Logo nos primeiros dias no comando do Flamengo, Renato Gaúcho já vive um importante dilema: poupar de olho no Defensa y Justicia ou usar força máxima e tentar subir na tabela do Brasileirão? Neste domingo, o Rubro-Negro visita o Bahia em Salvador com necessidade de pontuar, mas com o confronto de volta das oitavas de final da Libertadores no horizonte.
A opção por poupar atletas é inclusive uma das principais dúvidas em torno do trabalho de Renato Gaúcho. Nos quatro anos e meio à frente do Grêmio, o treinador criou o hábito de priorizar as competições de mata-mata em detrimento do Brasileirão. Dessa forma, ele usava as rodadas no fim de semana para rodar o elenco – com a autorização da diretoria gremista.
O contexto do Flamengo, no entanto, parece ser diferente, uma vez que o Campeonato Brasileiro é tratado com importância pelos dirigentes rubro-negros. Bicampeão nacional, o clube almeja conquistar o terceiro título seguido, o que apenas o São Paulo (em 2006, 2007 e 2008) alcançou nesses 50 anos de competição.
Após um início irregular, com quatro derrotas, o Flamengo soma 15 pontos e ocupa apenas a 8ª colocação da tabela. Apesar de ter dois jogos atrasados, a equipe está a seis pontos do G-4 e a dez do líder Palmeiras. Ou seja, precisa engatar uma boa sequência de vitórias para encostar nos líderes e se firmar na brigar pelo título.
Em meio à maratona de jogos, o Flamengo adotou uma estratégia de preservar jogadores por precaução, após avaliações regulares da fisiologia. Nas últimas semanas, por exemplo, Rodrigo Caio, Diego Alves e Filipe Luís foram poupados, mas em partidas diferentes. A última vez que a equipe entrou em campo com um time majoritariamente reserva foi na semifinal do Carioca, contra o Volta Redonda, em 8 de maio.
Questionado sobre o assunto na coletiva de apresentação, na última segunda-feira, Renato Gaúcho aparentou estar alinhado com esse procedimento do Flamengo. O treinador ressaltou a importância da equipe de fisiologia e citou o risco de lesão como justificativa para poupar determinados atletas.
— O poupar em algumas competições as pessoas, às vezes, entendem mal. A gente sempre quer a força total. Mas no momento em que o jogador está desgastado, e o exame de “CK” mostra que ele pode ter uma lesão, esse jogador vai ser poupado. A explicação é essa. O fisiologista e o preparador físico ajudam o treinador. No momento em que ele (jogador) se sentir bem, ele vai jogar – disse Renato.
Na estreia contra o Defensa y Justicia, o treinador não pôde contar com quatro atletas: Rodrigo Caio, Willian Arão, Diego e Bruno Henrique. De todos eles, apenas Arão tem o retorno confirmado contra o Bahia. O trio restante se recupera de lesão e será avaliado no Ninho do Urubu antes da viagem a Salvador, no sábado.
Após ganhar folga, Renato Gaúcho e o elenco do Flamengo se reapresentam no CT nesta sexta-feira e terão apenas dois dias de preparação para o confronto com o Bahia. A partida está marcada para domingo, às 18h15 (de Brasília), em Pituaçu. Em seguida, a equipe segue direto para Brasília, onde enfrenta o Defensa y Justicia na próxima quarta, valendo uma vaga nas quartas de final da Libertadores.
Retirado de: Lance
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Vasco se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Fluminense se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Palmeiras se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Vasco se concentram nos bastidores do…
View Comments
Nesse jogo,somente neste jogo pontualmente ele deveria poupar e treinar mais para quarta feira, pois será um grande evento com público e tuso mais,Mengão tem que ganhar e ganhar Bem
Tem que poupar apenas para esse jogo contra o Bahia. Pq se passarmos das oitavas da liberta, só jogaremos depois de 1 mês e aí dá pra focar só no Brasileirão. A Liberta pro Flamengo é fundamental para recuperar as finanças do clube.
Sem essa de poupar!Os caras tem uma equipe de fisiologia, preparadores físicos e recursos de última geração!Sem contar nutricionistas e alimentação balanceada!
Vamos trabalhar galera!
Dilema? Só se for pro Renato. Não tem que poupar. Se constatarem desgaste e risco de lesão de verdade, é óbvio que não dá pra escalar, treinador nenhum faria isso. Nenhum torcedor pensa diferente. Então não tem dilema, a não ser que Renato esteja pensando em poupar meio time ou mais só por poupar, como ele fazia no Grêmio. Espero que não, o tri do BR é importante. Aguardemos.
Se começar com esse papo de poupar, já pede pra sair. Não é coisa de Flamengo! Já basta o domenec e Ceni ter feito besteiras. JJ colocava os caras pra jogar em todos os jogos, priorizou todos os campeonatos e levamos 99% dos títulos. (Menos o mundial)
Se não querem jogar, pede pra sair caraí!
Rodrigo Caio e um excelente zagueiro, só que para o DM, onde ele passa a maior parte dos treinos e jogos. Tá bichado e velho. Flamengo pagando uma grana e o cara faz um jogo e fica 4 de fora. Num lasca!
Não tem que poupar nada, cada jogo é um jogo, e jogador é muito bem pago pra jogar, por isso que jj arrebentou em 2019, jogador só não jogava se tivesse machucado, isso que é o certo!!
PRA CIMA DELES MENGÃO!!!
❤️🖤 Nada de poupar, vamos pra cima, nada de corpo mole. BomDia Nação ❤️🖤
Poupa e o caralho se tiver risco de lesão ai sim poupa mais se nao tiver coloca pra joga e da entrosamento a esse time, poupa em ultimo caso aqui nao e o grêmio não!
Poupar em últimos casos e se realmente houver necessidade. Em termos de ganhar Libertadores ou Brasileiro, fico com a Libertadores. O Flamengo é clube que já deveria ter conseguido pelo menos umas três, mas seria bem vindo ganhar as duas taças novamente no mesmo ano.
POUPAR SÓ TIVER RISCOS DE LESÃO; SE NÃO O TIVER É FORÇA MÁXIMA. POIS O JOGO COM DEFENSA Y JUSTICIA É SÓ QUARTA-FEIRA A NOITE. SRN 🔴⚫❤️🖤
Existem alguns ditos torcedores que aqui comentam, que entendem que só existe o Jorge Jesus como treinador no mundo, e olha que ele nem foi tão bem assim no Benfica. E não há garantia de que ele vá trazer o mesmo resultado se retornasse.
Cidadão, aprende uma coisa: o JJ representa um CONCEITO de futebol que devolveu ao Flamengo suas características, sua identidade ofensiva, de toque de bola, marcação no campo adversário e garra. É claro que tem uns bobalhões que o mitificam, irrefletidamente, e que por sua vez mitificam outros bobalhões por aí, se é que me entende. Mas o JJ é uma referência conceitual de um futebol moderno, e que se distancia e muito dos técnicos brasileiros. Vou apoiar o Renato? Sim. Mas vou cobrar um futebol à altura do que esse elenco pode produzir. Só lembrando, o Flamengo se precipitou ao trazer um técnico que foi humilhado e levou um histórico 5 a 0 do JJ. Só isso deveria ser uma razão para não contratá-lo. Mas, fazer o que? É a realidade.
Perfeito, Rousseau. Concordo com cada palavra dita. O pessoal não entende que o estilo de jogo que o JJ trouxe para o Flamengo deve ser sempre a nossa meta, pelo menos enquanto tivermos condições de manter um elenco como o que temos atualmente. Não é porque o JJ é passado que não podemos jogar daquela forma. Devemos sempre tentar. A contratação do Renato foi na contra-mão desse objetivo, mas sempre vamos apoiar o Flamengo. Acho que o Renato pode dá certo se ele respeitar o estilo citado, assim como ele fez no Grêmio, mantendo o estilo criado pelo Roger Machado na época. Se ele não respeitar, o fracasso é certo.