posição na tabela, com 15 pontos conquistados em nove partidas.
Retirado de: Lance
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
Gustavo Gómez destaca esforço do Palmeiras para logística e projeta reta final do Brasileirão O…
São Paulo busca vitória contra o Atlético-MG para seguir firme na briga por vaga direta…
Renê se destaca na vitória do Inter e encaminha renovação de contrato Renê foi um…
Germán Cano empata e salva ponto importante para o Fluminense contra o Fortaleza Na noite…
View Comments
É isso ai Renatão valeu, enquanto o time não ficar treinado temos que segurar o jogo é melhor assim do que o time ir pra frente e perder nos contra ataques e ser eliminado você é experiente sabe o que faz é melhor jogar na retranca e se manter vivo do que dar uma de gostosão e não ter o que disputar você não teve nem tempo de treinar e parte dos perseguidores anti já tá secando reclamando e criticando, valeu Renato voltamos com 3 pontos na bagagem agora é treinar para ganhar de novo dos Argentinos se ainda não der pra jogar facil faz o gol e retranca neles de novo pra se manter vivo na liberta, é melhor do que ficar com 70% com posse de bola e no final perder o jogo como aconteceu em todos os jogos que o Mengão perdeu.
UMA MERDA!!!!
NÃO PERDEMOS PORQUE O TIME DO OUTRO LADO ERA SEM PONTARIA.
DEUS NOS LIVRE DESSA DEFESA E ENSINE O DIEGO A SAIR COM PÉS!!!
FIZERAM DE TUDO PRA ENTREGAR A PAÇOCA.
O timeco argentino deu uma aula de TÁTICA ao Flamengo,
Mas os caras são uns cabeças de BAGRE
Seus nutelas, lembram do jogo contra o
FLU, Braga, e outros tivemos 70 por cento
De posse , e dai qto foi o resultado somamos
Qtos pontos? Chega de falar do JJ, foi ele
Q quis ir embora, entao vao torcer pro Benfica
Um abraço pro flamenguista.
Não tem nem o pq exigir diferente disso dele. O cara chegou ontem, e mesmo que perdesse, teria como respaldo a falta de entrosamento de muitos jogadores e os desfalques, mas graças a Deus, mesmo jogando de forma feia, fizemos um gol " cagado" e garantimos a vantagem para o próximo jogo. Que ele tenha entrada na mente dos jogadores, e que ele entenda logo o que cada um pode fazer e o que não pode produzir " por limites mesmo". Conhecer as peças que ele tem nas mãos, isso é imprescindível, em se tratando de um bom trabalho a ser feito com o grupo. Para jogarmos em alto nível novamente, espero que entendam que ele vai precisar desconstruir para construir, e que precisará de todas as peças possíveis, tinindo, inclusive outras novas peças. Tenham já em suas mentes uma coisa: Ainda irá demorar um pouco, para ele começar a extrair aquele futebol, que esperamos com a chegada dele, dos jogadores. Isso se deve a vários fatores, dentre eles, os principais são mesmo, falta de entrosamento tático, falta de peças disponíveis ou a disposição. Cálculo que ele vá conseguir fazer esse time ter uma identidade, a partir de um período de treino, de uns 7 a 10 jogos. Exigir antes disso dele, é perda de energia, tempo e muita burrice também. Ninguém em sã consciência, vai julgar a namorada de nove dias, pq ela ainda não lava as suas roupas, inclusive as íntimas, não é mesmo? SRNs!
Dizem que o time argentino amassou o Flamengo. Aí eu pergunto eles ganharam o jogo
É complicado né, o Mengão jogou com o time campeão da Sulamericana e da recopa dentro da Argentina e ganhou o jogo e parte da torcida criticam e reclamam será que esses são Flamenguistas mesmo, eu acho que são infiltrados tentando tirar o foco, agora eu vejo o Mengão amassar e no final perde, todos jogos que o Flamengo perdeu ele jogou 60 a 70 % dentro do campo do adversarios e ainda perdeu e ontem depois do gol o Renato que ainda não teve tempo de treinar o time armou um esquema pra segurar pressão e continuar vivo na libertadores até ele colocar o time do jeito certo e essa torcida cai matando. Eu sempre digo que o maio adiversario do Mengão não é time nenhum é essa torcida.
Esquema de jogo do Renato Gaúcho não condiz com o estilo de jogo desse elenco. Esse treinador é reativo e o Flamengo só joga ofensivamente, com deslocamentos constante de seus jogadores. Ele está mudando o estilo de jogo e não vai dar certo.
Se ele persistir com essa ideia, não vai dar certo mesmo!
Mas vamos aguardar cenas dos próximos jogos!
Concordo, Alberto. Até acho que o Renato pode dá certo a curto prazo, mas desde que ele respeite o estilo ofensivo do time, propositivo, com posse de bola. Se ele conseguir manter o estilo e levantar a moral do elenco (coisa em que o Renato sabe fazer muito bem), acho que dará muito certo. O problema é que não foi isso que ele demonstrou no primeiro jogo. Deu confiança aos jogadores, mas acabou com a forma propositiva de jogo. Espero que nos próximos jogos ele volte atrás e respeite nosso estilo.
Acho precipitada as suas colocações, o cara chegou ontem... O reativo aqui é vc, ele não teve tempo pra nada. Nada também é o que vc sabe sobre futebol, deve ser ansiosa como uma dama da night, esperando seu macho pra fazer uma grana. Faça o favor? Vai comentar e torcer no vascú, por lá que se aceita gente assim. SRNs!
Que comentário desconexo...começa discordando do colega (até aí tudo bem) e descamba pra ofensas sem sentido. Totalmente desnecessário. Tem muita gente precisando amadurecer nessa sessão de comentários. Vamos respeitar mais uns aos outros.
Quem lembra wue JJ nos primeiro jogos dele perdeu pro emelec, empatou com Atlético Pr, perdeu pro Bahia e deu certo, renato nao teve tempo pra treina direito vamu apoia se nao de certo mais a frente a gente critica agora nao tem como fazer isso pq nao teve tempo de fazer nada com o time
Não pode nem ser diferente disso amigo. Onde já se viu, reclamar de treinador que tem um único jogo? Tem que ser muito ignorante mesmo pra cagar pela boca e se permitir falar algo neste sentido. Era pra estarem agradecendo ainda pela chegada de um grande treinador, que dará certamente, muitos títulos ao Flamengo com a sua chegada. Não tenho paciência pra fazer a cabeça de ninguém aqui. Quem falar mal do cara antes de 10 jogos, é no mínimo um acéfalo, energúmeno, ignorante, e pra este tipo de torcedor, tenho vários desaforos prontos na ponta da agulha pra disparar contra eles. Vão zoar o vascú e aproveitem e torçam pra eles.
Certo. O time já tinha sido péssimo contra o Atletico-MG e contra a Chapecoense. Caso fosse Rogério Ceni ou Mauricinho, tinha sido derrotado.
Certo.
Foi esse jogo que Flamengo jogou mal. O Renato ainda não teve tempo de arrumar o time. Tem desfalques também. Com uns três jogos aí que vamos ver o esquema deles. Dêem um voto de confiança.
O estrago provocado pelo entregador de camisas Rogerio Ceni foi grande e vai demorar para ser concertado. Renato terá muito trabalho acertar esse time. Essa defesa só sabe jogar pra traz, o meio campo não cria nada, Weverton Ribeiro chega a ser ridículo, não consegue dar sequencia em jogadas simples e coitado do GABIGOL, a bola só chega espirada. Deus nos ajude.