Flamengo

Realidade supera os melhores sonhos de Renato e do Flamengo

Nem em seus sonhos mais delirantes, Renato Gaúcho (ou qualquer rubro-negro) poderia imaginar começo tão espetacular. Quatro jogos, quatro vitórias, três goleadas, 100% de aproveitamento. A última delas especialmente significativa, por ser sobre um rival, o São Paulo, que há anos o Flamengo não conseguia derrotar – nem o magnífico time de Jorge Jesus foi capaz disso, empatando nas duas vezes em que se defrontaram.

Bruno Henrique foi o nome da partida, o craque que desequilibrou um duelo que até então se mostrava parelho, até com certa vantagem para o tricolor paulista, que vencia por 1 a 0. Ele marcou quatro gols, um deles corretamente anulado pelo VAR, virou o jogo e abriu caminho para uma goleada implacável, que, justiça seja feita, não espelhou fielmente o que aconteceu no excelente duelo entre dois dos melhores times do país.

Mas esse é o Flamengo, formado por jogadores excepcionais que mesmo quando alguns atuam mal (e Gabigol esteve irreconhecível diante do São Paulo), são capazes de brilhar individualmente e garantir vitórias impactantes como a desse último domingo. Basta o treinador não atrapalhar.

A metamorfose do Flamengo de Rogério Ceni para o de Renato Gaúcho é extremamente vantajosa para o atual treinador e absolutamente devastadora para o antigo. Que diferença! Algumas mudanças táticas são evidentes, a principal delas, desfazer a invenção de William Arão na zaga e Diego de primeiro volante. O maior ganho, entretanto, é a transformação do ambiente. Os jogadores estão encantados com Renato. E não gostavam nem um pouco de Ceni. E que diferença isso faz. O time voltou a jogar com prazer, com alegria.

O modo de jogar do Gaúcho, ainda em processo de implantação, se assemelha bastante ao de Jesus. E não tem nada a ver com o que tentou implantar Rogério, sem sucesso. Vamos falar sério? Não há legado algum do antigo treinador. Zero. A única coisa positiva de sua passagem foi sua saída. O Flamengo ganhou o Brasileiro de 2020 apesar de Ceni, não por causa dele. Andrade, em 2009, teve muito mais méritos.

Quando dirigia o Grêmio, e foi espancado pela irresistível equipe de Jesus, Renato costumava dizer que se tivesse um elenco de R$ 200 milhões também seria campeão de tudo. A oportunidade está aí. O Flamengo tem condições de ganhar a Libertadores, o Brasileiro e a Copa do Brasil? Jogando como voltou a jogar, sim. Não é fácil. É muito difícil. Mas impossível, não é.

A Libertadores me parece o título mais próximo. Faltam apenas cinco jogos, quatro deles, teoricamente, mais fáceis: Olímpia e Fluminense ou Barcelona de Guayquil. Do outro lado, Atlético Mineiro, River Plate, Palmeiras e São Paulo se matam. Apenas um sairá vivo e chegará à final. O Flamengo pegou o caminho mais fácil.

Dependendo dos próximos resultados, acho que será até natural o rubro-negro carioca priorizar a principal competição do continente. Mas se seguir ganhando, o Brasileiro também é possível. Bem como a Copa do Brasil. Isso seria possível com Rogério Ceni? Obviamente, não! A chegada de Renato Gaúcho foi altamente benéfica. A conferir até onde ele poderá ir. Por enquanto, o céu é o limite.

Créditos do texto: Renato Mauricio Prado – UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Não se tira o merito de ninguem indepedente de qualquer cituaçao q o flamengo passou com Rogerio ceni ele foi o campeao3 brasileiro pegando o flamengo a sete pontos do lider ele tem seus meritos assim como andrade teve o jaime teve na coa do brasil 2013 agora querem falar de meritops pq o flamengo voltou a jogar bem pq nao o contratou antes do dome embora o trabalho do dome e do ceni nao tenha cido bom renato pegou um flamengo campeao da super copa campeao brasileiro e carioca tudo com ceni e classificado para as oitavas da libertadores ok respeitar os esfoços dos outros nos faz crescer mais q eles

  • A questão da zaga é que o Gustavo Henrique é muito lento, fica impossível fazer linha alta com um jogador assim.
    Eu sugiro testar o Noga com urgência ao lado do Rodrigo Caio, pra ver se vai dar liga.

    • Não só o Gustavo Henrique , o Léo Pereira e o Bruno Viana também são muito lentos , também prefiro o noga mas não sei o motivo de não tentarem utilizá-lo , o Nathan por exemplos que deram ao Redbull para trazer essa desgraça de Bruno Viana

  • A zaga está melhorando aos poucos
    Ela mostra lampejos de medo ainda do treinador passado, mas vamos superar com jogos e treinamentos. Avante Flamengo !!!

  • É acertar a zaga, é treinar forte, e principalmente fazer um trabalho de fortalecimento, baixas por contusão no elenco pode desestruturar todo trabalho, sabermos que o nosso banco de reserva, nem sempre consegue manter a qualidade! SRN!

  • Basta jogar sério,
    Parar de inventar como inventava DOMENEC el estagiário TORRENT, e ROGÉRIO SP CENI.
    nenhum ídolo do são Paulo poderia dar certo no Flamengo, seria como ter Zico dirigindo o São Paulo. Simplesmente o DNA não bate.

Recent Posts

A declaração de John Textor sobre a arbitragem na partida contra o Vitória

Equipes se enfrentaram e empataram por 1 a 1 no sábado O Botafogo recebeu o…

3 horas ago

Jogador do Vitória manda recado para Marlon Freitas, do Botafogo

Equipes se enfrentaram no último sábado (23) e ficaram no empate Botafogo e Vitória ficaram…

3 horas ago

A declaração de Hulk, do Atlético-MG, direcionada ao Botafogo

Camisa 7 do Galo comenta sobre final da Libertadores Atlético-MG e Botafogo duelam pela final…

3 horas ago

Situação de Fernando Diniz está incomodando a diretoria do Cruzeiro

Treinador ainda não soma bom desempenho O Cruzeiro foi derrotado pelo Racing por 3 a…

3 horas ago

Adeus em definitivo? Meia do Santos recebe sondagens

Vinícius Zanocelo vive boa fase no Estoril, mas permanência é incerta O meio-campista Vinícius Zanocelo,…

3 horas ago

O Flamengo ainda pode ser campeão do Brasileirão?

O Flamengo observa com atenção os desdobramentos na tabela do Campeonato Brasileiro, mesmo sem entrar…

3 horas ago