A expulsão de Gabigol na goleada sofrida diante do Internacional e o relato do árbitro Paulo Roberto Alves Junior levarão o atacante do Flamengo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A procuradoria já enxerga um caminho para produção da denúncia contra o camisa 9 do Fla, que cumprirá suspensão automática no jogo de domingo (15) contra o Sport, em Volta Redonda.
O relato da súmula diz que a expulsão de Gabigol veio “após receber uma advertência com cartão amarelo, bater palmas de forma irônica, por diversas vezes, em direção ao árbitro”. As imagens e o registro da súmula também dão conta de que “o mesmo atleta, quando saía do campo de jogo, proferiu as seguintes palavras: ‘Isso é uma piada! Por isso que o futebol brasileiro é essa várzea!'”.
“Para a procuradoria, isso é considerado como uma forma desrespeitosa. Não chega a uma ofensa moral, que é quando chama de ladrão ou diz que está favorecendo o time contrário. O tribunal vai analisar se ele é reincidente ou não. Dependendo do caso, a pena pode ser maior ou menor”, disse ao UOL Esporte o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente.
O artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que enquadra esse tipo de comportamento é o 258: “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. O inciso II no segundo parágrafo cita o desrespeito ao árbitro como passível de punição. Em caso de condenação, o artigo prevê suspensão de uma a seis partidas.
A súmula do jogo ainda trouxe outro episódio dentro da partida, até mais inusitado do que Gabigol sendo expulso por reclamação. A descrição do árbitro apontou: “após o termino do primeiro tempo, observei na arquibancada, setor destinado ao staff do Flamengo, uma criança vestindo a camisa do clube citado, fazendo gestos obscenos com os dedos do meio e gritando para este arbitro: ‘Parem de roubar seus ladrões do c…’. Informo que não foi possível identificar o mesmo”.
A inserção da cena na súmula vai ao encontro do que a comissão de arbitragem orientou aos árbitros para esta temporada: um olhar mais atento para ofensas que vierem das arquibancadas, mesmo em tempos de ausência de torcida. É que, geralmente, dirigentes ou até jogadores não relacionados ocupam esses assentos. A CBF verificou excessos no comportamento e por isso permitiu aos árbitros relatar o que viram para que o fato seja, eventualmente, encaminhado ao STJD. Mas o contexto específico do que aconteceu no Maracanã torna a atuação da procuradoria um pouco mais complexa.
“A gente precisa entender melhor o que aconteceu aí, o que essa criança estava fazendo lá dentro. Isso será analisado pela procuradoria para ver se ela estaria autorizada. A questão é que é um menor, não identificado. É difícil dizer se o clube responderia por isso ou não. É uma nova questão que precisaria se estudar, analisar para ver se houve infração ou não”, completou Ronaldo Piacente.
Enquanto as questões relacionadas ao Brasileirão não se resolvem, Gabigol e o Flamengo se concentram no Olimpia, adversário de amanhã (11), às 19h15, pelas quartas de final da Libertadores. O atacante está confirmado, sobretudo por causa da lesão no tornozelo de Pedro.
Retirado de: UOL
Ex-Flamengo revela motivo de não ter sido destaque Todo atleta almeja representar seu time favorito.…
Estádio do Flamengo terá capacidade para 78 mil Na noite desta sexta-feira (22), o Flamengo…
O Flamengo corre o risco de ficar sem dois defensores ao fim do ano. Fabrício…
Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o volante Lucas Sasha, do Fortaleza, lamentou o…
Capitão da conquista da Libertadores de 2019, Diego Alves relembrou uma provocação que o treinador…
Capitão dos principais títulos recentes do Flamengo nos últimos anos, o ex-goleiro Diego Alves abriu…
View Comments
O Gabigol não tem a mesma inteligência do Di Arrascaeta, com relação a reação dele quando recebe uma falta vejam como ele reage, ele não discute com árbitro porque sabe que não vai adiantar e se discutir só ele perde e o árbitro não,. Então alguém têm fazer ele entender que árbitro já está dizendo árbitro é árbitro não tem o que questinar se nem VAR nem sempre funciona.
Futebol no Brasil está "viadado".
Não se pode dizer nada c esses FDP q eles estão querendo prejudicar o Flamengo.
Agora é hora do Sr Landim vir à imprensa e reclamar dessa atitude dos árbitros.
Kd o fdp do Gaciba???
Esse cara é tão corrupto qt todos q estão na CBF.
Gabriel Barbosa está super certo, futebol no Brasil é tão pobre, q chega a ser um "futebol de várzea" msm.
Uma liga urgente tem q ser implantada aqui nesse país miserável!!!
FUTEBOL "VIADADO" DO CRLH!!!!!!!
Olha, o fato é q o gabi não tá jogando nada, só tá reclamando , essa já é a 5 vez q ele foi expulso por reclamação, tá na hora do flamengo meter uma boa punição em valores, pra ver se ele aprende a ser mais humilde.
Seis? 😂😂😂 o Dudu do Palmeiras agrediu um árbitro e só cumpriu 01 jogo. E o detalhe é que o árbitro que foi agredido, nunca mais apitou no Brasil. ENGRAÇADO NÉ?
Isso ai garoto, foi muito feliz nas suas colocações
Eles vão fazer de tudo para prejudicar o Flamengo, para ele não ser tri. O Gabi também deu mole. Mas, não é para suspender seis jogos. Bando de antis cretinos.
Que matéria ridícula, Gabigol não fez nada, tudo que um jogador diferenciado e ídolo faz principalmente sendo do Flamengo é hipervalorizado. Os árbitros sempre foram xingados e erram muito, são desqualificados. Lamentável.
Concordo, principalmente esse tal de Paulo Roberto Alves pior deles, muito enrolado e atrapalhado e gosta de aparecer e ainda dizem que ele tá fazendo um bom campeonato o imaginem se tive fazendo um campeonato ruim kkk.
Sei não!
Mas aí tem .... ah isso tem...
Fkanengo que se cuide agora esperar pra ver.
Cara, se fizerem isso de deixar o Gabi gol fora de mais partida, pode crê que tem coisa muito errada nisso, propina, corrupção de times interressado em ver o flamengo mal para não ganhar o campeonato.
Tem time aí que investiu quase 2 bilhões em jogadores e se não ganhar nada pode cruzeirar.
Se ele ficar suspenso vários jogos é melhor para o Flamengo mudar o esquema feito para ele.
Iremos ter outras opções
Nenhum jogador é maior que a instituição Flamengo