Quando o Flamengo entrar em campo na noite desta quarta-feira (11), no primeiro confronto pelas quartas de final da Conmebol Libertadores, o torcedor mais amado do clube não poderá acompanhar o time contra o Olimpia. Isso porque, Zico retorna nesta mesma manhã ao Japão, onde é diretor técnico do Kashima Antlers, após passar pouco mais de duas semanas no Rio de Janeiro para fazer uma artroscopia no quadril e rever os amigos.
O Galinho de Quintino admitiu à ESPN Brasil que será bem difícil acompanhar o Flamengo pelo fuso horário e pela longa viagem, mas acrescentou que torcerá mais do que nunca porque agora o técnico é o velho amigo Renato Gaúcho.
Juntos, eles foram campeões da Copa União de 1987 e da Taça Guanabara de 1988 pelo Flamengo.
— Poucos sabem que o primeiro cara a convidar o Renato para ser técnico fui eu. Eu estava no CFZ, Centro de Futebol Zico, na segunda divisão [em 2000]. Foi no ano em que ele deixou de ser jogador e começou a ser técnico. Eu pensei: ‘Pô, Renato tem tudo para ser um bom técnico pelo carisma dele, pela sua forma de tratar o coletivo’. Aí falei: ‘Renato, vem aqui para ser técnico meu para a gente subir e tal, disse Zico.
Apesar da relação de amizade e confiança, Renato Gaúcho recusou o convite do Galinho. Optou pelo Madureira, que estava na mesma divisão dos grandes do Rio e lhe daria mais visibilidade naquele começo de carreira. Zico confessou que entendeu a escolha do amigo, não ficou chateado, mas também não esqueceu por um motivo.
— Até hoje eu falo: ‘Pipocou pra mim, hein’. [risos]. Mas ele foi para o Madureira, fez um bom trabalho e seguiu a carreira dele. É um cara que tem uma boa experiência dentro e fora do campo, acrescentou.
É essa experiência que o eterno camisa 10 do Flamengo vê como diferencial para que o trabalho atual dê frutos. Afinal, Renato Gaúcho terá que comandar muitos craques e, ao mesmo tempo, cuidar de muitos egos.
— Aí é relacionamento do dia a dia, entendeu? Seriedade, te facilitar na hora que tem de facilitar e te cobrar na hora que tem de cobrar. Entender a questão do profissionalismo. Ele faz isso muito bem. É um cara altamente justo, correto. A vida dele pessoal é muito bacana, muito bonita. Isso tem reflexo lá dentro, no campo. É um cara que não prejudica ninguém, não atrapalha a vida de ninguém. E é gostoso porque é irreverente, brinca, sai do lugar comum, disse Zico.
Renato Gaúcho ainda está no começo de trabalho no clube da Gávea. E os números já são promissores. Em quase um mês completo no cargo, o Flamengo venceu sete jogos e perdeu apenas um. Fez 25 gols e sofreu sete.
A entrevista foi gravada com Zico antes da goleada de 4 a 0 imposta pelo Internacional, no Maracanã. Difícil crer que o resultado, embora impactante, tenha mudado a opinião do Galinho de Quintino.
— Pela capacidade dele [Renato Gaúcho] e pela competência a gente projeta títulos, né? Um começo exuberante, como poucos tiveram no Flamengo. Então, já está todo mundo de olho querendo saber onde vai parar. Hoje o Flamengo voltou àquele momento bom, de confiança, de segurança, de os jogadores irem para dentro do campo tranquilos, alegres, disse Zico.
O Galinho afirmou que, mesmo do outro lado do planeta, acompanhará de algum jeito o Flamengo, com um desejo em mente.
— Vamos torcer para que venham as conquistas porque tu só marca a tua história em um clube com conquistas, e o Flamengo é candidato a essas conquistas, finalizou Zico.
Retirado de: ESPN
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…
View Comments
Toda sorte do mundo ao Renato. Que ele possa botar o meu Flamengo em outro patamar mesmo. Vamos em busca dectitulos.
Meu grande ídolo Zico, Renato Gaúcho é um bom treinador sim, do nível de alguns dos melhores brasileiros, mas, é só isso. É muito bom na parte motivacional, porém, ainda tem muito a aprender na parte tática. Qualquer treinador desse nível que venha para o Flamengo, não invente e faça o feijão com arroz, vai obter um certo sucesso, pois, os jogadores são de muito bom nível. Pra cima do Olimpia logo mais. Avante Flamengo.
Torcemos para que Renato realize excelente trabalho conquistando campeonatos de destaques para o Flamengo...
O flamengo esta bem acima de todos os outros clubes, isso é outro patamar.